Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

O plastiglomerado é um material rochoso híbrido, formado a partir de plástico derretido e resíduos do meio ambiente

O plastiglomerado, também conhecido como plastiglomerate em inglês, é um tipo de material rochoso, formado por uma mistura de plástico derretido e resíduos orgânicos e inorgânicos, como sedimentos, fragmentos de rochas basálticas, madeira e/ou conchas. Ele foi encontrado pela primeira vez na praia de Kamilo, no Havaí e, depois de um tempo, em outras regiões, como Indonésia, Portugal, Estados Unidos, Canadá e Japão. 

Essa formação ocorre devido à produção de uma quantidade enorme de plástico na atualidade, marcando uma nova época geológica, o Antropoceno. Dessa forma, o plastiglomerado entra no grupo de novos contaminantes formados a partir do plástico, juntamente aos piroplásticos e plastitar.

Como os plastiglomerados se formam?

O plastiglomerado é formado a partir da queima de materiais feitos de plástico em fogueiras e queimadas ilegais de resíduos. Com esse derretimento, outros compostos, orgânicos e inorgânicos, são capazes de juntar-se ao plástico e formar essa mistura.

Por se tratar de uma aglomeração de resíduos diversos, o plastiglomerado pode se juntar a sedimentos de rochas, o que o deixa mais denso. Portanto, muitas vezes ele não é transportado pelos ventos ou correntes marinhas devido ao seu peso. Assim, essa “rocha” tem o potencial de ser enterrada e, futuramente, tornar-se parte do registro geológico da Terra, servindo como um marco de impacto da humanidade no planeta.

Consequências ambientais 

Devido ao derretimento do plástico, o plastiglomerado é exposto a altas temperaturas, o que implica na liberação de substâncias tóxicas e contaminantes no meio ambiente.

Contudo, seus impactos ambientais não são totalmente conhecidos pela ciência. Assim, não sabemos exatamente a gravidade do problema para a biodiversidade terrestre e marinha, deixando pesquisadores em alerta.