O que é curry e seus benefícios

eCycle

O curry é ótima opção para adicionar sabor e benefícios nutricionais aos seus pratos

curry
Imagem editada e redimensionada de Indivar Kaushik, está disponível no Unsplash

O curry, também chamado de curil, é um tempero em pó feito a partir de uma mistura de especiarias que incluem coentro, pimentas, cardamomo, feno-grego, açafrão-da-terra (cúrcuma), cravo, cominho, gengibre e canela. A composição das especiarias pode variar, mas em geral, o curry oferece uma série de benefícios para a saúde.

1. Propriedades anti-inflamatórias

Como o curry é feito com especiarias como açafrão, coentro e pimenta, não é de admirar que esse tempero tenha mostrado benefícios anti-inflamatórios (confira aqui estudo a respeito: 1).

O açafrão, um dos componentes do curry, contém um pigmento chamado curcumina. A curcumina é bem conhecida por sua capacidade de combater a inflamação através da regulação de proteínas inflamatórias, como a interleucina-6 (IL-6) e o fator de necrose tumoral alfa (TNF-alfa) (confira aqui estudos a respeito: 2, 3).

De fato, pesquisas em humanos e em animais mostraram que a curcumina ajuda a aliviar sintomas de doenças inflamatórias como artrite reumatoide, osteoartrite e doença inflamatória intestinal (confira aqui estudos a respeito: 3, 4, 5).

Outras especiarias comumente encontradas no curry em pó, incluindo pimenta e coentro, também oferecem efeitos anti-inflamatórios. As pimentas contêm capsaicina, um composto que atua como um poderoso anti-inflamatório (confira aqui estudo a respeito: 6).

O coentro é usado como agente anti-inflamatório nas práticas da medicina tradicional desde os tempos antigos, e pesquisas em roedores sugerem que o tratamento com esse tempero pode reduzir os sintomas de doenças inflamatórias intestinais (confira aqui estudo a respeito: 7).

2. Pode melhorar a saúde do coração

Consumir curry em pó pode beneficiar a saúde do coração de várias maneiras. Pesquisas demonstraram que a mistura de especiarias pode aumentar o fluxo sanguíneo e melhorar a função dos vasos sanguíneos, o que por sua vez pode diminuir o risco de doença cardíaca.

Um pequeno estudo realizado com 14 homens mostrou que comer 180 gramas de uma refeição contendo curry melhorou o fluxo sanguíneo na artéria braquial - o principal suprimento de sangue para o braço - em comparação com uma refeição de controle. Isso foi atribuído ao alto teor de antioxidantes do curry.

Outro estudo maior, realizado com mais de 100.000 pessoas, constatou que aquelas que consumiam pratos à base de curry em pó de duas a três vezes por mês a uma vez por semana tinham níveis significativamente mais baixos de triglicerídeos em comparação com pessoas que consumiam curry menos de uma vez por mês.

Além disso, outros estudos em humanos descobriram que a suplementação com açafrão e curcumina pode reduzir os níveis de colesterol em humanos, embora esses resultados sejam de suplementos em altas doses que excedam as quantidades normalmente encontradas em alimentos temperados com curry em pó.

Algumas pesquisas também mostraram que consumir curry pode ter efeitos favoráveis ​​nos níveis de pressão arterial, embora sejam necessárias mais análises (confira aqui estudos a respeito: 8, 11). Como os níveis de pressão alta, triglicerídeos e colesterol são fatores de risco para doenças cardíacas, o consumo de curry em pó pode ajudar a melhorar a saúde do coração.

3. Pode ter efeitos anticâncer

Numerosos estudos em tubo de ensaio descobriram que a cúrcuma, em particular, pode combater certas células cancerígenas. A curcumina, o principal composto ativo do açafrão-da-terra, é conhecida por ter propriedades potentes de combate ao câncer. Induz a morte de células cancerígenas e inibe a propagação de células cancerígenas, suprimindo vias de sinalização específicas no corpo (confira aqui estudo a respeito: 13).

De acordo com pesquisas com animais, a curcumina pode combater vários tipos de câncer, incluindo os da próstata, mama, cólon e cérebro. Estudos em humanos também tiveram resultados promissores. Por exemplo, um estudo realizado em 126 pessoas com câncer colorretal mostrou que a suplementação com 1.080 mg de curcumina por dia durante 30 dias aumentou a morte das células cancerígenas e diminuiu a inflamação.

Outros estudos também mostraram que outras especiarias como pimenta, coentro e cominho, podem oferecer poderosos efeitos anticâncer (confira aqui estudos a respeito: 15, 16).

4. Contém poderosos antioxidantes

Antioxidantes são compostos que ajudam a prevenir danos celulares causados ​​por moléculas reativas conhecidas como radicais livres.

Os radicais livres levam ao estresse oxidativo, uma condição associada a doenças crônicas como doenças cardíacas, câncer e degeneração cerebral. A ingestão de alimentos ricos em antioxidantes pode diminuir os efeitos do estresse oxidativo e reduzir o risco de doença (confira aqui estudo a respeito: 17).

O curry em pó contém diversos antioxidantes, como curcumina, quercetina, pineno, luteína, zeaxantina e cuminal (confira aqui estudos a respeito: 18, 19, 20, 21). Um pequeno estudo realizado com 17 homens demonstrou que se alimentar de refeições contendo entre seis e 12 gramas de curry em pó reduziu significativamente a alantoína - um marcador do estresse oxidativo - em comparação com refeições que não contêm curry.

5-9. Outros benefícios

Além dos benefícios potenciais listados acima, o consumo dessa mistura saborosa de especiarias pode melhorar a saúde das seguintes maneiras:

  1. Ajudar a baixar os níveis de açúcar no sangue. Um estudo realizado com mais de 100.000 pessoas mostrou que aquelas que consumiam quantidades moderadas de curry tinham níveis significativamente mais baixos de açúcar no sangue do que as que consumiam curry menos de uma vez por mês;
  2. Pode melhorar a saúde do cérebro. Pesquisas em humanos e animais demonstraram que a curcumina, o principal composto da cúrcuma, pode melhorar significativamente os marcadores de degeneração cerebral e reduzir o risco de desenvolver a doença de Alzheimer (confira aqui estudos a respeito: 23, 24);
  3. Pode melhorar a saciedade. Em um estudo, homens que fizeram refeições contendo seis ou 12 gramas de curry em pó relataram uma redução significativa da fome e da vontade de comer, em comparação com aqueles não consumiram curry;
  4. Por conter coentro e cominho, o curry tem efeitos antifúngicos e antibacterianos (confira aqui estudo a respeito: 26).
  5. Estudos em roedores descobriram que a curcumina pode ajudar o sistema digestivo a funcionar corretamente e aliviar os sintomas de distúrbios digestivos, embora sejam necessárias mais pesquisas em humanos (confira aqui estudos a respeito: 27, 28, 29).

Lembre-se de que esses benefícios estão principalmente relacionados aos componentes individuais do curry em pó e não à mistura de especiarias. Mais pesquisas envolvendo o uso de curry em pó para melhorar a saúde são necessárias.

Como adicionar curry à sua dieta

Como o curry é uma mistura de especiarias, ele pode ser usado para dar sabor a vários pratos. Ele tem um sabor único e picante que pode assumir notas doces e salgadas, dependendo da mistura exata de especiarias usada pelo fabricante.

Lembre-se de que não existe uma receita de curry em pó e que os temperos utilizados podem variar. Algumas versões podem ser picantes com o uso de pimentas, enquanto outras são leves. Depois de encontrar um curry em pó que agrada ao seu paladar, tente adicioná-lo a pratos como refogados, sopas, assados e molhos. De fato, essa versátil mistura de especiarias pode ser usada para temperar qualquer coisa, portanto, não tenha medo de experimentar.

Lembre-se de que, como o curry em pó geralmente contém açafrão, ele dará um tom dourado às suas receitas.



Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail