Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Os recursos minerais, apesar de importantes, podem ocasionar grandes desafios socioambientais

O que são recursos minerais?

Os recursos minerais são recursos naturais inorgânicos encontrados em rochas na crosta terrestre. Eles são considerados recursos quando há grandes concentrações de minério para extração e utilização como matéria-prima. Assim, eles apresentam valor econômico para a sociedade e indústria.

Existem milhares de minérios pela crosta terrestre, classificados de acordo com  suas composições físicas e químicas. Entretanto, duas classificações gerais são as mais conhecidas: minerais metálicos e não metálicos, que veremos a seguir.

Recursos minerais metálicos

Os minerais metálicos são feitos por elementos químicos metálicos que normalmente são bons condutores de eletricidade. Em suas subcategorias, temos:

Minerais benéficos a saúde

Esses minerais, também chamados de sais minerais, surgem devido ao intemperismo das rochas, que as decompõem, depositando os sais no solo, que são introduzidos nos organismos vivos pela alimentação. Eles são essenciais para funções fisiológicas, como formação da estrutura óssea, balanço hídrico e eletrolítico, metabolismo, transporte de oxigênio, entre outros. Alguns dos principais sais minerais dessa categoria são o cálcio, magnésio, flúor, ferro, potássio e sódio.

Minerais estratégicos

Minerais estratégicos se caracterizam pela dependência de sua importação para a economia de um país, aplicação em produtos de alta tecnologia e vantagens comparativas. Como exemplo de minerais estratégicos do Brasil, podemos citar o enxofre e o nióbio. Este último concentra  98% de sua reserva mundial em nosso país.

Recursos minerais não metálicos

Os minerais não metálicos não possuem protagonismo nas importações e exportações brasileiras, mas, ainda são importantes e podem ser divididos nas seguintes subcategorias:

Materiais de construção

Esses recursos minerais utilizados para construção empregam mais mão de obra que qualquer outro grupo do setor mineral, mas também são responsáveis pela maior extensão de impactos ambientais do País. Como exemplo, há a areia, rochas ornamentais e calcário.

Fertilizantes

Apesar do País ter uma das maiores reservas de minerais para fertilizantes, continuamos importando muitos outros para a fabricação dessas substâncias. Os mais conhecidos para esse uso são os fosfatos, potássio e nitrogênio.

Substâncias remineralizadoras de solo

Quanto mais a produção agrícola aumenta, mais a necessidade de nutrientes para  recuperar um solo saudável. Os mais comuns para esse processo são o potássio, fósforo, nitrogênio, cálcio e magnésio.

Minerais energéticos

Essa categoria ainda é uma das mais importantes no mundo, e as jazidas do Brasil são significativas para a economia. Petróleo, carvão mineral, gás natural e urânio são os recursos minerais mais comumente utilizados.

Imagem de Nikolay Kovalenko no Unsplash

Gemas

Anteriormente conhecidas como pedras preciosas, as gemas são rochas mais usadas para decoração pessoal. Nesse campo, o Brasil é um dos maiores produtores de quartzo, turmalina, esmeralda e topázio.

Imagem de Irina Iacob no Unsplash

Quais os principais recursos minerais?

Dentre os principais recursos minerais para o funcionamento da vida no planeta Terra, destacam-se:

  • Água mineral;
  • Areia;
  • Bauxita;
  • Cobre;
  • Ferro;
  • Lítio;
  • Níquel;
  • Petróleo;
  • Prata;
  • Rochas ornamentais;
  • Urânio;
  • Zinco.

O Brasil, país com uma das maiores reservas minerais, toma protagonismo na exportação de vários recursos, como nióbio, minério de ferro, bauxita, vermiculita, caulim, manganês, estanho, níquel, magnesita, cromo, ouro e rochas ornamentais. Considerado, assim, um dos maiores produtores mundiais.

Qual a importância dos recursos minerais?

Os recursos minerais são matéria-prima para a fabricação de basicamente tudo que usamos no dia a dia, tornando-se algo essencial para nossa sobrevivência. Desde produtos de beleza até produção de energia, os minerais tomam protagonismo.

Em todo tipo de construção eles constituem toda a estrutura, como fundações de concreto e aço, e também o transporte de serviços básicos através de tubulações. Além disso, a maioria dos utensílios que encontramos são compostos por algum tipo de recurso mineral, o que os tornam de extrema importância.

No setor de transportes, os recursos minerais são indispensáveis tanto para a composição dos meios de locomoção quanto para a construção de ferrovias, estradas, calçadas e mecanismos de iluminação.

Outra função importante que eles assumem é no setor energético, já que grande parte da energia elétrica produzida ainda é oriunda do petróleo, carvão mineral e gás natural.

Junto a isso tudo, os recursos minerais também têm um papel fundamental na saúde animal e vegetal, já que oferecem sais para o funcionamento de vários processos que, sem eles, não funcionariam.

Em resumo, esses recursos fazem o mundo funcionar!

Problemas e desafios

Embora os bens minerais sejam indispensáveis para a vida no planeta, e seu setor seja de grande importância econômica, sua extração causa prejuízos socioambientais.

A degradação da paisagem, poluição visual e sonora e desastres ambientais, como o rompimento de barragens de rejeitos minerais no estado de Minas Gerais, são exemplos de impactos nas áreas diretamente afetadas. Outros exemplos são os conflitos por terra e uso do solo com habitantes da região, principalmente em terras indígenas. 

Além disso, a mineração contribui indiretamente para a emissão de gases do efeito estufa e poluição de águas superficiais e subterrâneas. Para mais detalhes sobre impactos socioambientais da mineração, veja esse artigo: