Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Confira 8 dicas de como dormir melhor para ter uma boa noite de sono

Como dormir melhor? Essa pergunta é feita diariamente por pessoas que encontram dificuldade em manter uma boa higiene do sono. Cuidar do bem-estar corporal, da saúde e do ambiente em que você dorme é essencial para ter uma boa noite de sono. 

Para descobrir como dormir melhor, é preciso entender a importância de ter uma boa noite de sono.

A presença do sono durante o dia pode afetar a forma como você leva a sua rotina. Uma pessoa com sono não consegue focar em seus objetivos e tem dificuldade de finalizar tarefas. A raiva excessiva e o mau humor também são efeitos colaterais de uma noite de sono mal dormida. 

Por isso, se você está procurando como dormir melhor, confira as dicas a seguir:

Como dormir melhor com 8 dicas 

Não consuma cafeína à noite

O café tem diversos benefícios para o organismo humano, podendo até aumentar a energia e o foco. No entanto, estudos apontam que o consumo de cafeína em períodos noturnos pode estimular o sistema nervoso, fazendo com que seu corpo pare de relaxar durante o sono.

A pesquisa também aponta que quando se toma café até seis horas antes de ir dormir, o indivíduo pode ter uma baixa qualidade de sono. Isso porque a cafeína pode ficar no corpo por até oito horas. Se você quiser, é possível trocar o café normal por descafeinado. Assim, pode manter suas xícaras de café da tarde ou da noite e ainda sim dormir melhor.

Reduza as sonecas tiradas ao longo do dia 

Uma soneca pode ser essencial para o organismo humano. No entanto, sonecas irregulares ou longas ao decorrer do dia podem afetar significativamente o seu sono. Estudos apontam que dormir durante o dia pode confundir o seu relógio interno, fazendo com que seja difícil descobrir como dormir melhor. 

Porém, é preciso ter em mente que os impactos da soneca dependem do indivíduo. Algumas pessoas conseguem tirar sonecas regulares em sua rotina e ainda sim ter uma boa noite de sono. Se você notar que está tendo dificuldade para dormir melhor, certifique-se que a causa não são suas sonecas. 

No entanto, a prática de tirar uma soneca depois do almoço pode ser positiva para o seu organismo. Para especialistas, dormir depois da refeição está ligado a uma melhor consciência de localização, fluência verbal e memória de trabalho.

Tente acordar e dormir em horários consistentes 

Acordar e dormir em horários diferentes todos os dias também não vai ajudar você a dormir melhor. Na verdade, esse hábito pode tornar mais difícil a sua noite de sono. Algumas pesquisas mostram que acordar e dormir em horários pré-definidos ajudam a melhorar a qualidade de sono. 

Por isso, se você está em busca de como dormir melhor, uma boa alternativa é ir dormir e acordar sempre nos mesmos horários. Coloque despertadores no seu celular para ajudar a identificar a hora de acordar e a hora de dormir, assim você pode ter uma ótima noite de sono.

Não beba álcool antes de dormir 

O consumo de álcool antes de ir para a cama não é uma boa alternativa. O álcool pode afetar significativamente sua noite de sono e os hormônios relacionados a hora de descanso. Dentro do organismo, bebidas alcoólicas são conhecidas por aumentar sintomas de apneia do sono, ronco ou sono inquieto.

Além disso, estudos apontam que a produção de melatonina também é afetada pelo consumo de álcool antes de dormir.  A melatonina é um hormônio que tem papel importante na regulação do sono e no relaxamento do corpo antes de dormir.

Melhore o seu ambiente de sono

Acredita-se que o segredo para dormir melhor é o cuidado com o ambiente em que você dorme. A temperatura, o barulho e as luzes externas são elementos importantes para ditar se você terá uma noite de sono mais tranquila ou não.

Uma série de estudos apontam que o barulho externo, de trânsito ou de bares, pode ser um fator decisivo quando se trata de como dormir direito. Afinal, ele pode acabar em noites de sono interrompidas e problemas de saúde a longo prazo. 

Se você está em busca de como dormir melhor, certifique-se de que seu quarto tem o necessário para uma boa noite de sono. Ou seja, diminua a entrada de barulho e luz externa, não use luzes artificiais, nem mesmo em despertadores digitais. Um quarto quieto, limpo e sem muitas distrações é a chave para dormir melhor.

 Cuidado com o jantar

Comer muito tarde da noite pode afetar negativamente a sua qualidade de sono e a liberação natural de melatonina no seu organismo. Ou seja, sua janta ou lanche noturno pode mexer com a sua rotina de sono. 

Segundo estudo, a melhor alternativa para dormir bem e rápido durante a noite é comer uma refeição rica em carboidrato quatro horas antes de ir dormir. No entanto, se você não é o maior fã de carboidratos do mundo, o consumo de uma dieta low carb também pode ajudar a dormir melhor. 

Tome um banho 

Tomar um banho antes de dormir é uma dica popular, usada para aqueles que querem saber como dormir melhor. Pesquisas apontam que tomar um banho antes de deitar pode melhorar a qualidade de sono e ajudar as pessoas — especialmente idosos — a dormir mais rápido. 

Por isso, prepare um banho bem relaxante para aquela hora antes de ir deitar. Não tenha pressa, faça tudo no seu tempo e tente se manter relaxado o máximo possível. Desta forma, você pode descansar a noite toda. Se você não quiser tomar um banho completo, molhe os pés em água quente que também pode ajudar.

Tenha uma cama confortável e roupas de cama macias 

A decoração de um quarto realmente pode afetar a sua noite de sono. A escolha da cama e da roupa de cama tem impacto importante na rotina de sono de uma pessoa. Estudos que analisaram os benefícios da roupa de cama nova notaram que os produtos ajudaram a reduzir dores nas costas, ombros e lombar, melhorando a qualidade de sono em 60%.

Uma roupa de cama de boa qualidade pode te auxiliar  a dormir melhor. Para saber quais as melhores opções na hora de comprar roupa de cama leia o artigo “Qual a melhor roupa de cama para sua saúde?”.