Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Algumas pessoas sofrem com condições que reduzem os níveis de hormônio sexual e por isso buscam como aumentar a testosterona

Como o hormônio sexual vai reduzindo sua produção com a passagem dos anos, muitas pessoas buscam como aumentar a testosterona. Essa substância produzida pelo corpo humano está presente tanto em homens quanto em mulheres, em quantidades diferentes. O baixo nível de testosterona pode gerar problemas de saúde para todos os seres humanos.

A produção de testosterona vai diminuindo conforme a pessoa envelhece, por isso, muitos  homens acima dos 40 são considerados hipogonadais (nome dado a quem sofre com a condição). Além disso, condições como a obesidade, alcoolismo, cirrose e doenças nos rins. Para saber mais sobre o hormônio, confira a matéria: “Testosterona: o que é, funcionamento e produção”.

O que é bom para aumentar a testosterona?

Apesar da terapia hormonal ser uma alternativa para tratar quem sofre com a baixa quantidade de testosterona, ela é comumente indicada em casos mais sérios da condição. Ou seja, para pessoas acima dos 40 ou 50 anos é indicado que o nível do hormônio seja elevado com ajuda de técnicas naturais e caseiras.

Confira a seguir como aumentar a testosterona de forma natural: 

Faça exercícios físicos 

Praticar atividade física é uma maneira de aumentar os níveis desse hormônio sexual. Além disso, essa prática traz diversos outros benefícios para a saúde, como promover bem-estar físico e mental. 

Um estudo, do ano de 2015, apontou que homens com obesidade tiveram um aumento significativo nos níveis de testosterona depois de adotarem exercícios físicos em sua rotina. Outro ponto que vale ressaltar é que treinos com levantamento de peso são conhecidos por aumentar a produção do hormônio do organismo, técnica usada há muito tempo por bodybuilders.  

bulking
Bulking: o que é, como fazer e cuidados

Reduza o estresse

Quando uma pessoa se estressa, o nível de cortisol aumenta e impacta negativamente a testosterona. O cortisol é o hormônio responsável pela resposta imunológica do corpo e pelo metabolismo, e por isso tem grande importância para o organismo. 

Logo, nesses casos, a melhor maneira de aumentar a testosterona é achando meios para relaxar. Procure realizar atividades que causam prazer e ajudam a se distrair do que está lhe deixando estressado. 

Tenha uma boa noite de sono

A testosterona é um dos hormônios afetados pela falta de sono de qualidade. Isso foi comprovado em estudo da University Of Chicago, onde dez homens de cerca de 24 anos apresentaram baixos níveis de testosterona depois de passar dias dormindo apenas por cinco horas por noite. 

Por isso, para quem quer saber como aumentar a testosterona, o essencial é sempre priorizar uma boa noite de sono. Confira dicas para dormir melhor na matéria: “Como dormir melhor: 8 dicas para um bom sono”.

Consuma vitaminas

Um estudo, publicado na revista Journal of Hormone and Metabolic Research, revelou que o consumo de vitamina D pode ser eficiente na correção da deficiência de testosterona. Para isso, você pode tomar suplementos e até mesmo sair na rua em um dia ensolarado, afinal, os raios solares promovem a produção de vitamina D no organismo. 

Além disso, o magnésio e o zinco são outros nutrientes que ajudam a aumentar a testosterona. Para consumir essas vitaminas, você pode adotar uma alimentação rica em zinco e magnésio, com grãos, verduras e sementes. 

grão-de-bico
Benefícios do grão-de-bico comprovados

Considere tomar suplementos

De acordo com estudos, o consumo de suplementos de zinco, magnésio e de creatina estimulam a produção de testosterona e aumentam os níveis de fertilidade. Outros suplementos que podem ajudar são a serra palmetto, feno-grego, gengibre e ashwagandha

Evite o uso de álcool e drogas 

As substâncias presentes em drogas e no álcool são conhecidas por desequilibrar a produção hormonal do ser humano. Assim, é preciso evitar o consumo desses produtos no caso de seu corpo estar gerando pouca quantidade de testosterona. 

Evite usar plástico, cosméticos e produtos de limpeza

Plásticos, cosméticos e produtos de limpeza são materiais que carregam substâncias tóxicas ou com efeito disruptor endócrino, contendo xenoestrogênios que podem desregular a produção hormonal do organismo. 

Em vez de usar perfumes, maquiagens, hidratantes, shampoo, condicionador e desodorantes convencionais, que possuem substâncias como parabenos, BHA, BHT, triclosan, petrolatos e nanoplástico, dê preferência a óleos vegetais e óleos essenciais. Escolha utilizar alternativas naturais e desodorantes menos nocivos como a pedra hume e o leite de magnésia (que podem ser aplicados na axila). Prefira também shampoo em barra livre de embalagens de plástico e conheça alternativas naturais aos produtos de limpeza, como a enzima cítrica, também chamada de bioenzima.

Mantenha uma dieta balanceada e evite embalagens de fast-food

Manter o peso não é a única coisa que você deve fazer para aumentar a testosterona, é preciso manter uma alimentação saudável. Segundo estudos, ter uma alimentação ruim e estar acima do peso pode contribuir para condições inflamatórias que atrapalham o funcionamento da testosterona.

Outras pesquisas também apontam que comer demais e ter um peso io-io, que aumenta e diminui muito rápido, pode diminuir os níveis de alguns hormônios. Certifique-se de ter uma alimentação rica em nutrientes, proteínas, gordura boa e carboidrato. 

Além disso, evite as embalagens de fast-food. Um estudo mostrou que embalagens de fast-food contaminam alimentos com produtos químicos nocivos. 

Chamados de ftalatos, esses produtos estão presentes na maioria das embalagens de fast-food, pois tornam o plástico flexível e dobrável. A pesquisa, publicada no Journal of Exposure Science & Environmental Epidemiology, nos Estados Unidos, revelou que a maior parte dos alimentos de fast-food possui ftalatos

Apesar de estarem presentes em uma série de itens cotidianos como cosméticos, pisos de vinil, detergentes e luvas descartáveis, esses produtos desregulam o sistema endócrino, e estão ligados ao risco de desenvolvimento de doenças graves, incluindo problemas reprodutivos, asma e deficiência cerebral em crianças. A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA, na sigla em inglês) estima que cerca de 225 mil toneladas de ftalatos são produzidas todos os anos, o que significa que o organismo da maioria das pessoas contém algum nível de ftalatos.

Qual o melhor alimento para aumentar a testosterona?

Proteínas e carboidratos: esses dois macronutrientes estimulam a produção de hormônios sexuais e são ótimos para a perda de peso e ganho de massa muscular. Sem contar que eles provêm energia para que você faça seu treino; Conheça 10 alimentos ricos em proteínas.

Verduras: por serem, em sua maioria, ricas em magnésio, as verduras são ótimos alimentos para quem pretende aumentar a testosterona. Elas ajudam no aumento de bioatividade do hormônio e reduzem o estresse oxidativo no organismo;

dieta cutting
Dieta cutting: o que é, o que comer e cuidados

Produtos derivados do cacau: ricos em antioxidantes e magnésio, os produtos derivados do cacau estimulam as células do tésticulo a produzir mais testosterona para o corpo; 

Abacate: essa fruta é responsável por produzir gordura boa no corpo, o que ajuda na saúde hormonal. Se você quer saber como aumentar a testosterona, procure receitas com abacate, um alimento rico em magnésio e que pode ajudar em sua jornada;

Morangos, cerejas e romãs: essas frutas são ricas em antioxidantes, que protegem as células produtoras de testosterona de danos;


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais