Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Letras desenvolvidas com menos pixels para imprimir com economia: conheça o Ecofont!

Ecofont é o nome de um software criado por uma empresa holandesa com o objetivo de trazer uma proposta econômica para as fontes no momento da impressão. Para isso, pouco antes de imprimir, o Ecofont converte todas as letras e caracteres do documento em equivalentes para a economia de tinta.

O universo da impressão, de modo geral, não é muito sustentável. As tintas geralmente são tóxicas e os cartuchos são feitos de materiais que demoram a se decompor. Essa proposta de fonte, então, é uma alternativa que pode ajudar a economizar tinta e até papel.

O resultado final da fonte é igual à fonte usada na tela, porém com menos pixels realmente impressos. A partir disso, a economia de tinta pode ser de até 50% em comparação com uma impressão normal.

Como o Ecofont economiza tinta?

Antes de imprimir, o software Ecofont converte as letras, deixando-as com menos pixels, isto é, quadradinhos que compõem as menores unidades de uma imagem digital. Quanto menos quadradinhos for possível ver, melhor é a qualidade da imagem.

Testes independentes do Buyerslab demonstram uma economia de 46,5% em tinta de toner com o Ecofont em comparação com a impressão normal.

Um estudo da Universidade de Wisconsin já havia revelado que a fonte Century Gothic foi capaz de reduzir bastante o papel usado na impressão de documentos por ter mais palavras por página, mantendo o tamanho dos caracteres.

Se for uma Ecofont Century Gothic, então, os resultados podem ser ainda mais econômicos.

Tipos de Ecofont

O software Ecofont oferece suporte às fontes mais comumente usadas, como Arial, Calibri, Tahoma, Times New Roman e Verdana. Esse software é pago, instalado no sistema e atua como um driver de impressora.

Há, ainda, opções de fontes gratuitas que reproduzem esse efeito de uma fonte econômica feita com orifícios. A diferença é que se trata de uma fonte que, no computador, você já verá como ela vai ser impressa, enquanto o software transforma as letras somente no momento da impressão.

A UFSC Sustentável disponibiliza uma opção gratuita. Basta baixar e, no momento em que editar um documento, selecionar a fonte Spranq eco sans. Com isso, espera-se que você economize 20% de tinta em suas impressões.

Lembremo-nos, por fim, que a preservação do meio ambiente passa pela adoção de práticas que evitem o desperdício e uso excessivo dos recursos naturais. Desse modo, utilizar o Ecofont para imprimir documentos pode ser uma boa ação para colocar em prática.