Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Aprenda como lavar o cabelo sem shampoo e economize tempo e dinheiro

Saber como lavar o cabelo sem shampoo pode ser uma forma de economizar dinheiro e tempo. Além disso, você estará diminuindo a sua poluição no mundo com embalagens de plástico. Algumas pessoas ainda relatam que, após anos sem utilizar shampoo, o cabelo fica mais forte, macio e com volume natural.

O shampoo é, na maioria das vezes, feito com sulfatos, parabenos e derivados do petróleo, que além de serem prejudiciais ao meio ambiente, podem ter efeitos adversos no cabelo. Confira:

Como lavar o cabelo sem shampoo

Existe mais de uma forma de substituir o shampoo convencional. Você pode utilizar o shampoo em barra, encontrar um sabonete que seja adequado para o seu cabelo, usar bicarbonato de sódio ou lavar apenas com água. Algumas marcas fabricam sabonetes que podem ser utilizados no couro cabeludo e fios. Depois de ter escolhido sua opção:

  1. Molhe o cabelo com água fria, de preferência;
  2. Esfregue o couro cabeludo por um a dois minutos. Esse passo é importante para quem quer começar a lavar o cabelo sem shampoo, pois se você não esfregar o couro cabeludo, seu cabelo ficará oleoso;
  3. Esfregue o sabonete, bicarbonato de sódio ou shampoo em barra no couro cabeludo e massageie. Em seguida, enxágue;
  4. Use um condicionador natural. Um condicionador caseiro deixará seu cabelo tonificado. Mas você também pode utilizar óleos vegetais para hidratar;
  5. Escove o cabelo. Quando seu cabelo estiver molhado, penteie-o com os dedos ou com um pente de dentes largos. Com os dedos, distribua os óleos naturais do couro cabeludo por todo o cabelo, ajudando-o a ficar com brilho e mantendo o acúmulo de oleosidade sob controle.
Imagem de Matthew Tkocz no Unsplash

Usando bicarbonato de sódio

Não existe uma única receita para lavar o cabelo sem usar shampoo. Com o bicarbonato de sódio não é diferente, vá ajustando aos poucos conforme a necessidade, ou reduza a quantidade de vezes na semana que você utiliza o produto.

A quantidade padrão para o cuidado do cabelo é uma colher de sopa de bicarbonato de sódio para um copo de água.

O cabelo crespo ou mais grosso pode precisar de um pouco mais de bicarbonato de sódio, enquanto o cabelo fino e liso pode precisar de menos. Experimente e veja o que funciona para você.

Usando vinagre de maçã

Misture algumas colheres de sopa de vinagre de maçã com água e esfregue seu couro cabeludo. O vinagre de maçã, assim com o bicarbonato ajuda na limpeza do cabelo e não remove a hidratação natural dos fios. Para um estilo de vida mais sustentável, aprenda a fazer o seu próprio vinagre de maçã aqui:

Posso lavar o cabelo utilizando apenas água?

Sim, mas é indicado utilizar shampoo em barra ou sabonete, já que podem proporcionar maior sensação de limpeza.

Como eliminar oleosidade sem utilizar shampoo?

Esfregue o couro cabeludo! Esta é a chave para fazer com que seu cabelo não fique oleoso. Seu couro cabeludo tem produção de óleo natural e a escovação ajuda a limpar o cabelo. Não pule esta etapa.

Posso usar apenas condicionador?

Não é recomendado utilizar apenas condicionador, pois isso pode tornar o cabelo oleoso.

Se você gosta de ter um cheiro agradável no cabelo, faça um spray com óleos essenciais e água na proporção de cinco gotas de óleo essencial de sua preferência para 250 ml de água.