Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Estudos científicos comprovam benefícios do óleo essencial de lavanda para o cabelo e couro cabeludo

Utilizar óleo essencial de lavanda no cabelo é uma forma natural de proporcionar brilho e força aos fios. A lavanda, também chamada de alfazema, é uma erva utilizada há milhares de anos para ajudar a tratar uma série de problemas de cabelo e pele. Hoje os estudos científicos comprovam que antigos estavam certos em utilizar essa planta nos cuidados pessoais. Confira:

A lavanda e seu óleo essencial

A palavra “lavanda” deriva da raiz latina “lavare”, que significa “lavar”. O uso mais antigo de lavanda data do antigo Egito. Nessa época, o óleo essencial de lavanda desempenhava um papel importante  no processo de mumificação. Durante os tempos posteriores, a lavanda tornou-se um item para banho em várias regiões, incluindo a Pérsia, a Grécia antiga e Roma. Essas culturas acreditavam que a lavanda ajuda a purificar o corpo e a mente.

O óleo essencial de lavanda é feito por um processo denominado destilação, que libera os óleos benéficos da planta e os concentra. Sua popularidade vem de sua utilidade em aplicações de beleza. 

Benefícios do óleo essencial de lavanda para o cabelo

Ajuda a tratar alopecia aerada

O uso tópico do óleo essencial de lavanda pode ajudar a tratar uma doença chamada alopecia aerada, que faz com que o cabelo de uma pessoa caia. Em um estudo, pessoas que esfregaram os óleos essenciais de lavanda, tomilho, alecrim e cedro nas áreas onde o cabelo havia caído apresentaram crescimento capilar ao longo de sete meses.

Faz bem para o couro cabeludo

Utilizar óleo essencial de lavanda no cabelo pode ajudar a melhorar a maciez e o aspecto dos fios. Além disso, o óleo essencial de lavanda tem efeitos antimicrobianos que podem ajudar a matar fungos e bactérias que causam problemas graves para o couro cabeludo. 

Se você luta com caspa ou coceira no couro cabeludo, misture algumas gotas de óleo essencial de lavanda com algumas colheres de sopa de óleo carreador e aplique diretamente no couro cabeludo. Deixe descansar por 10-15 minutos e, em seguida, lave como de costume. Repita esse processo algumas vezes por semana.

Faz o cabelo crescer

Estudos mostraram que o óleo essencial de lavanda ajuda a promover o crescimento capilar. Ele também ajuda a limpar os folículos capilares de bactérias que podem estar impedindo o crescimento dos fios.

O processo de aplicação de óleo de lavanda para estimular o crescimento do cabelo é igual ao do tratamento para irritação no couro cabeludo. Basta misturar algumas gotas de óleo essencial em uma colher de sopa de óleo carreador e deixar agir por 10-15 minutos e lavar. A aplicação direta da mistura nos folículos capilares produzirá os melhores resultados.   

Aumenta o brilho

Usar óleo essencial de lavanda em uma máscara de cabelo pode fornecer brilho extra e dar aos seus fios e couro cabeludo a umidade necessária. É uma maneira fácil de nutrir os fios, o que pode ajudar a prevenir a quebra ao mesmo tempo que proporciona um cheiro incrível.

Misture várias gotas de óleo de lavanda com um óleo benéfico como jojoba ou óleo de coco. Em seguida, aplique a mistura nos fios e couro cabeludo secos, deixando descansar por até uma hora antes de lavar com um shampoo suave. Enxaguar com água fria ajudará a fechar a cutícula do cabelo e proporcionará uma dose extra de brilho.