Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Aprenda a fazer uma receita de enxaguante bucal sem álcool natural e livre-se do triclosan e dos testes em animais

Aprender a fazer um enxaguante bucal sem álcool natural é uma forma de evitar a exposição a produtos químicos nocivos comuns no enxaguante bucal comum, como o triclosan. Além disso, é uma alternativa livre de crueldade animal, já que essa receita não realiza testes em seres vivos e não contém nenhum produto derivado de animais.

Como fazer enxaguante bucal sem álcool

Antes de iniciar a receita deste enxaguante bucal sem álcool, lembre-se: ele não pode ser ingerido, mas é ótimo para ser usado todos os dias como enxaguante bucal e também é excelente para tratar garganta inflamada com gargarejos. O diferencial dele é que a combinação de vários ingredientes potencializam a ação contra a inflamação na garganta.

Ingredientes

Modo de preparo

Misture bem todos os ingredientes na água até que o xilitol dissolva. Armazene em um recipiente de vidro com tampa. Use sempre depois de escovar os dentes. Para tratar garganta inflamada, faça gargarejos de dois minutos três ou quatro vezes ao dia.

Não ingira o conteúdo de forma alguma! Apenas use como enxaguante bucal ou faça gargarejos. Os ingredientes mencionados, principalmente na forma de óleos essenciais, têm ação potente contra bactérias nocivas que causam inflamação. Além disso, eles são ótimos contra as cáries.

Nos hiperlinks dos ingredientes da receita você encontra estudos científicos sobre as propriedades benéficas desses ingredientes à saúde bucal, como o combate à gengivite. Entretanto, se você apresenta algum problema de saúde oral, procure um dentista. Apesar de haver uma ampla quantidade de estudos científicos comprovando as propriedades benéficas dos ingredientes desse enxaguante bucal sem álcool, esta receita ainda não foi analisada cientificamente, então faça uso desse enxaguante apenas com a orientação do seu dentista.

Avatar do autor Stella Legnaioli
Escrito por:

Stella Legnaioli

Gestora ambiental formada pela Universidade de São Paulo e jornalista pelo Portal eCycle. Nasci na Avenida Paulista, mas aceito convites para morar em uma ecovila!