Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Aprenda a fazer o seu próprio esfoliante labial caseiro e fique sempre com os lábios macios e hidratados

O esfoliante labial é um cosmético similar a outros tipos de esfoliantes corporais e faciais, contendo uma fórmula esfoliante que ajuda a remover a pele morta e ressecada da boca. No entanto, diferentemente de outros tipos de esfoliante, o esfoliante labial possui ingredientes com o objetivo de cuidar de uma das partes mais sensíveis do rosto, os lábios. 

Desse modo, os esfoliantes labiais proporcionam uma esfoliação mecânica, e não química da área. Para isso, eles utilizam partículas que soltam pedaços secos e escamosos da boca, deixando os lábios macios e saudáveis. 

Em produtos industrializados, porém, essas partículas podem ser feitas de ingredientes nocivos ao meio ambiente e que, ao longo do tempo, podem danificar os lábios. Portanto, aprender como fazer o seu próprio esfoliante labial caseiro pode ser uma boa ideia. 

Além disso, fazendo o produto na sua casa, você também evita a produção de lixo, principalmente do plástico — comum nas embalagens de esfoliantes labiais comercializados em farmácias. 

lixo zero
Lixo zero: o que você precisa saber sobre esse movimento

Com que frequência usar o esfoliante labial?

Isso depende do seu tipo de pele e de como seus lábios reagem à esfoliação. Fazer uma esfoliação gentil dos lábios uma vez por dia pode ser o suficiente para remover células mortas da boca, principalmente se você tem lábios ressecados. Por outro lado, muitas pessoas acham que fazer o uso do esfoliante labial apenas duas vezes por semana ou menos já é o suficiente para manter lábios macios e lisos. 

Porém, é importante notar que a frequência do uso do cosmético deve ser interrompida caso houver qualquer sinal de irritação na boca. Esses casos são raros, principalmente com esfoliantes labiais caseiros. No entanto, é um sinal de que você pode estar usando o produto de forma inadequada — esfoliando os lábios com muita frequência ou força. 

Do que são feitos os esfoliantes labiais? 

A maioria dos esfoliantes labiais são feitos à base de substâncias oleosas ou cremosas. Essas bases incluem emolientes, que ajudam a suavizar, acalmar e hidratar a pele. Os emolientes mais comuns utilizados na formulação desses produtos são manteiga de karité, óleo de coco, óleo de abacate, manteiga de coco, óleo de semente de uva, óleo de jojoba, manteiga de cacau e óleo de vitamina E. (1)

Além disso, eles também possuem umectantes que promovem a retenção de umidade, como aloe vera e mel. 

Finalmente, boa parte dos produtos caseiros possuem esfoliantes suaves, como aveia, açúcar ou grãos de café. 

Como fazer esfoliante labial caseiro

A receita desse esfoliante labial caseiro foi retirada do site Stylecraze e é à base de casca de laranja. Confira: 

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de casca de laranja seca e pulverizada 
  • 2 colheres de sopa de açúcar mascavo
  • 10 a 12 gotas de óleo de amêndoa
casca de laranja, um dos ingredientes do esfoliante labial
Foto de Ana T. na Unsplash

Passo a passo

  • Separe sua casca de laranja seca e transfira-a para um processador de alimentos. Bata até formar um pó; 
  • Misture todos os ingredientes em um pote até virar uma pasta homogênea; 
  • Esfolie seus lábios suavemente por 30 segundos;
  • Enxágue os lábios com água morna;
  • Repita quando quiser.

É importante notar, também, que após o uso do esfoliante labial, você deve usar algum bálsamo labial reparador, ou um hidratante labial. Esse passo extra ajuda a manter a hidratação proporcionada pelo óleo de amêndoas, suavizar e hidratar a camada externa da pele.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais