Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Mistura de dois poderosos antioxidantes, chá verde com limão é uma bebida que traz muitos benefícios

O chá verde com limão é uma bebida deliciosa que pode ser preparada em poucos minutos. Seu sabor é leve e refrescante. Além disso, ela proporciona diversos benefícios pela combinação de limão e chá verde. 

O chá verde é a folha da planta Camellia sinensis, produzido quando se aplica calor nas folhas, interrompendo a oxidação. Essa planta é conhecida também como o “verdadeiro” chá.

Já o limão é um termo que abrange uma grande quantidade de frutos. Há o limão propriamente dito, conhecido como limão-siciliano. Há também o limão-tahiti, uma lima ácida muito utilizada no Brasil. Existem ainda outras variedades, como o limão-galego e o limão-cravo.

Abaixo, saiba mais sobre os benefícios de se beber chá verde com limão e aprenda como fazer seu próprio chá de maneira fácil e prática.

Benefícios do chá verde com limão

É rico em antioxidantes

O chá verde e o limão são conhecidos pela ação antioxidante. O chá verde possui compostos como EGCG (galato de epigalocatequina), quercetina e ácido clorogênico.

Já o limão possui ácido ascórbico, hesperidina e naringina. Um estudo mostrou que esses antioxidantes podem proteger o corpo de doenças crônicas, como doenças cardíacas, diabetes, câncer e obesidade.

Auxilia na perda de peso

Beber chá verde com limão pode ajudar no processo de emagrecimento e acelerar a queima de calorias. Um estudo em 115 mulheres revelou que beber chá verde por 12 semanas levou a uma perda considerável de peso, de índice de massa corporal e de gordura abdominal. 

A eficácia do limão para emagrecer ainda não foi totalmente comprovada em humanos. No entanto, uma pesquisa em ratos mostrou que flavonoides cítricos (hesperidina e naringina) causaram diminuição no tamanho das células de gordura dos animais.

É bom para o coração

Pesquisas apontaram para os benefícios do chá verde e do limão para a saúde do coração. Dados de um estudo mostraram que flavonoides, como os presentes no limão, podem suprimir inflamações, melhorar a função de vasos sanguíneos e promover níveis saudáveis de colesterol.

Já uma revisão de nove estudos revelou que pessoas que consomem chá verde regularmente têm menos risco de desenvolverem doenças cardíacas, infartos e derrames do que aquelas que não tomam chá verde.

É bom para o cérebro

Ainda que não possuam benefícios totalmente comprovados para os humanos, estudos sugerem que o chá verde e o limão são benéficos para a saúde do cérebro.

Foi descoberto por meio de uma pesquisa que o consumo frequente de chá verde está associado com a melhora no metabolismo de algumas proteínas associadas com a evolução do Alzheimer. 

Já no caso do limão, um estudo realizado em tubos de teste e animais indicou que frutas cítricas possuem alguns compostos que protegem as funções cerebrais e evitam o aparecimento de placas no cérebro que podem levar ao mal de Alzheimer.

Aumenta a imunidade

O limão é uma ótima fonte de vitamina C. Essa vitamina é essencial para o sistema imunológico, pois diminui inflamações e melhora a função das células desse sistema. 

Além disso, os componentes do chá verde também auxiliam o sistema imunológico, segundo estudos. Eles também protegem contra doenças autoimunes, como a esclerose múltipla.

Pode prevenir pedra no rim

Pedra no rim é um acúmulo de pequenos cristais em qualquer lugar do sistema urinário que pode causar dores abdominais, náusea e presença de sangue ao urinar.

Um estudo mostrou que ingerir chá verde está associado com a diminuição de risco de se ter pedra no rim, principalmente entre os homens. Já outro estudo apontou para o benefício do ácido cítrico presente no limão. Ele é capaz de aumentar o volume de urina, evitando, assim, o acúmulo de cristais causadores de pedra no rim.

Pode prevenir diversos tipos de câncer

Várias pesquisas em tubos de teste (1, 2, 3) indicam a possibilidade do auxílio do limão em prevenir a disseminação de células cancerígenas. No caso do chá verde, outros estudos (4, 5, 6) mostram a relação entre seu consumo e a diminuição de risco de câncer. O chá verde pode prevenir principalmente os cânceres de mama, próstata e cólon.

Agora que você conhece alguns dos seus muitos benefícios, aprenda a fazer o chá verde com limão:

Receita de chá verde com limão

Ingredientes:

  • 1 litro de água
  • 1 colher de sopa de folhas de chá verde
  • 2 limões

Modo de preparo:

  1. Ferva 500ml de água.
  2. Adicione as folhas de chá verde.
  3. Mexa suavemente e deixe em infusão por 5 minutos.
  4. Coe e coloque na geladeira.
  5. Lave e esprema os limões.
  6. Se desejar, pode adoçar o chá juntando o sumo do limão ao açúcar, mel ou melaço na quantidade de sua preferência.
  7. Acrescente os outros 500ml de água e volte a misturar.
  8. Conserve na geladeira.
  9. Sirva o chá verde misturado com limão e gelo.

Dicas

  • Misture o chá e o limão apenas quando for servir.
  • Adicione frutas vermelhas opcionalmente.
  • Não deixe na geladeira por mais de 12 horas.