Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Se você tem dificuldade de ingerir medicamentos, certamente já se perguntou como engolir comprimido

Como engolir comprimido? Tomar remédio pode ser uma experiência chata, seja pelo sabor forte dos xaropes e medicamentos líquidos, ou pelo tamanho e formato de pílulas. Crianças, pessoas mais velhas e aqueles que têm medo de engasgar podem se beneficiar de técnicas que ajudam na ingestão e dissolução do medicamento.

Biomedicamentos: o que são e sua importância

Comprimido e dissolução 

Antes de saber como engolir comprimidos, você precisa entender melhor como esses medicamentos são liberados no corpo humano. Depois de ingeridas, as pílulas viajam pelo sistema digestivo, onde são dissolvidas. É importante que elas cheguem à região do estômago que se conecta com o intestino delgado, pois é lá que a dissolução acontece. Para facilitar esse transporte, é comum que as pessoas tomem líquidos junto do remédio.

O tempo de dissolução do comprimido depende de uma série de fatores: o tamanho da pílula, o formato, a textura, a composição e o que foi tomado junto dela. Além disso, diversas questões fisiológicas também podem acelerar o processo, como o pH do trato gastrointestinal, a sua temperatura e a circulação dos líquidos no sistema.

Um estudo, feito pela Universidade John Hopkins, revelou que deitar com a barriga virada para a direita pode facilitar a dissolução do medicamento no sistema digestivo. De acordo com a pesquisa, engolir o comprimido sentado faz com que ele se dissolva em 23 minutos. Enquanto deitado virado para a esquerda leva 100 minutos e para direita demora apenas 10 minutos. 

Existem diversas técnicas de como engolir comprimidos de maneira segura e eficaz. Essas práticas se adaptam às características do corpo humano, facilitando a passagem e a dissolução da pílula pelo organismo. 

Coleta de medicamentos vencidos

Como engolir comprimidos com facilidade?

As principais causas da dificuldade de engolir comprimidos são:

  • Aversão a pílulas;
  • Boca seca;
  • Problemas fisiológicos ao engolir, como inchaço ou maxilar travado;
  • Condições temporárias que dificultam a ingestão, como a quimioterapia; 
  • Medo de engasgar;
  • Tamanho do comprimido;
Se você tem tido dificuldade de ingerir comprimidos, confira a seguir técnicas que facilitam a ingestão e a dissolução do medicamento no corpo:

O método de inclinar-se: posicione o comprimido na língua, beba a água e não engula. Incline o corpo para frente, com a cabeça inclinada para baixo, faça a ingestão do líquido e do remédio;

Método da garrafa: coloque a pílula na língua e beba a água diretamente de uma garrafa, com uma abertura semelhante às garrafas plásticas de refrigerante. Na hora de engolir, faça um bico com a boca, isso evita a entrada de ar nos lábios e facilita a ingestão do comprimido.

Beba bastante água: o líquido ajuda o comprimido a viajar pelo sistema digestivo. Assim, facilitando sua chegada no fundo do estômago, próximo ao intestino, onde a dissolução gera mais efeito. Evite engolir comprimidos sem beber água, pois a secura dificulta a movimentação e reduz os efeitos do remédio no organismo;

Observação: opte sempre por beber água na hora de engolir o medicamento. Isso porque certos ingredientes presentes em sucos, refrigerantes, energéticos, entre outras bebidas, podem interagir com o remédio reduzindo sua eficiência. Você não deve de forma alguma utilizar bebida alcoólica para engolir comprimidos, pois essas substâncias interagem e podem causar overdose;

Esconda o comprimido: você pode enganar a mente colocando a pílula dentro de um pudim ou purê de batata. É importante que seja usado um alimento macio, de consistência quase líquida, para que a pílula se movimente tranquilamente pelo trato digestivo;

Procure outras alternativas: se você tem dificuldade de ingerir comprimidos, procure aconselhamento profissional. Essa pessoa pode indicar que você quebre a pílula ao meio. Porém, só faça isso com prescrição médica, pois a prática reduz o efeito do remédio. Outra opção que o profissional da saúde oferece é a prescrição de medicamentos líquidos, pílulas menores, ou qualquer outro formato que permita absorção.

descarte correto de medicamentos
Como realizar o descarte correto de medicamentos

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais