Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Com propriedades antioxidantes e relaxantes, óleo essencial de tília é usado na aromaterapia para o tratamento de ansiedade e para o rejuvenescimento da pele

O óleo essencial de tília é feito a partir do extrato das plantas do gênero Tilia L. . Originária de regiões temperadas, como a Europa e a América do Norte, a tília é uma planta conhecida por suas propriedades relaxantes, antioxidantes e anti-inchaço.

A composição do óleo essencial de tília é formada por fenólicos, proantocianidinas, taninos de gallocatechin e farnesol. O extrato da seiva da árvore contém polifenóis, enquanto o das flores da tília têm grandes quantidades de monoterpenos e as brácteas são ricas em aldeídos. 

Outros compostos encontrados no óleo essencial de tília são hidrocarbonetos alifáticos e ftalato dimetílico. Para saber mais sobre a planta, confira o artigo “Tília: o que é e quais os benefícios da planta medicinal”

Extração do óleo essencial de tília

Apesar da tília ser conhecida por ser uma planta medicinal com diversos benefícios à saúde humana, a captação de seu óleo essencial não é fácil de ser feita. Por isso, ele é produzido de maneira limitada, tendo como principal país produtor a França. 

Sua extração é feita a partir da destilação a vapor de suas flores e do alburno de sua madeira, onde se retira todos os hidrolatos necessários para produção do óleo essencial de tília. 

Usos do óleo essencial de tília

Apesar de existirem poucos estudos a respeito dos benefícios do óleo essencial de tília, seu uso externo faz parte do tratamento de diversas condições, incluindo:

Além disso, o óleo essencial de tília é um diurético, antisséptico e anti-inflamatório. O óleo essencial também é rico em caroteno, ácido ascórbico, saponinas, fitoncide e glicosídeo, compostos que têm impactos positivos no rejuvenescimento do corpo e ajudam a tratar dermatites e alergias

As propriedades aromáticas relaxantes do óleo essencial de tília ajudam a combater o estresse, síndrome de pânico e ansiedade.Para o cuidado do corpo, o óleo de tília é ingrediente importante na produção de cosméticos, produtos capilares, fragrâncias e óleos de massagem.  

Óleos essenciais que combinam com tília

Existem outros óleos essenciais que combinam perfeitamente com o óleo essencial de tília, quando usados em combinações. Alguns deles são:

Para saber mais sobre óleos essenciais, confira o artigo “O que são óleos essenciais e para que servem?”

Cuidados com o óleo essencial de tília 

O uso exagerado do óleo essencial de tília pode causar irritações na pele, ou uma alergia mais frequente. Algumas evidências também apontam o uso exacerbado de tília como responsável pelo desenvolvimento de condições cardiovasculares. 

Antes de fazer o uso deste ou qualquer outro tipo de óleo, procure orientação profissional. Assim, é possível evitar qualquer tipo de efeito colateral indesejado.