Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Documentário desmascara a propaganda duvidosa feita por algumas indústrias dos EUA que são grandes responsáveis pela emissão de poluentes

Baseado no livro Merchants of Doubt, de Naomi Oreskes e Erick Conway, o documentário homônimo, de Robert Kenner, questiona a publicidade enganosa das indústrias química, de tabaco, de combustíveis fósseis e farmacêutica diante das consequências de suas atividades, principalmente em termos de mudanças climáticas.

De acordo com a crítica do The Guardian, Kenner mostra como, nos Estados Unidos, grupos de industriais com alto poder de influência alçaram figuras midiáticas e pseudoespecialistas na defesa de argumentos a favor da não existência do aquecimento global e que colocavam em dúvida efeitos nocivos dos produtos dessas indústrias à saúde humana. Cientistas (verdadeiros) e até “enganadores” profissionais são entrevistados pelo documentarista.

Com foco na realidade dos EUA, o filme se desenrola com histórias que se iniciam na década de 1950 (época do começo da luta das indústrias de tabaco contra legislações de transparência para o consumidor) até os dias atuais, expondo esse disfarce de informações.

O filme foi lançado em agosto de 2014 no Telluride Film Festival (EUA), mas não há previsão de estreia no Brasil. Assista ao trailer do documentário (em inglês):



Veja também: