Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Suplementação, entretanto, pede acompanhamento médico, alerta Eduardo Rocha

Por Eduardo Rocha em Jornal da USP | A vitamina D é importante para a absorção de nutrientes dos alimentos, possui ações antioxidantes e anti-inflamatórias e é principalmente adquirida através da exposição solar. Nesta edição do Fique de Olho, o professor Eduardo Rocha apresenta achados científicos mostrando a ação da vitamina D na saúde ocular.

Conta Rocha que um estudo da Universidade de Hong Kong, na China, publicado em abril deste ano no International Journal of Molecular Sciences, revisou mais de 3 mil publicações sobre o tema e verificou que a degeneração senil da mácula e o olho seco podem ser amenizados com a suplementação de vitamina D.

Contudo, avisa o professor, nenhuma evidência de relação com os níveis de vitamina D foi encontrada em doenças como glaucoma e da tireoide, que muitas vezes afetam o olho, e retinoblastoma, um tumor que afeta crianças.

Rocha lembra também que uma dieta saudável concede os elementos necessários para boa proteção dos órgãos e tecidos e que a suplementação de vitamina D é útil, mas somente deve ser realizada com acompanhamento médico, especialmente no caso das doenças mencionadas.

Este texto foi originalmente publicado pelo Jornal da USP de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original. Este artigo não necessariamente representa a opinião do Portal eCycle.