Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

folha de curry, também chamada de folha de caril, neem-doce e neem-indiano, é amplamente utilizada na culinária indiana para realçar o sabor dos alimentos, por seu aroma adocicado e perfumado que se assemelha ao do capim-limão.

Retiradas da árvore Murraya koenigii, espécie cítrica nativa da Índia e do Sri Lanka, a folha de curry também é usada na medicina ayurvédica há centenas de anos, graças às suas incríveis propriedades medicinais e aos benefícios que pode proporcionar à saúde.

Nas receitas indianas, como sambhar, rasam, chutney e outros, elas têm uma função semelhante à das folhas de louro no Brasil, conferindo um sabor único às refeições. No entanto, a folha de curry não deve ser confundida com o pó de curry, que tem origem britânica e corresponde a uma mistura de especiarias usadas na culinária indiana. Além disso, seu sabor é mais sutil e levemente mais complexo do que o curry em pó.

Para aproveitar melhor os incríveis benefícios das folhas de curry, você pode comprar a muda da planta e cultivá-la em casa. As folhas são usadas para conferir um sabor único a pratos à base de arroz branco, lentilhas e o que mais sua imaginação permitir. Uma dica é fritar a folha em óleo quente por alguns minutos antes de adicioná-la aos pratos, para soltar o aroma.

Benefícios da folha de curry

A folha de curry tem poucas calorias e é rica em proteínasfibrascarboidratoscálcio, fósforo, ferro e outros minerais essenciais. Além disso, é fonte de vitamina A, vitamina B, vitamina C e vitamina E, além de antioxidantes poderosos. Confira os benefícios que este rico perfil nutricional pode oferecer a você.

1. Previne o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de diversas doenças

As folhas do curry são ricas em compostos vegetais que agem como poderosos antioxidantes. Esses compostos nos mantêm saudáveis ​​e nos protegem de inúmeras doenças provocadas pelos radicais livres, responsáveis pelo estresse oxidativo, prevenindo o envelhecimento da pele e o surgimento de rugas e linhas de expressão.

Os danos provocados pelo estresse oxidativo muitas vezes são causas de doenças nos rins, no sistema nervoso, no sistema cardiovascular e muitas outras. Além disso, as folhas de curry têm potencial antimutagênico, protegendo nosso corpo de diferentes tipos de câncer, graças aos flavonoides presentes na planta.

2. Reduz o risco de doenças cardíacas

As folhas de curry protegem o coração, evitando danos oxidativos. O consumo de folhas de curry também diminui os níveis de colesterol e reduz o nível de triglicerídeos. A redução dos fatores de risco, portanto, ajuda a nos proteger contra doenças cardíacas.

3. Auxilia no controle do diabetes

O consumo de folhas de curry auxilia no controle do diabetes e de suas complicações, porque ajudam a reduzir os níveis de glicose no sangue.

As folhas de curry são ricas em fibras, o que retarda a digestão, evitando picos repentinos nos níveis de açúcar no sangue. Eles também aumentam a atividade da insulina, ajudando ainda mais os pacientes com diabetes.

4. Protege o cérebro

O consumo de folhas de curry aumenta os antioxidantes que protegem nosso cérebro. Eles também foram considerados úteis na prevenção de doença de Alzheimer, protegendo os neurônios do dano oxidativo.

5. Tem potencial antibacteriano

Folhas de curry são antibacterianas. Elas são eficazes na prevenção de infecções bacterianas por E.coli e Staphylococcus, por exemplo.

6. Protege o fígado

As folhas de curry são antioxidantes poderosos e protegem nosso fígado dos danos causados ​​pelo estresse oxidativo. Elas também protegem o fígado de infecções e reduzem a inflamação. Por isso, podem ser auxiliares eficazes no tratamento da cirrose hepática.

7. Mantém a saúde dos cabelos

As folhas do curry, quando fervidas com óleo de coco, são um excelente tônico capilar que previne o envelhecimento e estimula o crescimento do cabelo. Elas previnem a queda dos fios e são úteis na prevenção de caspa e couro cabeludo seco.

8. Trata a anemia

As folhas de curry são ricas em ferro e ácido fólico, que são importantes para melhorar os níveis de ferro no corpo. Isso ajuda imensamente os pacientes que sofrem de anemia.

9. Mantém a saúde ocular

As folhas de curry são ricas em vitamina A e, portanto, benéficas para os olhos. Elas ajudam a manter uma boa visão e previnem o desenvolvimento de catarata.

10. Faz bem para a pele

Folhas de curry são úteis tratar queimaduras leves, hematomas e erupções na pele, além de protegê-la de infecções.

11. Faz bem para a saúde bucal

As folhas de curry criam um ambiente em nossa boca que impede o desenvolvimento de bactérias, ajudando na manutenção da saúde bucal e na prevenção de doenças associadas.

12. Apoia o sistema imunológico

Tão importante quanto tratar uma doença é prevenir o seu aparecimento. As folhas de curry são ricas em antioxidantes, o que aumenta sua imunidade, evita que você fique doente e auxilia seu corpo a se recuperar mais rapidamente, caso você adoeça.

Como consumir a folha de curry

A melhor maneira de extrair o sabor das folhas de curry é primeiro refogá-las em óleo. Uma vez que estejam macios e perfumados, você pode adicioná-los aos pratos para realçar os sabores. Embora as folhas de curry combinem mais facilmente com pratos indianos, elas podem ser adicionadas a uma grande variedade de alimentos, incluindo:

  • Sopas
  • Massas
  • Batatas fritas
  • Chutneys
  • Arroz
  • Ensopados
  • Dals