Entenda mais sobre a alimentação Ayurveda e quais fundamentos ela segue
A alimentação Ayurveda é uma dieta que promove o bem-estar e encoraja o consumo de comidas específicas para o seu tipo de corpo, energia — ou dosha. A Ayurveda é um tipo de medicina holística que foi originada na Índia e combina duas palavras em sânscrito: Ayur (vida) e Veda (ciência) — a ciência da vida.
A medicina ayurvédica promove um estilo de vida saudável por meio de exercícios e práticas como sono e alimentação intuitivas. O seu foco é balancear os tipos de energia do corpo e ajudar tanto na saúde do organismo quanto na saúde mental.
Dosha
Dosha é uma palavra em sânscrito que significa “aquilo que pode causar problemas”. Na Ayurveda eles são usados para indicar os tipos de pessoa, ou tipos de energia. A alimentação Ayurveda recomenda a ingestão de alimentos para cada dosha, priorizando o bem estar do corpo e mente.
Existem três categorias de doshas nas quais as pessoas podem se encontrar — pitta, vata e kapha.
Dosha Pitta (fogo + água)
Pessoas de tipo pitta são geralmente líderes atléticos ou musculosos. São motivados e às vezes tendem a ser competitivos, determinados, inteligentes, decisivos e determinados. Alguns dos alimentos recomendados pela Ayurveda são: trigo, cevada, arroz, aveia, uva, ameixa, abacaxi, romã, coco e abacate.
Dosha Vata (ar + espaço)
Pessoas com o dosha vata dominante tem a estrutura física menor e leve. Suas características envolvem a criatividade, energia. São pessoas que gostam de mudanças constantes e são vivazes. Tipos de alimentos recomendados envolvem comidas quentes como sopas e ensopados, nozes, azeitonas e frutas vermelhas.
Dosha Kapha (terra + água)
São fisicamente mais resistentes. As pessoas com o dosha predominante kapha são mais calmas, pacientes, estáveis e atenciosas. A alimentação Ayurveda recomenda o consumo de vegetais como aspargos e pepinos e alimentos como arroz, cevada, trigo e temperos como o coentro e o cardamomo.
Benefícios
A alimentação Ayurveda promove o consumo de alimentos naturais e pouco processados, como legumes, vegetais e frutas. Esses alimentos são ricos em nutrientes como vitaminas, minerais e fibras que são benéficos para o organismo. Além disso, o consumo de comidas processadas está relacionado a problemas de saúde como doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.
A dieta pode ajudar na capacidade digestiva, saúde intestinal, perda de peso e na desintoxicação.