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A tangerina é uma fruta rica em antioxidantes, vitaminas e minerais importantes para a saúde do corpo e da mente

Imagem de Sharon McCutcheon em Unsplash

A tangerina faz parte do grupo de frutas cítricas, como a laranja, o limão e a toranja. Existem diversas variedades de tangerinas no mundo, sendo as mais populares, no Brasil, a mexerica (também conhecida como bergamota) e a poncã (ou ponkan). A diferença entre as duas é que a mexerica se origina da planta Citrus deliciosa, já a ponkan é da espécie Citrus reticulata, como a maior parte dos outros tipos de tangerina.

As tangerinas são pequenas e relativamente pobres em carboidratos, quando comparadas a outros tipos de frutas. Com poucas calorias, são fontes de fibras, antioxidantes poderosos e uma dose significativa de vitamina C. Deliciosas, têm cascas finas e podem ser consumidas in natura.

Os benefícios dessa fruta para a saúde são inúmeros: além de retardar o envelhecimento da pele, ela melhora a digestão, regula a pressão sanguínea, protege o coração e reduz o risco de desenvolver várias doenças, como câncer, diabetes e osteoporose. A maioria dos carboidratos nas tangerinas vem de açúcares saudáveis: frutose, glicose e sacarose. Uma unidade contém 5% das suas necessidades diárias de fibra alimentar.

A tangerina também é pobre em gorduras e fonte de vitaminas C, A e B6. Além disso, contém tiamina, folato, potássio, cálcio, ferro e magnésio. O cálcio é importante para ossos e dentes saudáveis. O magnésio ajuda a regular a pressão arterial. Já o  ferro é essencial para fornecer oxigênio aos músculos.

Benefícios para a saúde

Ajuda a prevenir o câncer

Pesquisas sugerem que metabólitos secundários (como flavonoides, limonóides e cumarinas) encontrados em frutas cítricas estão associados a um risco reduzido de câncer, incluindo câncer gástrico, câncer de mama, formação de tumor de pulmão, formação de tumor de cólon, câncer de fígado e câncer de sangue.

Ajuda a emagrecer de forma saudável

Além de conter vitamina C, as tangerinas são uma boa fonte de fibra alimentar. Adicionar fibras à dieta é uma ótima maneira de perder peso, porque elas promovem a sensação de saciedade por mais tempo e evitam que você coma besteiras entre as refeições.

Reduz a inflamação

As frutas cítricas são ricas em vitamina C, um poderoso antioxidante. O corpo humano não produz vitamina C, por isso é importante consumir alimentos que contenham esse nutriente. Os antioxidantes bloqueiam os danos às células causados ​​no corpo pelos radicais livres.

Além disso, o consumo de alimentos ou suplementos ricos em antioxidantes pode ajudar a reduzir ou prevenir certos tipos de inflamação, que podem levar a uma série de complicações de saúde, como doenças neurodegenerativas, artrite reumatoide, diabetes e câncer.

Melhora a saúde da pele

Ter níveis saudáveis ​​de vitamina C no corpo é quase garantia de pele saudável. A vitamina C desempenha um papel vital na produção de colágeno, responsável pela aparência de jovialidade da pele. A vitamina C também é capaz de prevenir e tratar os danos à pele causados ​​pela exposição ao sol.

É excelente para diabéticos

Segundo estudos, diabéticos podem se beneficiar muito da ingestão de frutas cítricas no geral, como a tangerina. O consumo de frutas ricas em antioxidantes pode ajudar a reduzir o estresse oxidativo causado por radicais livres em pacientes com diabetes tipo 2 e outras doenças inflamatórias.

Promove a saúde ocular

As tangerinas são cheias de vitamina C e vitamina A. Ambas as vitaminas desempenham um papel importante na manutenção da saúde dos olhos, prevenindo vários problemas de visão. A vitamina A é uma vitamina solúvel em gordura que ajuda o corpo a manter a retina saudável e a função da córnea.

Aqueles que têm níveis cronicamente baixos de vitamina A podem desenvolver uma doença chamada xeroftalmia, que consiste na incapacidade de enxergar com pouca luz. Comer alimentos ricos em vitamina A pode ajudar a prevenir uma eventual deficiência, de acordo com estudos.

A vitamina A e a vitamina C também podem desempenhar um papel na prevenção da degeneração macular relacionada à idade (DMRI), uma condição que leva à diminuição da visão com a idade. Pesquisas sugerem que a vitamina C combinada a outros nutrientes pode ajudar a retardar a progressão da DMRI. A vitamina C também pode desempenhar um papel na prevenção da catarata.

Promove o envelhecimento saudável

O estresse oxidativo, provocado pela ação dos radicais livres, é uma das principais causas do envelhecimento precoce. Por isso, consumir frutas ricas em antioxidantes, como a tangerina, é essencial para retardar a deterioração celular associada à idade e o início de distúrbios que podem se desenvolver com o processo de envelhecimento.

Cuidados e possíveis efeitos adversos da tangerina

Caso sinta formigamento, coceira, vermelhidão, inchaço ou queimação na pele após o consumo de tangerina, é possível que você seja alérgico à fruta. Problemas digestivos e/ou respiratórios podem ocorrer, embora sejam raros. Busque orientação médica imediatamente caso apresente algum sintoma de alergia.

Além disso, há algumas evidências limitadas de que o consumo de tangerina possa afetar certos medicamentos que são alterados pelo fígado (incluindo Lansoprazol, Zofran, Prednisona, Sertraline e outros), ou midazolam. Se você estiver tomando um desses medicamentos, converse com seu médico antes de consumir tangerinas.


Fontes: Webmd, Delish, Healthline Very Well Fit


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