Hemorroida: o que é, causas, sintomas e como tratar

eCycle

Entenda o que é hemorroida e saiba quais suas causas e sintomas. Tratamento e remédios adequados são essenciais

Diagrama com hemorroidas internas e externas
Imagem: hemorroidas externas e internas - Wikimedia Commons

Hemorroidas são veias inchadas e inflamadas na região do reto e do ânus, que causam dor e sangramento. A hemorroida pode ser externa (quando identificada ao redor do ânus) ou interna (dentro do reto) e nem sempre há sintomas. As hemorroidas internas só conseguem ser identificadas quando existe a presença de sangue nas fezes. Outros sintomas de hemorroida são dor ao evacuar, dor anal (principalmente quando se está sentado) e inchaço ao redor do ânus. Se você tem suspeita de estar com hemorroida, consulte uma médica ou médico para ter o diagnóstico preciso.

O que causa hemorroida?

Não existe um motivo exato para o aparecimento das hemorroidas. Elas podem surgir por conta de diversos fatores, como a vida sedentária, estresse, má alimentação, tabagismo, obesidade, gravidez, segurar fezes em vez de evacuar, diarreia crônica, histórico familiar e até permanecer muito tempo sentado no vaso sanitário sem evacuar. Todos esses são fatores que podem levar ao surgimento de inflamações na região do reto e do ânus, gerando hemorroidas mais ou menos graves. O sexo anal pode ser um agente facilitador de risco.

Como prevenir?

Tenha uma alimentação saudável e rica em fibras (frutas, verduras, grãos, nozes e castanhas). Beba bastante água, evite segurar a vontade de evacuar e também tome cuidado com os comportamentos de risco listados acima. Faça exercícios regularmente para evitar o sedentarismo e a obesidade, não fume ou procure parar de fumar.

Como tratar?

Geralmente as hemorroidas podem ser tratadas com remédios naturais, como a linhaça, infusão de cavalinha ou banhos de assento, mas em casos mais graves pode ser preciso realizar uma cirurgia, fazer o uso de injeções ou outros procedimentos médicos.

Está com suspeita de estar com hemorroida? Então contate uma médica ou médico de sua confiança.



Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail