Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Topiaria é uma técnica de jardinagem que esculpe formas ou figuras conhecidas nas plantas, sendo seu processo bem lento

A topiaria é uma técnica de jardinagem que utiliza as plantas para esculpir formas ou figuras conhecidas, por intermédio de podas de galhos. Com isso, diferentes animais e esculturas geométricas são manejadas nas plantas, podendo ser utilizadas armações no auxílio da técnica.

Vale ressaltar que ao realizar o manejo das plantas para esculpir a forma desejada, é necessário que todas as partes da planta receba luz solar. Caso o contrário é bem possível que o desenvolvimento da vegetação seja prejudicada. Além disso, não basta só dominar a técnica de corte da planta, também é preciso o conhecimento de cuidados gerais da planta e eliminação das suas pragas e doenças.

O que é técnica de topiaria e sua relação com o filme “Edward Mãos de Tesoura”

O filme Edward Mãos de Tesoura, protagonizado por Johnny Depp, traz um personagem que em sua criação teve as mãos trocadas por tesouras. Essa peculiaridade  acabou o isolando das outras pessoas, fazendo com que vivesse em uma casa no topo de uma montanha. 

Com o decorrer do filme, Edward acaba usando essa característica única como forma de adquirir certa admiração e atenção, já que ele usa as mãos de tesoura para diversas tarefas, como cortar os jardins em formatos geométricos ou de animais.

Na realidade, essa técnica de jardinagem é muito empregada para enfeites de jardim. Mas ela precisa de muito cuidado para que não prejudique o desenvolvimento da planta. Aprenda  o que é a técnica de topiaria, como surgiu e as melhores plantas para utilizar:

topiaria
Imagem de Dean Moriarty por Pixabay 

Como fazer desenhos em arbustos?

Existem duas técnicas mais comuns na prática de topiaria. A primeira delas é a topiaria stuffed, onde são utilizados resistentes suportes cobertos por trepadeiras. Essas ferramentas são utilizadas para permitir a escultura de plantas em regiões com limitado acesso ao Sol. Mas é importante lembrar , que é necessário nutrir a vegetação durante todo processo de topiaria, podendo utilizar de esfagno e fibra de coco para isso.

A segunda técnica é a topiaria de podas. Nessa técnica, a planta é podada desde o início de sua vida.  Nesse caso, é recomendado se utilizar da técnica o quanto antes, pois a planta vai ganhando uma maior resistência, à medida que vai se desenvolvendo. Com isso, no início, o jardineiro que realizará as podas deve primeiro se atentar com a forma que deseja obter, para depois focar em detalhar a escultura.

Independente das técnicas escolhidas, deve-se sempre realizar a remoção de galhos que já estão secos ou malformados para não prejudicar no desenvolvimento da planta.

Onde surgiu a topiaria?

Há registros dos primeiros jardins com topiaria desde 500 a.C., com os registros dos Jardins Suspensos da Babilônia. Com o passar do tempo, a topiaria foi uma prática presente em diversas civilizações, como a dos egípcios, gregos e romanos.

Contudo, apenas com a estabilidade e a melhora da condição de vida da humanidade, essa prática foi se tornando cada vez mais comum. Com isso, as topiarias começaram a ocupar espaços como os jardins do Palácio de Versalhes, perpetuando até os dias atuais, onde estão presentes em vários parques, como Walt Disney World, e em diversos eventos, como em casamentos.

No Brasil, é possível observar essa técnica em diversos jardins, como no Parque da Independência e no Museu do Ipiranga, em São Paulo, ou em Monte Sião, em Minas Gerais. Elas normalmente estão presentes em ambientes de influência europeia.

Quais plantas podem adotar a topiaria?

A topiaria também tem outras funções além da de decoração. Ela pode servir como uma cerca viva, utilizando espécies como Espinheiro, Faia e Bordo, associados com Ficus pumila. Outras espécies também realizam essa função, como Murta, Hibisco, Ixora são alguns dos exemplos.

Ela também não está só presente nos jardins. A topiaria está presente em diversos artesanatos e decorações de eventos. A Eva, por exemplo, é uma planta bastante presente nos casamentos, passando pelo processo de topiaria para uma melhora na decoração.

Por último, essa técnica está em sua grande maioria nos jardins, servindo principalmente para o paisagismo de um local. Ela requer muita paciência e tempo, e sabedoria, para manejar o corte e o cuidado da planta de forma correta.

Salienta-se que existem outras formas de decoração de seu jardim. O renomado paisagista Burle Marx utilizava diversas espécies de plantas nativas do Brasil para melhorar a paisagem do local em que trabalhava. Com isso, em vez de implementar as técnicas de topiarias bastante presentes nos jardins europeus, ele utilizava a flora com lindas folhagens, mais adequadas para valorizar tanto áreas externas, quanto internas.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais