Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

De uso muito popular no Brasil, macela é uma erva medicinal com ação antioxidante, analgésica, anti-inflamatória e antibacteriana. Confira benefícios

Macela (Achyrocline satureioides) é uma planta nativa da América do Sul, típica da flora brasileira, que oferece diversos benefícios à saúde. Com propriedades medicinais e cosméticas, a macela é um pequeno arbusto que pode crescer até 80 centímetros de altura. 

Tradicionalmente, assim como outras plantas medicinais, tem sido utilizada há séculos por povos indígenas norte-americanos para tratar uma série de problemas de saúde, sendo amplamente consumida no Brasil todo, sobretudo na região sul. É conhecida também pelos nomes macela-do-campo, macelinha, macela de travesseiro, carrapichinho-de-agulha e camomila nacional.

As incríveis propriedades medicinais da macela

O chá de macela tem efeito calmante e relaxante, servindo como um sedativo natural e amenizando cólicas menstruais, problemas digestivos, dor de estômago e controle de diarreia. Com ação antibacteriana, analgésica, anti-inflamatória e antioxidante, a macela tem sido alvo de diversas pesquisas científicas para extrair seu potencial medicamentoso. 

Na área cosmética, é utilizada em xampus, tônicos capilares e cremes tópicos, porque fortalece e clareia os fios, além de acalmar a pele e proporcionar a suavização de rugas e linhas de expressão, graças ao seu alto teor de antioxidantes que atuam contra os radicais livres causadores do envelhecimento precoce. 

Além disso, um estudo conduzido na Universidade Federal do Rio Grande do Sul revelou que o extrato seco de macela pode atuar contra o vírus da herpes (Herpes simplex ou HSV1). Evidências também mostram o potencial da planta no tratamento de infecções respiratórias. Outras pesquisas ainda estudam o efeito da planta no controle da glicemia e na prevenção do câncer. 

Benefícios da macela para a saúde

Aumenta a imunidade

A macela é amplamente utilizada na medicina popular para fortalecer a imunidade e prevenir gripes e resfriados. Suas propriedades anti-inflamatórias ajudam a combater infecções, inflamação e inchaço. 

Alivia dores

Com ação analgésica, anestésica e antisséptica, a macela é eficaz para aliviar diversos tipos de dores: dor de cabeça, dor de dente, cólicas menstruais e dor de estômago. Uma xícara de chá deve bastar para oferecer alívio imediato.

É calmante e relaxante

O chá de macela é conhecido por auxiliar no combate à insônia, graças às propriedades calmantes da planta. Aliás, a macela também é conhecida como “camomila nacional”, porque conta com diversos compostos semelhantes aos da camomila, amenizando sintomas de estresse e ansiedade.

Auxilia no tratamento de problemas respiratórios

Para tratar asma e problemas respiratórios, prepare uma decocção com 30 gramas de flores secas para cada litro de água fervente. Beba até 2 xícaras por dia da decocção. Esse preparo também pode ser eficaz no alívio de coceiras na região vaginal.

Cuidados e precauções

O consumo de macela é seguro para a maioria das pessoas, desde que observadas as doses terapêuticas. O uso é contraindicado para quem apresenta sensibilidade à erva e deve ser interrompido caso haja reações e alergias.