Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Descubra os benefícios, propriedades e os possíveis efeitos colaterais do chá-mate

Imagem de Thought Catalog no Pixabay

O chá-mate é uma das bebidas mais consumidas no Brasil. Seus benefícios, que incluem redução de colesterol ruim e auxílio na perda de peso, devem-se à presença de componentes como minerais, vitaminas e cafeína. As folhas e os galhos da árvore Ilex paraguariensis constituem a erva-mate, que, ao ser tostada, torna-se o popular chá-mate.

O chá-mate é uma bebida tradicional da América do Sul que reúne o sabor do chá, o efeito energizante do café e os benefícios para o humor proporcionados pelo chocolate. Seu consumo é mais frequente no sudeste do país, principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro. Em outras regiões, principalmente no sul, a erva-mate costuma ser mais consumida na forma de chimarrão, bebida preparada a partir da erva-mate que não passou pelo processo de tostagem.

Chá-mate: composição e propriedades

A erva-mate é utilizada na preparação de diversas outras bebidas além do chá-mate e do chimarrão, como o tereré e o chá-mate preto. As diferenças estão basicamente no processo de produção, local de cultivo e nas diferentes maneiras de se preparar a bebida a partir da erva-mate. Além de cafeína, que possui efeito antioxidante, o chá-mate contém alcaloides, proteínas, glicídios e lipídios.

O consumo do chá auxilia no combate da fadiga, é estimulante cerebral e dá energia para realizar as tarefas do dia a dia. Por isso mesmo, é importante prestar atenção na quantidade de chá-mate consumida, pois em excesso a bebida pode causar nervosismo, palpitações, ansiedade e desconforto estomacal.

O chá-mate contém ainda flavonoides – que têm ação anti-inflamatória, analgésica, antioxidante, antienvelhecimento precoce, antimicrobiana, antiviral e até anticancerígena –, taninos, xantinas, saponinas, aminoácidos e vitaminas A, B1, B2 e C.

6 benefícios do chá-mate

1. Aumenta a energia e a concentração

Graças à cafeína, o chá-mate fornece energia e ajuda na concentração para realizar atividades diárias. A bebida contém menos cafeína do que o café, mas mais do que outros tipos de chá, como o chá preto, por exemplo.

2. Reduz o colesterol ruim

Um estudo descobriu que o consumo de quatro xícaras da bebida diariamente durante 40 dias ajudou as pessoas a reduzirem significativamente seus níveis de colesterol LDL (o colesterol ruim). Os pesquisadores também concluíram que o chá-mate minimiza o risco de doenças cardiovasculares.

3. Protege dos radicais livres

O chá-mate é rico em antioxidantes, que ajudam o organismo a se proteger dos danos causados pelos radicais livres. Além do envelhecimento precoce, os radicais livres contribuem para o surgimento de câncer, doenças cardíacas e outros problemas.

4. Auxilia na perda de peso saudável

Embora a perda de peso não seja e não deva ser um objetivo geral, alguns estudos sugerem que o chá-mate pode ajudar a emagrecer com saúde. Um estudo mostrou que pessoas com sobrepeso que consumiram uma quantidade diária de erva-mate reduziram seu peso corporal em cerca de meio quilo durante 12 semanas, sem nenhuma outra mudança no estilo de vida.

5. Reduz o açúcar no sangue

Pesquisas revelam que o chá-mate pode ser capaz de reduzir o açúcar no sangue em indivíduos com diabetes. Um estudo comprovou a redução de açúcar no sangue de diabéticos que consumiram chá-mate três vezes por dia ao longo de dois meses.

6. Fortalece o sistema imunológico

O chá-mate é rico em antioxidantes, que ajudam a fortalecer a imunidade. Além disso, uma pesquisa revelou que as saponinas presentes no chá-mate têm efeito comprovado na estimulação do sistema imunológico.

Cuidados e consumo

O consumo excessivo de chá-mate pode causar efeitos colaterais como dor de estômago, insônia, taquicardia e ansiedade. Alguns estudos sugerem que o chá possa estar associado a aumento de câncer de boca, esôfago e pulmão, sobretudo em fumantes. Mais estudos são necessários para confirmar essa relação, mas é importante ficar atento às quantidades.

Como é uma bebida popular, o chá-mate é comercializado por diversas marcas, de diferentes formas e em uma grande variedade de lugares. Recomenda-se o consumo de versões orgânicas do chá-mate ou do chá preparado a partir da erva-mate tostada, que é vendida a granel em lojas de produtos naturais no Brasil todo.



Veja também: