Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Agrosserviços são fundamentais para atividade agropecuária

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder

Os agrosserviços são um dos pilares para o agronegócio brasileiro. A atividade agropecuária é uma área que engloba tanto a produção da agricultura, quanto da pecuária. No Brasil, ela se enquadra em um ambiente pautado por polêmicas e discussões. Por um lado, a agropecuária é o setor que mais lucra no país. 

Já de um outro ponto de vista, a produção em larga escala desse setor acabou estabelecendo um cenário bastante hostil para o meio ambiente, tendo degradado uma porção considerável do Cerrado e da Amazônia brasileira. O agronegócio também recebeu um grande auxílio do governo durante o século XX, como incentivos fiscais, terras baratas e desenvolvimento de infraestrutura em regiões próximas dos grandes produtores.

Além disso, é um setor com grande concentração de riquezas e terras, com sua produção voltada principalmente para o mercado externo. Esse conjunto de fatores faz com que tenhamos uma produção que pouco alimenta o mercado interno, causando a dualidade de ser um grupo que aumenta seu lucro a cada ano, enquanto a população brasileira se encontra em insegurança alimentar, longe de alcançar a  soberania alimentar.

Tendo esse cenário em vista, o agronegócio é um dos principais setores que movimentam a economia brasileira, sendo responsável por desencadear novas atividades para auxiliarem na sua produção, dentre elas, os agrosserviços.

O que são os agrosserviços?

Como vimos anteriormente, o agronegócio requer serviços para um bom funcionamento de toda a cadeia produtiva, maximizando suas vendas para o consumidor final. Os agrosserviços são  serviços atrelados à cadeia produtiva do agronegócio, e auxiliam na distribuição dos produtos do setor agropecuário. 

Alguns exemplos desse setor específico são os profissionais atuantes nas áreas da agroindústrias, no fornecimento dos produtos e no planejamento e maximização das produção no meio rural. Mais especificamente, os profissionais desse ramo compreendem: os caminhoneiros, veterinários, engenheiros agrônomos, corretores, agentes, entre outros.

Conseguimos ver sua real importância em 2018 na greve dos caminhoneiros, onde apenas uma parte dos profissionais dos agrosserviços, os caminhoneiros, foram responsáveis por paralisar uma cadeia produtiva inteira.

Outro exemplo que podemos dar é a do comércio dos produtos vindos do agronegócio. Esse serviço, quando prestado aos grandes donos de terra, normalmente é voltado para o comércio com o exterior, sendo uma menor parcela comercializada para o mercado interno brasileiro.

Então, a principal finalidade dos agrosserviços é ajudar no desenvolvimento agropecuário, oferecendo auxílio como escoar sua produção até os grandes centros urbanos, otimizar sua produção, controlar pestes, fornecer  insumos agrícolas, entre outros serviços essenciais para seus produtos chegarem até o consumidor final. Segundo dados fornecidos pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) em 2021, o setor dos agrosserviços cresceu cerca de 2,56%, acompanhando o crescimento do agronegócio no ano.