Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Os probióticos para diarreia são micro-organismos que podem ser benéficos para a saúde

Os probióticos para diarreia são micro-organismos que demonstraram oferecer uma ampla gama de benefícios à saúde.

Além de serem encontrados em suplementos e em certos alimentos, como o chucrute, os probióticos vivem naturalmente no intestino. Lá, eles desempenham vários papéis importantes, como manter a saúde imunológica, protegendo o organismo contra infecções e doenças.

As bactérias da flora intestinal podem ser afetadas tanto negativamente quanto positivamente por vários fatores, incluindo dieta, estresse e uso de medicamentos.

Quando a composição das bactérias intestinais se desequilibra e a população normal de probióticos é interrompida, pode levar a problemas de saúde. Ou seja, o aumento do risco de doenças como a síndrome do intestino irritável (SII) e sintomas digestivos como diarreia.

Remédio para diarreia
Remédio para diarreia: 6 dicas no estilo caseiro

A Organização Mundial da Saúde define diarreia como “três ou mais fezes moles ou aquosas em um período de 24 horas”. A diarreia aguda dura menos de 14 dias, enquanto a diarreia persistente dura 14 dias ou mais.

É bom tomar probiótico com diarreia?

A suplementação com probióticos pode ajudar a prevenir e tratar certos tipos de diarreia, repovoando com bactérias intestinais benéficas e corrigindo o desequilíbrio.

Os probióticos combatem bactérias patogênicas, competindo por nutrientes, estimulando o sistema imunológico e alterando o ambiente intestinal para torná-lo menos propício à atividade patogênica.

Infecções decorrentes de água de má qualidade podem ser causa de déficit de estatura

Qual é o melhor probiótico para diarreia?

A diarreia pode ser causada por infecções bacterianas ou virais, uso de medicamentos ou exposição a diferentes microrganismos durante viagens.

Diarreia infecciosa

A diarreia infecciosa é causada por um agente infeccioso, como bactérias ou parasitas. Sabe-se que mais de 20 bactérias, vírus e parasitas diferentes causam diarreia infecciosa, incluindo Rotavírus, E. coli e Salmonella.

Esse tipo de diarreia é mais comum em países em desenvolvimento, e pode levar à morte se não for tratada. O tratamento inclui prevenir a desidratação e a duração da diarreia.

Uma revisão de 63 estudos em 8.014 pessoas concluiu que os probióticos reduziram com segurança a duração da diarreia e da frequência das fezes em adultos e crianças com diarreia infecciosa.

Em média, os grupos tratados com probióticos apresentaram diarreia por quase 25 horas a menos que os grupos controle.

Infecção intestinal pode predispor a doenças metabólicas, como as cardíacas, diabetes e obesidade

Diarreia causada por antibióticos

A diarreia é um efeito colateral comum do antibiótico. Isso porque ele afeta a microbiota intestinal como um todo, não apenas as bactérias patógenas.

Bactéria
Bactéria resistente a um dos mais poderosos antibióticos é encontrada no Brasil

Tomar probióticos pode ajudar a prevenir a diarreia associada ao uso de antibióticos, repovoando o intestino com bactérias benéficas.

Uma revisão demonstrou que a diarreia associada à ingestão de antibióticos foi significativamente mais prevalente naqueles que não estavam suplementando probióticos.

De fato, quase 18% das pessoas nos grupos controle tiveram diarreia associada a antibióticos, enquanto apenas 8% das pessoas nos grupos tratados com probióticos foram afetadas.

Estudos concluíram que os probióticos – particularmente as espécies Lactobacillus rhamnosus GG e Saccharomyces boulardii – podem reduzir o risco de diarreia associada a antibióticos em até 51%.

Cientistas de Brasil e França revelam nova estratégia para desenvolver antibióticos

Diarreia do viajante

Viajar expõe você a muitos tipos de micro-organismos que normalmente não são introduzidos no seu sistema, o que pode causar diarreia.

A diarreia do viajante é definida como “a passagem de três ou mais fezes não formadas por dia” com pelo menos um sintoma relacionado, como cãibras ou dor abdominal, ocorrendo em um viajante após a chegada ao seu destino. Ela afeta 20 milhões de pessoas anualmente.

Uma revisão de 11 estudos constatou que o tratamento preventivo com suplementos probióticos reduziu significativamente a ocorrência de diarreia do viajante.

Outra revisão de 2019, mostrou que apenas o tratamento com o probiótico Saccharomyces boulardii resultou em reduções significativas de até 21% na diarreia do viajante.

Intestino-e-depressao
Intestino e depressão: como um afeta o outro?

Diarreia em bebês e crianças

A enterocolite necrosante é uma doença do intestino que ocorre quase exclusivamente em lactentes. Essa doença é caracterizada pela inflamação intestinal que leva a um crescimento excessivo de bactérias, que danificam seriamente as células do intestino e do cólon. É uma condição grave, com uma taxa de mortalidade de até 50% .

Um dos sintomas é diarreia grave. Antibióticos são frequentemente usados ​​para tratar esta doença, o que pode levar à diarreia associada a antibióticos, podendo piorar a condição do paciente.

Além disso, alguns especialistas sugerem que o tratamento com antibióticos pode ser um fator que causa a enterocolite necrosante.

Estudos demonstraram que os probióticos podem ajudar a reduzir o risco de enterocolite necrosante e mortalidade em prematuros.

Amamentação
Aleitamento materno é bom para a saúde da mulher e previne a mortalidade infantil

Uma revisão de 42 estudos, descobriu que o uso de probióticos reduziu a incidência de enterocolite necrosante. E também demonstrou que o tratamento com probióticos levou a uma diminuição na mortalidade infantil geral.

Outros estudos descobriram que certas cepas de probióticos, incluindo Lactobacillus rhamnosus GG, também podem tratar a diarreia infecciosa em crianças.

Alimentos contaminados causam a morte de 420 mil pessoas todos os anos

Melhores tipos de probióticos para diarreia

Existem centenas de tipos de probióticos, mas algumas pesquisas mostraram que a suplementação com certos tipos é mais benéfica no combate à diarreia.

De acordo com descobertas científicas, os seguintes tipos são as cepas probióticas mais eficazes para o tratamento da diarreia:

  • Lactobacillus rhamnosus GG (LGG): está entre as cepas mais comumente suplementadas. A pesquisa mostra que o LGG é um dos probióticos mais eficazes no tratamento da diarreia em adultos e crianças.
  • Saccharomyces boulardii: S. boulardii é uma cepa benéfica de levedura que é comumente usada em suplementos probióticos. Foi demonstrado que trata a diarreia infecciosa e associada a antibióticos.
  • Bifidobacterium lactis: este probiótico possui qualidades estimulantes do sistema imunológico e protetor do intestino e pode reduzir significativamente a gravidade e a frequência da diarreia em crianças.
  • Lactobacillus casei: L. casei é outra cepa probiótica que foi estudada por seus benefícios antidiarreicos. Alguns estudos sugerem que ele trata diarreia infecciosa e associada a antibióticos em crianças e adultos. Esses são os lactobacillus presentes no famoso Yakult, ou seja, a bebida pode ser usada para tratar casos de diarreia.

Embora outros tipos de probiótico possam ajudar a tratar a diarreia, as cepas listadas acima têm mais pesquisas que apoiam seu uso para essa condição específica.

probióticos-para-diarreia
Imagem editada e redimensionada de Marco Verch em Flickr, sob a licença CC BY 2.0
Cidade
Bactérias marinhas fazem digestão de plástico no oceano

Unidades formadoras de colônias

Os probióticos são medidos em unidades formadoras de colônias (UFC), que indicam o número de bactérias benéficas concentradas em cada dose. A maioria dos suplementos probióticos contém entre 1 e 10 bilhões de UFC por dose.

No entanto, alguns suplementos probióticos são embalados com mais de 100 bilhões de UFC por dose.

Embora seja essencial escolher um suplemento probiótico com uma alta UFC, as cepas incluídas no suplemento e na qualidade do produto são igualmente importantes.

Dado que a qualidade e a UFC de suplementos probióticos podem variar bastante, é uma boa ideia trabalhar com um profissional de saúde qualificado. Dessa forma, podem escolher o probiótico e a dose mais eficazes.

Possíveis efeitos colaterais relacionados ao uso de probióticos

Os probióticos são geralmente considerados seguros para crianças e adultos e os efeitos colaterais graves são raros em pessoas saudáveis. Porém, alguns efeitos adversos potenciais podem ocorrer em determinadas populações.

biocombustível
Cientistas usam bactérias e fungos para criar “biocombustível do futuro”

As pessoas vulneráveis ​​a infecções correm maior risco de sofrer reações adversas após tomar probióticos. Essas pessoas podem ser indivíduos em recuperação de cirurgia, bebês gravemente enfermos e aqueles que têm cateteres residentes ou estão cronicamente doentes.

Os probióticos podem causar infecções sistêmicas graves, diarreia, estimulação excessiva do sistema imunológico, cólicas abdominais e náusea em indivíduos imunocomprometidos.

Efeitos colaterais menos graves relacionados ao uso de probióticos também podem ocasionalmente ocorrer em pessoas saudáveis. Isso inclui sintomas de inchaço, gases, soluços, erupções cutâneas e constipação.

Os probióticos são geralmente considerados seguros para a maioria das pessoas. No entanto, é sempre uma boa ideia procurar ajuda médica antes de adicionar qualquer suplemento à dieta.

cafeína suplemento
Cuidado ao tomar suplemento de cafeína antes do treino

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais