Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Aprenda como descartar fezes de gato de modo sustentável e reduza a pegada ambiental do seu pet

Como descartar fezes de gato? Se você tem um amigo felino na sua casa então já deve ter se perguntado isso. Esses animais costumam fazer suas necessidades dentro de caixas de areia, e, se essas fezes forem descartadas de maneira incorreta, podem ter impacto nocivo no meio ambiente e na saúde humana. 

Por isso, antes de você descartar as fezes do seu gato é preciso entender como fazer isso. Quais os métodos ideais, qual a alimentação correta e quais os tipos de areia são eco-friendly. Confira a seguir dicas de como descartar fezes de gato:

Escolha uma areia eco-friendly 

Na hora de escolher a areia para o seu gato, sempre escolha aquela que é feita com materiais biodegradáveis. Uma areia produzida com ingredientes naturais, como papel reciclado, lascas de madeira, milho, sementes de erva, pinhos ou trigo. Esses tipos de areia costumam ter um preço elevado, quando comparado com as areias não biodegradáveis.

No entanto, os benefícios são maiores já que são mais fáceis de serem compostadas e também se decompõem com facilidade no meio ambiente. Evite o uso de areias com bentonite de sódio (argila) ou fragrâncias, essas substâncias costumam causar problemas de saúde nos animais e são produtos de extração de materiais não renováveis. 

Alimente seu animal com os nutrientes necessários 

Antes de saber como descartar fezes de gato, você precisa ficar de olho na alimentação do seu gato. Isso porque algumas rações têm mais conservantes do que nutrientes, e quando o animal libera as fezes, os conservantes também são liberados. Quando no meio ambiente, essas substâncias encontram dificuldade de se decompor, gerando acúmulo de resíduos.  

Quanto mais tempo esse resíduo se encontra em aterros sanitários, mais metano é liberado na atmosfera. Essa emissão de metano piora ainda mais o efeito estufa, que consequentemente aumenta a temperatura terrestre. Por isso, ao descartar as fezes de gato, considere trocar a alimentação do seu bichano por algo mais natural.

Nunca jogue as fezes no vaso sanitário 

A primeira regra para saber como descartar fezes de gato é não jogá-las na privada. Para começar, os resíduos podem entupir os canos e contaminar a água potável. Sem contar que é totalmente prejudicial ao meio ambiente, já que pode infectar o esgoto com substâncias não biodegradáveis e doenças. Até mesmo a areia do gato pode não ser segura para o sistema de canos da sua casa. 

Use sacolas biodegradáveis 

Se você descartar fezes de gato em sacolas, opte sempre pela alternativa biodegradável. Nunca misture as fezes de seu gato diretamente com os outros resíduos da sua casa. Isso porque o cheiro vai piorando conforme a passagem do tempo, e você pode se sentir incomodado sempre que abrir a lata de lixo.

Além disso, as fezes do gato são repletas de parasitas que podem causar doenças no organismo humano. Ou seja, qualquer pessoa que tiver contato direto com a sacola de lixo pode se infectar e adoecer. A melhor opção é sempre descartar as fezes de gato em sacolas de papel. 

Reaproveite aquela sacola que você recebeu junto com o seu delivery na noite anterior, usando ela para descartar as fezes de gato. Essas sacolas são biodegradáveis e se decompõem bem mais rápido do que uma sacola de plástico. 

Faça a compostagem com cuidado 

Se você usa sua compostagem como fertilizante para plantas comestíveis, então não é uma boa descartar fezes de gato na sua composteira. Isso porque as fezes felinas contêm o protozoário coccídio intracelular, causador da toxoplasmose. Essa doença pode causar manchas no corpo, dor de cabeça, febre, confusão mental e perda de coordenação motora.

Essa, e outras doenças presentes nas fezes do gato, podem ser eliminadas depois de muito tempo na composteira, ou em uma temperatura de 73 graus celsius. A maioria das composteiras domésticas não chega a esse nível de calor, o que significa que usar esses resíduos na fertilização de alimentos pode ser de grande risco. 

No entanto, você pode descartar as fezes de gato em composteiras usadas em plantas que não vão ser ingeridas. Para isso, é preciso que a areia do gato seja totalmente biodegradável e que o produto da compostagem não seja usado por um longo período de tempo, de até um ano, depois de ter sido adicionado às fezes. 

Se você não ligar muito para cheiros, é possível fazer uma composteira apenas com resíduos de fezes animais. O fertilizante dessas composteiras não podem ser usados por pelo menos um ano. Se você quiser aprender mais sobre compostagem confira “O que é compostagem e como fazer?”.