Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Entenda mais sobre a alimentação Ayurveda e quais fundamentos ela segue

A alimentação Ayurveda é uma dieta que promove o bem-estar e encoraja o consumo de comidas específicas para o seu tipo de corpo, energia — ou dosha. A Ayurveda é um tipo de medicina holística que foi originada na Índia e combina duas palavras em sânscrito: Ayur (vida) e Veda (ciência) — a ciência da vida. 

A medicina ayurvédica promove um estilo de vida saudável por meio de exercícios e práticas como sono e alimentação intuitivas. O seu foco é balancear os tipos de energia do corpo e ajudar tanto na saúde do organismo quanto na saúde mental. 

Dosha

Dosha é uma palavra em sânscrito que significa “aquilo que pode causar problemas”. Na Ayurveda eles são usados para indicar os tipos de pessoa, ou tipos de energia. A alimentação Ayurveda recomenda a ingestão de alimentos para cada dosha, priorizando o bem estar do corpo e mente. 

Existem três categorias de doshas nas quais as pessoas podem se encontrar — pitta, vata e kapha

Dosha Pitta (fogo + água)

Pessoas de tipo pitta são geralmente líderes atléticos ou musculosos. São motivados e às vezes tendem a ser competitivos, determinados, inteligentes, decisivos e determinados. Alguns dos alimentos recomendados pela Ayurveda são: trigo, cevada, arroz, aveia, uva, ameixa, abacaxi, romã, coco e abacate.

Dosha Vata (ar + espaço)

Pessoas com o dosha vata dominante tem a estrutura física menor e leve. Suas características envolvem a criatividade, energia. São pessoas que gostam de mudanças constantes e são vivazes. Tipos de alimentos recomendados envolvem comidas quentes como sopas e ensopados, nozes, azeitonas e frutas vermelhas. 

Dosha Kapha (terra + água)

São fisicamente mais resistentes. As pessoas com o dosha predominante kapha são mais calmas, pacientes, estáveis e atenciosas. A alimentação Ayurveda recomenda o consumo de vegetais como aspargos e pepinos e alimentos como arroz, cevada, trigo e temperos como o coentro e o cardamomo. 

Benefícios

A alimentação Ayurveda promove o consumo de alimentos naturais e pouco processados, como legumes, vegetais e frutas. Esses alimentos são ricos em nutrientes como vitaminas, minerais e fibras que são benéficos para o organismo. Além disso, o consumo de comidas processadas está relacionado a problemas de saúde como doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer

A dieta pode ajudar na capacidade digestiva, saúde intestinal, perda de peso e na desintoxicação.