Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Qual a diferença entre remédio e medicamento? Entenda os conceitos de remédio e medicamento, suas semelhanças e diferenças

Apesar de algumas pessoas utilizarem os termos “medicamento” e “remédio” como sinônimos. Mas, na farmacologia, eles têm significados distintos. A principal diferença entre remédio e medicamento é que o segundo grupo diz respeito a produtos fabricados em laboratórios regularizados para serem comercializados por farmácias, enquanto os remédios são qualquer tipo de produto utilizado com a finalidade de promover a saúde, incluindo os remédios naturais como chás e óleos vegetais. 

Produtos ou métodos terapêuticos que promovem a saúde e ajudam a aliviar sintomas indesejados, mas que não passaram por todas as etapas de regularização de um medicamento, são considerados remédios. Alguns exemplos de remédios são as plantas, a massagem e as compressas quente e fria. 

O que são os medicamentos?

Medicamentos são substâncias capazes de promover alterações fisiológicas com o objetivo de melhorar uma condição de saúde. Nesse sentido, remédios e medicamentos são a mesma coisa. Entretanto, nem todo remédio é um medicamento, uma vez que um remédio não precisa ser regulamentado e não necessariamente é fabricado em laboratório.

Qual é a diferença entre fármaco e droga? 

Um fármaco é qualquer produto utilizado para melhorar uma condição de saúde. Nesse sentido, remédios e medicamentos são considerados fármacos. Entretanto, nem todo fármaco é considerado como uma droga. Uma droga é uma substância capaz de promover efeito psicoativo, alterando o estado de consciência. O termo faz referência tanto às substâncias regulamentadas por órgãos sanitários quanto àquelas comercializadas de forma ilícita ou utilizadas sem fins comerciais. 

Qual é o conceito de remédio?

Remédios são produtos terapêuticos utilizados com a finalidade de promover a saúde e o bem-estar, ajudando a aliviar sintomas indesejados. Remédios não precisam passar pelas etapas de regularização de um medicamento. Apesar disso, muitos remédios possuem  efetividade perceptível imediatamente por seus usuários.

Qual a diferença entre farmácia e posto de medicamentos? 

“Farmácia” e “posto de medicamentos” são nomes populares que normalmente fazem referência respectivamente, a comércios de medicamentos, como drogarias, e a postos de medicamentos de Unidades Básicas de Saúde (UBSs), onde todos brasileiros podem retirar fármacos de forma gratuita mediante apresentação de receita médica fornecida por médicos do Sistema Único de Saúde (SUS).