Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Você já se perguntou se um copo de cerveja hidrata? A seguir destrinchamos um pouco sobre o assunto

A cerveja hidrata? Você já saiu com seus colegas de trabalho em um dia quente, depois do turno, para tomar uma cerveja e conversar? Então certamente já deve ter se perguntado se a cerveja ajuda na hidratação do seu corpo. A resposta para essa pergunta é mais complexa do que parece, e para entendê-la, é preciso saber a composição dessa bebida e a relação do álcool com a hidratação

A verdade é que todo o conteúdo alcoólico causa algum tipo de desidratação. Isso acontece porque essa substância altera o funcionamento do fígado, o que faz com que o órgão deixe de acumular água e passe a liberá-la na urina. Pesquisadores ainda estão tentando entender como esse processo acontece, porém algo é certo: o álcool tem efeito diurético.

Por esse mesmo motivo, quando você sai para beber, a vontade de ir ao banheiro dobra e você se encontra indo “tirar água do joelho” com maior frequência. 

Porque a cerveja desidrata?

A cerveja é uma bebida alcoólica, apesar de existirem alternativas 0% álcool, por isso ela tem efeito diurético. Porém, alguns especialistas defendem que, devido ao seu teor de álcool ser menor do que outros líquidos, quando consumida com moderação, ela pode sim ajudar na hidratação.

Isso acontece porque a composição de uma cerveja normal é feita por água (cerca de 90%), levedura, malte, lúpulo, eletrólitos e alguns minerais (fósforo, selênio e magnésio). Sendo assim, quanto menos álcool em sua composição, mais propensa a gerar hidratação.

Um estudo, publicado em 2015, revelou que em pessoas que o consumo moderado de cerveja é feito rotineiramente, não foi encontrado nenhum efeito negativo da bebida em sua hidratação

A maioria das marcas de cerveja contém um valor alcoólico de pelo menos 4 a 6% — no entanto, algumas podem alcançar até 40% — e por isso, tomar dois copos no final de um dia cansativo pode contribuir para a hidratação. Porém, é importante ter em mente que o consumo excessivo dessa bebida pode resultar em desidratação. Afinal, o acúmulo de álcool provoca o efeito diurético. 

Além disso, é necessário frisar, que cervejas não alcoólicas não têm o mesmo efeito diurético, e que contribuem para a hidratação assim como qualquer outra bebida saborizada.  

O que hidrata mais, água ou cerveja?

Algumas pessoas acham que, como a cerveja hidrata — mesmo que um pouco —, tomar ela é a mesma coisa que tomar água. A verdade é que nenhuma bebida pode substituir a água. Isso porque a substância é a única que contém as propriedades necessárias para a hidratação humana e um total de zero calorias. 

A cerveja, pelo contrário, tem aproximadamente 43 calorias a cada 100 gramas. Ou seja, consumi-la com frequência pode sim resultar no ganho de peso. Outras bebidas saborizadas, como suco, café e bebidas isotônicas, também são ricas em calorias e em açúcar, que em excesso não são benéficos para o organismo

Por isso, quando você for tomar uma cerveja depois do exercício físico, ou de um dia de trabalho, lembre-se de que a água é a melhor fonte de hidratação, apesar de não ser a única. 

Por que tomar cerveja faz bem?

A cerveja normal tem seus lados negativos, comumente relacionados à quantidade de álcool em sua composição. Para saber mais a respeito, confira a matéria: “Cerveja: quais riscos e benefícios à saúde?”.

Cuidados com os riscos da cerveja e do álcool 

O consumo excessivo da bebida pode desencadear a dependência de álcool, que a longo prazo pode causar danos irreparáveis na saúde e no ciclo social de um indivíduo. 

Além de facilitar doenças nos rins e no fígado, a dependência alcoólica pode resultar em condições psicológicas graves, como a depressão. O consumo responsável deve ser priorizado em todas as situações, assim como é recomendado que pessoas propensas ao vício evitem este tipo de bebida.

Por fim, outro risco grave atrelado a cerveja alcoólica é o da morte. Alguns estudos apontam que pessoas que fazem o uso da substância, em grandes quantidades, com regularidade têm uma maior chance de morte prematura. Isso acontece devido a diversos fatores, como doenças e até mesmo acidentes causados pela embriaguez. 

O consumo de álcool deve ser feito com moderação, não dirija embriagado e evite ingerir mais do que o recomendado.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais