Automassagem: dez técnicas para relaxar e aliviar dores

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Conheça os benefícios da automassagem e dez técnicas para aliviar a tensão do dia a dia

automassagem
Imagem de Tumisu por Pixabay

Automassagem é uma maneira simples, rápida e prática de se livrar de dores indesejáveis e relaxar no conforto de casa. E o melhor de tudo: não custa nada! Além de aliviar a tensão muscular, a automassagem é uma ferramenta de autocuidado e pode proporcionar os mesmos benefícios para a saúde que uma massagem tradicional.

Desfrutar de uma sessão de massagem profissional é incrível, mas nem sempre temos tempo e recursos para visitar um massagista. A automassagem pode ajudar muito quando surgir de repente aquela dorzinha chata nas costas, um inchaço na barriga e até mesmo uma enxaqueca. Cabeça, pescoço, ombros, abdômen, cervical, pés e tornozelo são algumas áreas que você poderá trabalhar na automassagem com as técnicas apresentadas aqui.

A maior parte das técnicas exige somente as suas mãos e objetos que você provavelmente tem em casa. Mas lembre-se de incluir óleos essenciais e óleos vegetais nas suas sessões de automassagem. Eles têm um cheirinho delicioso, ajudam a relaxar, facilitam o deslizamento das mãos pelo corpo e possuem diversos benefícios terapêuticos.

Benefícios da automassagem

A automassagem é, acima de tudo, um momento para você se conectar consigo mesmo e com o seu corpo. Por isso, é uma ferramenta poderosa de autoconhecimento e mergulho interior. A automassagem ainda contribui para aliviar uma série de problemas, como:

Quando incluída num plano de tratamento mais abrangente, a automassagem também ajuda a controlar condições crônicas como fibromialgia e artrite. Se você recebe massagens profissionais regularmente, a automassagem pode prolongar os benefícios e proporcionar alívio entre as sessões.

Automassagem: dez técnicas para fazer massagem em si mesmo

A automassagem é um tratamento caseiro, que utiliza como base técnicas de fricção, amassamento e outras. Os benefícios incluem relaxamento, redução do estresse, liberação de tensões, melhora da circulação sanguínea e da aparência da pele, alívio de dores e eliminação de fluidos retidos pelo corpo. Antes de aplicar as técnicas, certifique-se de que seus músculos estão relaxados e de que sua pele está limpa.

Recomendamos que você tome um banho quente antes da sessão de automassagem. Outra dica é usar óleos vegetais e essenciais para potencializar a ação terapêutica da automassagem e facilitar o relaxamento.

Faça a automassagem com leveza, lentamente, tomando cuidado para não se machucar. Se sentir muita dor durante a sessão, interrompa o tratamento e procure massagistas profissionais. Recomendamos também que você combine os movimentos da automassagem com exercícios respiratórios.

1. Automassagem nas costas

Má postura, ficar muito tempo sentado, fazer grande esforço físico ou se estressar no trabalho podem causar dores nas costas e contrações musculares – os famosos “nós”. Para aliviar essa tensão, você pode fazer um exercício simples utilizando uma pequena bola e uma cadeira.

Primeiro, posicione a bola entre suas costas e o encosto da cadeira, movendo seu corpo para cima e para baixo. Em seguida, faça movimentos circulares. Repita esses mesmos movimentos em diferentes áreas das costas, evitando a coluna.

2. Automassagem na cabeça

Coloque os polegares no alto das maçãs do rosto, perto das orelhas.

Aplique suavemente a pressão, fazendo movimentos circulares com as pontas dos dedos nas têmporas. Continue fazendo círculos, movendo as mãos ao longo da linha do cabelo, até que as pontas dos dedos se encontrem no meio da testa.

3. Automassagem cervical, na nuca e no pescoço

Posicione o braço direito na frente do peito e deixe a mão na nuca. Em seguida, incline a cabeça em direção ao ombro oposto e deslize os dedos pela linha imaginária entre a base da cabeça e o ombro. Repita os movimentos várias vezes e faça o mesmo exercício com o braço esquerdo.

Agora, coloque os pulsos na base do pescoço e coloque os dedos em ambos os lados da coluna. Massageie os músculos com a palma das mãos, puxe para cima e pressione com os dedos. Repita no pescoço e nos ombros.

“Pince” os dedos suavemente em volta da nuca e, em seguida, alongue os músculos da área, enquanto aplica pressão com as palmas das mãos e os dedos. Repita. Finalmente, pressione para baixo da base da cabeça até o fim do pescoço.

4. Automassagem facial

A automassagem facial é uma técnica que busca estimular o tecido dérmico e muscular da pele para manter sua elasticidade e firmeza. Ao mesmo tempo, mantém o rosto mais relaxado e com viço. Para a técnica seguinte, recomendamos que você hidrate a pele com um creme ou utilize óleos vegetais e essenciais para que as mãos deslizem melhor.

Deslize os dedos pelo rosto em movimentos retos e circulares. Repita. Em seguida, do centro da testa, massageie para fora, em direção à têmpora, com a palma da mão. Repita e pressione levemente a testa com as mãos.

Para o contorno dos olhos, bata suavemente com a ponta dos dedos no osso, seguindo o contorno dos olhos. Repita.

Depois, massageie o nariz, desenhando círculos para cima com as pontas dos dedos ao redor das nadadeiras. Repita o movimento. Finalmente, dê um tapinha de leve no rosto. Você pode combinar a automassagem facial com uma massagem ao pescoço, fazendo movimentos sem pressão para cima com a ponta dos dedos ou a palma das mãos.

5. Automassagem em tornozelos inchados

A causa mais comum de inchaço nas pernas, especialmente no tornozelo, é a má circulação. Para aliviar os sintomas, siga os passos a seguir.

Sente-se em uma cadeira, de forma que seus joelhos fiquem dobrados e permitam que você alcance seus tornozelos, e descanse as palmas das mãos no chão. Concentre-se na perna direita. Faça movimentos lentos puxando a pele para cima com as palmas das mãos, dos pés até o joelho.

Repita e faça o mesmo movimento com a perna esquerda. Em seguida, faça movimentos circulares com os dedos ao redor do tornozelo, no sentido horário. Repita várias vezes e, então, faça o mesmo movimento na direção oposta.

Depois, com os dedos, faça pequenos movimentos como de massagem nos tornozelos. Você pode fazer isso nos dois tornozelos ao mesmo tempo. Repita.

Por fim, segure o tornozelo direito com a mão e pressione levemente o tendão de Aquiles com a ponta dos dedos. Suba e desça a mão desde o calcanhar até o início da perna, na mesma posição. Repita com o tornozelo esquerdo.

6. Automassagem nas mãos

As mãos são essenciais. Nós as usamos para tudo, e é por isso que é importante relaxar os músculos da área de vez em quando. Este tipo de automassagem é especialmente interessante antes ou depois de atividades manuais intensas. Recomendamos hidratar a pele com óleos essenciais ou óleos vegetais para facilitar o deslizamento.

Usando as palmas das mãos, deslize do centro da mão até os dedos para relaxar a área. Repita. Em seguida, coloque o polegar na área muscular da palma e faça movimentos circulares com um pouco de pressão. Você pode repetir o movimento com o polegar ou os nós dos dedos. Repita.

Agora, libere o estresse segurando suas mãos nas costas, movendo-as suavemente de um lado para o outro. Repita. Forme um anel com os dedos e pressione dedo por dedo. Por fim, mova a mão para cima e para baixo, segurando-a pelo pulso.

7. Automassagem nos ombros

Posicione os dedos da mão direita sobre o ombro direito (o trapézio superior ficará embaixo da palma). Contraia o trapézio superior três vezes e, em seguida, role os dedos sobre o músculo, começando de fora e indo em direção à base do pescoço. Repita o processo no lado esquerdo.

8. Automassagem na região lombar

Posicione uma bola de massagem, ou uma bolinha de tênis, entre a parte inferior das costas e uma parede. Mova seu corpo para cima e para baixo ou de um lado para o outro para encontrar áreas de tensão. Aplique uma pressão mais forte nos pontos sensíveis para ajudar a liberar a tensão.

9. Automassagem nos pés

Sente-se em uma cadeira confortável com os pés descalços ou com meias. Posicione a bola de tênis sob seu pé. Role-a para a frente e para trás, do calcanhar aos dedos do pé, usando uma pressão moderada.

Se você encontrar uma área dolorida ou sensível, remova o nó rolando a bola em pequenos círculos. Faça este exercício em ambos os pés. Para adicionar mais pressão, tente realizar esta técnica em pé.

10. Automassagem na barriga

Deite-se de costas, com a barriga exposta. Sobreponha as mãos na parte inferior da barriga e segure-as na posição, enquanto se concentra em respirar. Aqueça as mãos, esfregando-as uma na outra por cerca de 30 segundos. Aplique um óleo vegetal ou essencial na barriga.

Use a palma da mão para massagear toda a região, em sentido horário, várias vezes. Em seguida, massageie a linha central do abdômen, começando abaixo do esterno e terminando no osso púbico. Massageie o lado esquerdo e, depois, o lado direito do abdômen.

Em seguida, pressione os dedos firmemente no umbigo. Continue massageando com leve pressão e faça um movimento circular para fora, a partir do umbigo, no sentido horário. Faça isso por até 20 minutos. A técnica ajuda a aliviar dores na região abdominal e pode contribuir para reduzir inchaço e gordura localizada na barriga.



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