Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

A erva ashwagandha é usada há anos pela medicina ayurveda para reduzir o estresse

A ashwagandha, também conhecida por seu nome científico Withania somnifera, é uma erva nativa de países da África e da Ásia. Bastante popular na medicina Ayurveda, ela foi usada por anos para reduzir dores, inflamações, tratar insônia e aumentar o consumo de nutrientes. Em alguns lugares, a ashwagandha também é conhecida como “ginseng indiano”.

De acordo com os sábios antigos, a ashwagandha ajuda o corpo no controle do estresse. Ainda não existem muitos estudos a respeito dos benefícios e da funcionalidade da erva. Isso acontece porque a maioria dos estudos com ashwagandha foram realizados em animais, e não em humanos. No entanto, algumas pesquisas apontam impactos positivos na saúde. 

Benefícios da ashwagandha 

Reduz o açúcar e a gordura no sangue

Alguns estudos sobre ashwagandha sugerem que ela pode ajudar a reduzir os níveis de glicose no sangue e de triglicerídeos. A ashwagandha tem efeitos positivos até mesmo em pessoas que usam medicamentos para o tratamento de diabetes do tipo 2

Fortalece músculos 

Ainda é preciso mais estudos sobre a eficácia da ashwagandha no fortalecimento dos músculos. No entanto, alguns estudos apontam que o consumo da erva pode ajudar a aumentar a velocidade e a força do corpo. Outra pesquisa também observou um aumento na força muscular, redução de gordura corporal e redução dos níveis de colesterol em seus participantes que consumiram ashwagandha.

Aumenta o foco e a memória 

O uso de ashwagandha pode melhorar a cognição, a memória e a habilidade de realizar respostas motoras.Estudos que compararam o uso da erva com o uso de placebos, mostraram que a ashwagandha melhorou significativamente a reação dos participantes durante testes de cognição e testes psicomotores.  

Um outro estudo realizou uma série de testes e os resultados mostraram uma melhora significativa na atenção e na memória de seus participantes depois de consumir ashwagandha

Ajuda na saúde cardiovascular 

Existem pesquisas que mostram um aumento nos níveis de VO2, que é a quantidade de oxigênio que uma pessoa precisa para se exercitar. Esses níveis são usados para medir a força cardiorrespiratória. Ou seja, como o coração e os pulmões entregam oxigênio aos músculos durante a atividade física. 

Grandes níveis de VO2 podem indicar um coração saudável quando colocado sobre essas circunstâncias. No entanto, é preciso levar em conta que esses estudos foram realizados em atletas considerados saudáveis. 

Alivia estresse e ansiedade 

Uma das propriedades mais famosas da ashwagandha é o fato de que ela ajuda a aliviar estresse e ansiedade. Diversos estudos mostram esse benefício da ashwagandha em seus participantes. 

Um estudo em particular indicou que a ashwagandha também pode ajudar a melhorar a qualidade de sono. Os pesquisadores confirmaram que os participantes dormiam melhor quando consumiam doses da erva. 

Como consumir ashwagandha

A ashwagandha pode ser consumida pelas suas raízes ou frutos. Porém, ela é tipicamente ingerida como um suplemento em cápsulas ou em barras, pó, tintura e chá. Alguns especialistas recomendam começar o consumo de ashwagandha na forma de chá, por ser um método mais gentil que também ajuda na hidratação do organismo. 

Perigos do consumo de ashwagandha 

A ashwagandha apresenta efeitos colaterais quando consumida em excesso. Alguns deles são:

  • Sonolência leve a moderada;
  • Desconforto gastrointestinal;
  • Diarreia;
  • Vertigem;
  • Congestão nasal;
  • Tosse;
  • Diminuição de apetite;
  • Náuseas;
  • Erupção cutânea.

Pessoas que sofrem de câncer de próstata ou tomam hormônios não podem fazer o consumo de ashwagandha. Isso porque a erva pode aumentar os níveis de testosterona do organismo. Indivíduos que tomam remédios como benzodiazepines, anticonvulsivos, ou barbitúricos, devem evitar a erva devido as suas propriedades sedativas.

Se você sofre de alguma anormalidade na tireoide, procure orientação médica antes de consumir ashwagandha. Já que alguns estudos apontam que a erva tem alguns efeitos colaterais na tireoide. Se você acha que está tendo um efeito colateral da ashwagandha, procure orientação médica.