Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Aprenda como higienizar seu coletor menstrual e mantê-lo conservado por mais tempo

O coletor menstrual tem se tornado uma alternativa cada vez mais procurada por quem deseja abandonar de vez o absorvente descartável. Além de prático e fácil de usar, ele proporciona conforto, reduz a produção de resíduos, evita mau cheiro e não favorece o contato da região íntima com substâncias químicas nocivas. Por isso, é bom para o meio ambiente e para a saúde de quem usa.

Outra vantagem do coletor menstrual é a durabilidade: o produto pode ser conservado e utilizado por até dez anos. Feito com silicone hipoalergênico, não requer troca por até 12 horas ininterruptas de uso, dependendo do fluxo menstrual. Além disso, diferentemente dos absorventes internos tradicionais, o coletor é inserido na entrada da vagina e não no fundo do canal, sem apresentar risco para a saúde íntima.

No entanto, a popularização do produto acompanha uma dúvida comum: como higienizar o coletor menstrual? A lavagem correta, embora seja muito simples, é feita para evitar a proliferação de bactérias. Aqui você encontra um guia prático para deixar o seu coletor limpo, livre de manchas e pronto para durar por muito tempo!

Dicas para higienizar o seu coletor menstrual

Lave as mãos

Parece óbvio, mas este primeiro passo, fundamental para a boa higienização do seu coletor, muitas vezes é ignorado no processo. As mãos são uma das principais fontes de contato do nosso corpo com bactérias e microrganismos nocivos, por isso é muito importante lavar as mãos com água e sabão neutro antes de manusear o copo menstrual. Esse procedimento reduz o risco de infecções e mantém o coletor e área íntima livres de impurezas danosas para a saúde.

Primeiro uso

Antes de usar o coletor pela primeira vez, verifique se os orifícios de ar na parte superior estão abertos. Lave o copo com água e sabão neutro. Adicione água (cerca de 500 ml) em uma panela grande, mergulhe o coletor e ferva durante 10 a 20 minutos antes do uso. É recomendado não utilizar panelas de alumínio ou teflon para ferver o coletor, pois elas soltam substâncias metálicas que podem danificar o silicone.

Na Loja eCycle você encontra uma panela esterilizadora específica para higienização de coletores menstruais.

Remova as manchas

As manchas são um efeito colateral inevitável do uso do coletor menstrual. Um copo manchado não precisa ser substituído, mas retirar as manchas é mais simples do que parece.

Água oxigenada

Faça uma imersão em água oxigenada volume 10. Dilua um pouco do produto em água e deixe o coletor de molho em um recipiente de vidro por 5 a 7 horas. Depois desse período, retire o coletor da água, lave-o com água e sabão neutro e deixe-o para secar, preferencialmente no sol.

Suco de limão

Dilua o suco de um limão em água e deixe o coletor de molho por algumas horas. Em seguida, lave-o com água e sabão e deixe secar, de preferência no sol. O limão, além de remover as manchas, também ajuda a retirar o mau cheiro após o uso do coletor.

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio tem alto poder de limpeza e é uma ótima opção de ingrediente simples para retirar as manchas. Ao ferver seu coletor menstrual, adicione uma colher de sopa de bicarbonato à água e deixe o produto ferver durante 3 minutos. Depois, retire-o da panela e siga o procedimento habitual de lavagem e secagem.

Durante o período menstrual

Como os coletores de silicone são resistentes a bactérias, você não precisa lavar o seu toda vez que esvaziá-lo: basta enxaguar em água corrente para limpá-lo antes de inseri-lo novamente. Para evitar manchas, você pode primeiro enxaguar com água fria e, em seguida, enxaguar com água quente para desinfetar.

Se preferir, higienize o copo com água e sabão neutro ao esvaziá-lo. Utilize, se possível, um produto de limpeza suave formulado especificamente para lavar copos de silicone. Você também pode usar sabonetes líquidos sem óleos e sem fragrância. Se estiver usando um banheiro público ou simplesmente não tiver acesso a água corrente, enxágue seu coletor com água mineral e enxugue-o com papel higiênico.

Livre-se de odores

Se seu coletor estiver com cheiro mesmo depois de higienizado, deixe-o em um local com luz solar direta (perto de uma janela, por exemplo) por um dia. Isso deve ajudar a eliminar os maus odores.

Armazene corretamente

Nunca guarde seu coletor menstrual em um saco plástico ou recipiente hermético: prefira um saco de algodão respirável. A maioria dos coletores acompanham uma sacola própria. Você também pode deixá-lo ao ar livre, no banheiro ou em algum lugar com bom fluxo de ar.

Não esqueça de higienizá-lo corretamente antes de guardar!

O que você deve evitar

Como higienizar coletor menstrual
Imagem de Oana Cristina no Unsplash

Existem soluções de limpeza feitas especialmente para higienizar coletor menstrual, mas elas não são obrigatórias. Você pode lavar o coletor com qualquer sabonete neutro sem óleo e sem perfume. O importante é evitar os seguintes produtos de limpeza:

  • Sabonete antibacteriano
  • Álcool isopropílico
  • Sabonete à base de óleo
  • Alvejante
  • Sabonete perfumado
  • Detergente
  • Vinagre

A dica mais importante

Lave sempre as mãos, certifique-se de que as unhas estão limpas e ferva o copo por 20 minutos antes e depois de cada ciclo. Boas práticas de limpeza são suficientes para garantir a saúde vaginal e a conservação do produto. Higienizar o coletor menstrual é simples e garante que você o mantenha limpo e bem-cuidado por muitos e muitos anos.

Se você ainda não tem um coletor, garanta o seu na Loja eCycle. O coletor Ecoabs é uma opção sustentável para o período menstrual e foi elaborado a partir de pesquisas com centenas de mulheres que buscam o que há de melhor, mais prático e confortável no mercado.