Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Nas festas de fim de ano você pode inovar preparando uma ceia de Natal sustentável

Preparar uma ceia de Natal sustentável é uma atitude louvável e necessária em tempos de crise climática. O planeta tem sofrido com o consumo desenfreado da humanidade de seus recursos naturais. Para evitar maior detrimento da Terra é preciso adotar cada vez mais atitudes sustentáveis no dia a dia.

A chegada das festas de fim de ano comumente faz com que as pessoas deixem de lado a preocupação com o meio ambiente. Ou seja, elas não se importam de gastar de maneira descontrolada, o que tem seus impactos na natureza. 

Manter os hábitos ecológicos é essencial para períodos como esse, afinal, grandes grupos de pessoas consomem  com a mesma intensidade, causando danos maiores à Terra. Por isso, no final do ano, busque fazer uma ceia de Natal sustentável e incentive seus familiares e amigos a fazerem o mesmo.

Assim, todos exercem o seu papel de responsabilidade na manutenção da vida no planeta, além de desfrutarem de um feliz Natal e próspero ano novo. Abaixo separamos algumas dicas simples para fazer sua ceia de Natal sustentável, confira:

Como ter uma ceia de Natal sustentável?

Reduza o consumo de carne 

Pode parecer um pouco drástico, mas reduzir o consumo de carne durante a ceia de Natal pode torná-la bem mais sustentável. A indústria da carne animal é cercada por problemas como a crueldade, o desmatamento de florestas e a emissão de gases poluentes que contribuem para o aquecimento global.

Logo, ao abrir mão de uma ou duas receitas com carne na sua ceia você já está ajudando de alguma maneira. O ideal mesmo é eliminar por completo o consumo desses produtos da sua ceia de Natal sustentável. Caso, não seja possível, basta trocar as costelas temperadas por costelinhas de milho verde com molho.

Você pode se inspirar usando as seguintes matérias: “Aprenda 5 receitas de bacon vegano”, “Aprenda a fazer 4 receitas com jaca” e “Aprenda como reduzir o consumo de carne”.

Consumo de carne é um dos problemas mais urgentes do planeta, alertam empreendedores

Mantenha seus alimentos orgânicos e locais 

Quando você compra um alimento importado, ele percorre um longo caminho até chegar na mesa da sua ceia de Natal sustentável. A partir daí, ela não pode mais ser considerada tão ecológica assim, afinal, seu processo de transporte gastou grandes quantidades de combustível até o destino final. 

Desta forma, é preferível que você opte por produtos locais e orgânicos para a sua ceia de Natal sustentável. Esses alimentos, além de serem livres de substâncias tóxicas, são cultivados por pequenos agricultores da região, que são beneficiados com a compra. Por isso, quando você compra de um vendedor local, você não só para de investir na indústria dos combustíveis fósseis como ajuda o mercado da região.

Você pode entender mais a respeito lendo: “Saiba como comprar do agricultor familiar direto de casa”.

Brasil deve ter recorde na produção de alimentos orgânicos em 2017

Não desperdice comida 

Todo cuidado é pouco na hora de cozinhar sua ceia de Natal sustentável. Isso porque, muita das vezes, as pessoas acabam fazendo mais comida do que deveriam, o que gera sobras — que acabam no lixo. Para evitar o desperdício de alimentos, fique de olho na quantidade de ingredientes necessários para sua ceia.

Porém, caso sobre um prato ou outro da ceia, não jogue fora! Tente usar esses restos para a produção de outros alimentos, como sanduíches com restos de comida. Se o alimento estiver em bom estado também é possível fazer a doação para geladeiras comunitárias na região, bancos de comida e pessoas que estiverem precisando. 

geladeira comunitária
Crie uma geladeira comunitária e ajude a combater a fome e o desperdício

Congele alimentos 

Se você puder, opte por armazenar os alimentos no congelador. É comum que alguns pratos sobrem depois da ceia de Natal sustentável, e para evitar desperdício, eles podem ser armazenados no congelador ou no freezer. O importante é colocar o alimento em recipientes adequados e bem fechados, e não misturar os que estão cozidos com os que não estão. Desse jeito, se evita que a ceia estrague. 

congelar legumes, frutas e verduras
Como congelar legumes, frutas e verduras

Troque a garrafa de plástico pelo vidro

Tente trocar o refrigerante por uma bela jarra de suco natural. O suco espremido direto da fruta é rico em diversos nutrientes e muito mais benéfico do que qualquer outra bebida artificial. Não se esqueça de utilizar garrafas reutilizáveis de vidro para o armazenamento da bebida, no lugar de garrafas de plástico — que é um produto de difícil reciclagem.

Isso se aplica para qualquer recipiente que será usado na ceia de Natal, dê sempre preferência para aqueles que podem ser reutilizados. 

BPA
BPA: entenda o que é bisfenol A e seus impactos

Economize água na cozinha 

O gasto de água é um problema que preocupa as pessoas tanto nas contas da casa, como na natureza. Por isso, retire todos os restos de comida das suas louças antes de enxuga-las. 

Lembre-se de fazer tudo isso com a torneira fechada. Quanto mais tempo a torneira ficar aberta sem ser usada, mais água ela consome. Outras dicas para economizar são:

  • Só use a máquina de lavar louça se ela estiver cheia, pois ela gasta pelo menos 40 litros de água por lavagem;
  • Verifique sempre se a torneira não está pingando;
  • Utilize um litro de água, bicarbonato de sódio e vinagre para a lavagem de frutas e verduras, cuidado para não ultrapassar as medidas;
  • Não use a água da torneira para descongelar alimentos. Você pode utilizar o modo de descongelar no microondas ou retirar a comida um pouco antes de prepará-la da geladeira;
  • Use utensílios reutilizáveis, por mais apelativas que sejam, as louças descartáveis são prejudiciais ao meio ambiente. 
lavar
Guia da lavagem de louças: saiba como economizar água e sabão na hora de limpar seus pratos e talheres

Separe o lixo corretamente 

Na hora de jogar o lixo fora, separe-os adequadamente. Escolha os produtos que devem ir para o lixo reciclável e certifique-se de lavá-los corretamente. Pois muitas vezes o lixo deixa de ser reciclado por estar contaminado ou sujo. 

Depois de limpo, deixe a embalagem secando por um tempo e então a encaminhe para o lixo de coleta seletiva. Todos os dejetos orgânicos devem ser colocados no lixo não-reciclável e separados, para garantir que não ocorra contaminação.  

Coleta-seletiva-do-lixo-organico
Coleta seletiva do lixo orgânico: como fazer

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais