Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Litosfera é a camada sólida e externa da Terra que sofre constantes transformações

A litosfera é uma das esferas terrestres da camada sólida da Terra. Constituída por rochas, solos e minerais, ela engloba a crosta terrestre e parte do manto superior. Esta camada possui uma profundidade aproximada de 100km e é separada por blocos, mais conhecidos como placas tectônicas. 

As esferas terrestres correspondem às partes da estrutura do planeta que são separadas em subsistemas. Cada subsistema é classificado de acordo com seus elementos biofísicos, como água (hidrosfera), terra (litosfera), ar (atmosfera) e seres vivos (biosfera).

Existem dois tipos de litosfera: a oceânica e a continental. A oceânica, por sua vez, está ligada à crosta dos oceanos e é mais densa do que a continental. 

Qual é a composição da litosfera?

Imagem de Gary Yost no Unsplash

A litosfera é composta por rochas metamórficas, rochas sedimentares e rochas ígneas. No entanto, a rocha mais abundante existente é a ígnea, como granito e basalto, formados pelo resfriamento do magma

Sua composição química é majoritariamente de silício (Si) e oxigênio (O2). Outros compostos também fazem parte da litosfera, como magnésio (Mg), alumínio (Al), ferro (Fe) e cálcio (Ca). 

O que acontece na litosfera?

Uma das principais características da litosfera é o movimento das placas tectônicas. No mundo, existem 52 placas que estão em constante movimento. Algumas das mais conhecidas são a Placa Sul-Americana, Placa Norte-Americana e Placa Eurasiática. 

Este movimento se dá, principalmente, por meio de agentes endógenos (internos), como o deslocamento do magma no manto. O deslocamento de massa é causado pelas correntes de convecção provocadas pela alta temperatura do magma, que leva parte do fluido de temperatura mais fria para baixo e, a mais quente, para cima. 

Assim, as placas podem colidir, afastar-se ou deslizar umas contra as outras. Dessa forma, elas são responsáveis por diversos eventos geológicos na superfície do planeta, como tsunamis, terremotos, erupções vulcânicas, orogenia (formação de montanhas) e trincheiras oceânicas.

Outros processos importantes acontecem na litosfera por agentes exógenos (externos), como água, vento e gravidade. A erosão e intemperismo de rochas, por exemplo, são importantes para a formação do relevo de toda a superfície e para o transporte de sedimentos e minerais.

Por que a litosfera é tão importante?

Por ser a camada mais externa, a litosfera serve como base e sustento para todas as outras esferas terrestres. Além disso, ela fornece grande parte dos recursos minerais essenciais para a vida no planeta e regiões para habitarmos.

Quando associada à biosfera, ela se torna indispensável. A matéria orgânica fornecida por restos animais e vegetais misturam-se às rochas erodidas por meio do processo de pedogênese, formando o solo fértil. Tal processo é importante para o desenvolvimento da flora e, consequentemente, da fauna terrestre. 

Além disso, esse processo possibilita uma das maiores e mais importantes práticas do ser humano: a agricultura.

A litosfera também influencia na temperatura e clima de uma região devido aos seus diferentes relevos. Em montanhas altas, a temperatura é drasticamente mais baixa do que em regiões de vales. A zona climática de uma região, por sua vez, influencia as adaptações necessárias para os organismos da biosfera de uma região.

ciclo-das-rochas
Ciclo das rochas: o que é e como funciona

Qual é a diferença entre crosta e litosfera?

A concepção comum de que os termos “crosta” e “litosfera” são sinônimos é incorreta. Assim, é correto dizer que a crosta terrestre é uma fina camada sólida que cobre o manto. Ela, portanto, é parte integrante da litosfera, que engloba ambas as camadas (crosta e parte superior do manto).

Impacto da litosfera nas mudanças climáticas

A movimentação das placas tectônicas presentes na litosfera pode aumentar a atividade vulcânica. A erupção de um vulcão, por sua vez, libera enormes quantidades de dióxido de carbono (CO2), monóxido de carbono (CO) e outros gases que agravam o efeito estufa e as mudanças climáticas.

Isso acontece porque esses gases impedem que a radiação solar volte para as camadas mais altas da atmosfera, aumentando a temperatura do local. Dessa forma, a litosfera pode interferir diretamente nas alterações do clima por meio da poluição vulcânica.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais