Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Conheça os benefícios e os riscos do consumo de toranja para a saúde

A toranja é uma fruta híbrida, resultado do cruzamento entre a laranja (Citrus sinesis) e o pomelo (Citrus paradisi). Também conhecida como grapefruit, a toranja é rica em fibras, nutrientes, flavonoides e antioxidantes, sendo aliada no combate aos radicais livres e na prevenção do envelhecimento precoce. Além disso, é rica em vitamina C, que ajuda na absorção de ferro.

O consumo de toranja pode ser associado também a outros benefícios para a saúde, como perda de peso, aumento da imunidade e tratamento de diabetes. Cítrica, a toranja apresenta um sabor que pode variar do agridoce ao azedo. É possível inseri-la na dieta de diversas formas: in natura, em forma de polpa, em smoothies e vitaminas ou preparando um simples e saboroso suco de toranja.

Os nutrientes que a toranja contém ainda ajudam a promover a saúde da pele, porque têm alto poder hidratante, e a prevenir doenças do coração. Mas é preciso ter cuidado, pois a toranja em interação com alguns medicamentos pode proporcionar riscos à saúde. Além disso, o consumo exagerado também pode prejudicar os dentes.

Toranja: benefícios, riscos e propriedades medicinais

1. É pobre em calorias, mas rica em nutrientes

A toranja ajuda a emagrecer com saúde, porque é rica em nutrientes, mas pobre em calorias. Ela fornece uma boa quantidade de fibras, que sustentam e saciam a fome, além de mais de quinze vitaminas e minerais benéficos para a saúde. Na verdade, entre todas as frutas, é uma das que contêm menos calorias.

2. Fortalece o sistema imunológico

Comer toranja regularmente pode ser benéfico para o sistema imunológico, graças ao alto teor de vitamina C da fruta, que possui propriedades antioxidantes conhecidas por proteger as células de bactérias e vírus prejudiciais. Além disso, estudos mostram que a vitamina C pode ajudar as pessoas a se recuperarem mais rapidamente de resfriados comuns.

Muitas outras vitaminas e minerais encontrados na toranja são conhecidos por beneficiar a imunidade, incluindo a vitamina A, que demonstrou auxiliar na proteção contra inflamações e doenças infecciosas.

A toranja também fornece pequenas quantidades de vitaminas B, zinco, cobre e ferro, que atuam juntos no corpo para promover o funcionamento do sistema imunológico. Eles também ajudam a manter a integridade da pele, que atua como uma barreira protetora contra infecções.

3. Ajuda a controlar o apetite

Pesquisas revelam que uma dieta baseada em frutas ricas em fibras induz a sensação de saciedade. Isso ocorre porque a fibra retarda a taxa de esvaziamento do estômago, aumentando o tempo de digestão. Por isso, consumir toranja regularmente pode ajudar a ingerir menos calorias ao longo do dia, mantendo o apetite sob controle e auxiliando na perda de peso.

4. Auxilia na prevenção da resistência à insulina e diabetes

A insulina é um hormônio que regula muitos processos do corpo humano. Ela está envolvida em muitos aspectos do metabolismo, mas é mais conhecida por seu papel no controle do açúcar no sangue. Em última análise, a resistência à insulina leva a níveis mais altos de glicose no sangue, dois fatores de risco primários para o desenvolvimento de diabetes tipo 2.

5. Melhora a saúde do coração

Um estudo revelou que pessoas que comeram toranja três vezes ao dia durante seis semanas experimentaram reduções significativas na pressão arterial e melhorias nos níveis de colesterol total e colesterol ruim, o LDL “ruim”.

Esses efeitos se devem provavelmente às grandes quantidades de nutrientes que a toranja contém, como potássio, fibras e antioxidantes, que desempenham um papel importante para manter o bom funcionamento do coração.

6. Reduz o risco de desenvolver pedras nos rins

O tipo mais comum de pedras renais são os cálculos de oxalato de cálcio. O ácido cítrico, um ácido orgânico encontrado na toranja, pode ser eficaz na prevenção do problema, ao se ligar ao cálcio nos rins e eliminá-lo do corpo. Além disso, o ácido cítrico tem a capacidade de aumentar o volume e o pH da urina, produzindo um ambiente menos favorável à formação de cálculos renais.

Riscos associados ao consumo de toranja

Interações com medicação

Para algumas pessoas, o consumo de toranja pode levar a interações medicamentosas que resultam em riscos à saúde. Isso ocorre porque a fruta contém substâncias que inibem o citocromo P450, uma enzima usada pelo corpo para metabolizar certos medicamentos, podendo causar overdose e outros efeitos adversos.

Os medicamentos com maior probabilidade de interagir com a toranja incluem:

  • Imunossupressores
  • Benzodiazepínicos
  • A maioria dos bloqueadores dos canais de cálcio
  • Indinavir
  • Carbamazepina
  • Algumas estatinas

Erosão do esmalte dentário

Em alguns casos, comer toranja pode causar erosão do esmalte dos dentes. O ácido cítrico, que é encontrado em frutas cítricas, é uma causa comum de erosão do esmalte, especialmente se você consumi-lo em excesso.

Se você tem dentes sensíveis, nunca chupe toranja ou outras frutas ácidas e evite colocá-las diretamente sobre os dentes. Enxágue a boca com água após comer a fruta e espere 30 minutos para escovar os dentes. Coma queijo com a fruta, pois isso ajuda a neutralizar a acidez na boca e aumentar a produção de saliva.



Veja também: