Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

O chá de equinácea é um chá medicinal com diversas propriedades benéficas à saúde. Ele é feito com plantas do grupo Echinacea que são da mesma família das margaridas. Esse grupo tem nove espécies, mas apenas três delas são usadas como ervas para o chá: Echinacea purpurea, Echinacea angustifolia e Echinacea pallida.

Algumas partes da equinácea, como as raízes, também são utilizadas em comprimidos, tinturas e extratos. Ela é rica em compostos ativos, como ácido cafeico, alcamidas, ácidos fenólicos, ácido rosmarínico e muitos outros.

Por causa desses compostos benéficos à saúde, o chá de equinácea pode ser usado para fins medicinais, tais como fortalecer a imunidade e reduzir a ansiedade.

Benefícios do chá de equinácea

Ajuda o sistema imunológico

Diversos estudos descobriram que a equinácea pode ajudar o sistema imunológico a combater vírus, ajudando o corpo a se recuperar mais rapidamente de doenças (confira estudos a respeito: 1, 2, 3).

Por esse motivo, é comum que o chá de equinácea seja usado para prevenir ou tratar resfriados. Uma revisão de estudos descobriu que tomar equinácea pode diminuir o risco de desenvolver resfriados em mais de 50% e encurtar a duração deles em um dia e meio.

Outro estudo concluiu que beber chá de equinácea pode reduzir a duração de problemas no trato respiratório superior, bem como a gripe. Mas outros estudos afirmam que ainda não há comprovação a respeito dos benefícios do chá de equinácea para a saúde (confira aqui os estudos 4, 5).

Pode reduzir os níveis de açúcar no sangue

Faltam pesquisas baseadas em humanos para entender os reais efeitos do chá de equinácea no açúcar no sangue. No entanto, alguns estudos já mostraram possíveis benefícios.

Em uma pesquisa feita em um tubo de ensaio, o extrato de Echinacea purpurea demonstrou suprimir as enzimas que digerem carboidratos. Isso reduziria a quantidade de açúcar que entra no sangue ao ser consumido.

O açúcar elevado no sangue pode aumentar o risco de problemas de saúde, como diabetes tipo 2. Portanto, o chá de equinácea é um possível colaborador na prevenção desses problemas.

Pode reduzir a ansiedade

Uma pesquisa descobriu que as plantas de equinácea possuem compostos que podem reduzir a sensação de ansiedade. São eles: alcamidas, ácido rosmarínico e ácido cafeico.

Outro estudo descobriu que o extrato de Echinacea angustifolia reduziu rapidamente os sentimentos de ansiedade em ratos e humanos. Mas são necessários mais estudos para que o chá de equinácea possa ser indicado como um possível tratamento.

Tem propriedades anti-inflamatórias

Em um estudo de 30 dias, adultos com osteoartrite descobriram que tomar um suplemento contendo extrato de equinácea reduziu significativamente a inflamação, a dor crônica e o inchaço.

Esses adultos não responderam bem aos medicamentos anti-inflamatórios não esteróides convencionais, mas acharam o suplemento contendo extrato de equinácea útil.

Pode ajudar na prevenção do câncer

Ainda não há pesquisas que comprovem a eficácia em humanos, no entanto, estudos em tubos de ensaio mostraram que os extratos de equinácea podem suprimir o crescimento das células cancerosas e até desencadear a morte de algumas delas (confira estudos a respeito: 6, 7).

Outro estudo mostrou que o extrato das plantas do chá de equinácea mataram células cancerosas humanas do pâncreas e do cólon, estimulando um processo denominado apoptose ou morte celular controlada.

Contraindicações

Apesar dos benefícios do chá de equinácea, ele pode apresentar alguns efeitos colaterais se consumido em excesso, como náusea e dor de estômago. Isso vale principalmente para pessoas com alergia a outras flores, como margaridas e crisântemos.

Como o chá de equinácea pode estimular o sistema imunológico, pessoas com doenças autoimunes ou que tomam medicamentos imunossupressores devem evitá-lo ou procurar orientação médica primeiro (confira estudo a respeito: 8).

Como fazer chá de equinácea?

Normalmente, a flor roxa da equinácea é seca ou cortada fresca para fazer o chá, mas as raízes e folhas também podem ser usadas para prepará-lo. Não existe recomendações oficiais sobre a dosagem para preparar o chá. Normalmente, opções comercializadas apresentam suas próprias indicações e você pode segui-las.

Caso tenha optado por preparar com alguma parte da planta, este é um preparo possível:

  • Coloque uma colher de chá de flores, folhas ou raízes de uma planta equinácea em uma xícara de chá de água fervente;
  • Espere por cerca de 15 minutos e coe.

Se o sabor do chá de equinácea não te agradar, você pode adicionar outros ingredientes para torná-lo mais suave, por exemplo, hortelã, erva-cidreira ou gengibre.

Chá de equinácea com gengibre

Para o chá de equinácea com gengibre, o preparo é bem parecido:

  • Adicione uma colher de chá de flores, folhas ou raízes da planta e um centímetro de gengibre em uma xícara de água fervente;
  • Espere por cerca de 15 minutos, coe e saboreie.

Veja também: