Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

O Encontro Nacional de Engenharia de Sedimentos (Enes) é um evento promovido pela Comissão de Engenharia de Sedimentos da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (CES/ABRH)

De 28 de novembro a 2 de dezembro ocorre o Encontro Nacional de Engenharia de Sedimentos (Enes), um evento promovido pela Comissão de Engenharia de Sedimentos da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (CES/ABRH), que tem como objetivo principal a troca de experiências e a discussão de temas relevantes para a solução de problemas decorrentes dos processos de erosão, transporte e deposição de sedimentos, aproximando pesquisadores, técnicos, estudantes e gestores.

Esta edição tem um sabor especial, pois pela primeira vez a Comissão de Engenharia de Sedimentos – CES/ABRH leva até a região Norte o principal evento sobre Engenharia de Sedimentos do país. Motivado pela singularidade do rio Madeira no cenário sedimentológico, o ENES busca dar relevância a nova fronteira para geração de energia elétrica e seus impactos nos principais rios da maior bacia hidrográfica do mundo.

A cidade de Porto Velho, capital do estado de Rondônia, conhecida pelas cachoeiras do rio Madeira, agora conta com um cenário ainda mais propício a estudos sedimentológicos. O maior tributário em descarga sólida do rio Amazonas possui por si só, relevância no contexto dos rios com maior aporte de sedimentos no mundo, contudo, com a instalação das usinas de Jirau e Santo Antônio muitos esforços são alocados para a compreensão da atual dinâmica sedimentar.

Neste cenário, a comissão organizadora espera realizar um evento capaz de nivelar a discussão sobre temas que permeiam a Engenharia de Sedimentos no Brasil, trazendo um panorama atual das condições sedimentológicas do país, sendo oportuno quando for o caso de focar em bacias como a do rio São Francisco ou em novas técnicas e tecnologias que impulsionam a evolução desta área temática a medida em que ferramentas como medidores acústicos ou sensoriamento remoto acoplam novas contribuições.

A Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH) é uma entidade que tem por finalidade congregar pessoas físicas e jurídicas ligadas ao planejamento e à gestão dos recursos hídricos no Brasil. Através dos seus associados, a ABRH desenvolve ações de caráter técnico-científico, espinha dorsal da sua atuação, jurídico-institucional e social.

Atualmente, a ABRH mantém oito comissões técnicas que buscam reunir os associados em torno de um interesse específico dentro de áreas relevantes dos recursos hídricos. As comissões atuam organizando simpósios, cursos, palestras e publicações em suas áreas de interesse. Além disso, procuram atuar dentro do contexto nacional na busca de consenso na solução de problemas relevantes.

A área de engenharia de sedimentos é estratégica para o desenvolvimento do país, uma vez que trata de temas como a erosão do solo, o fluxo e a deposição de sedimentos em rios, reservatórios, deltas e estuários, bem como as interações entre as suas características e a qualidade da água.

O conhecimento sobre a produção e o fluxo de sedimentos é fundamental para o desenvolvimento de diversas atividades, como o abastecimento público de água, a agricultura, a geração de energia hidrelétrica, a navegação, o turismo e outras. Além disso, o estudo dos sedimentos representa uma importante ferramenta de análise ambiental, pois dependendo da intervenção do homem no comportamento hidrossedimentológico de uma bacia hidrográfica, severas alterações podem ser notadas nos ambientes aquáticos (flora, fauna, temperatura, pH, turbidez, características químicas e outras). Isso ressalta o caráter multidisciplinar da hidrossedimentologia (hidrologia, engenharia, química, biologia, geologia, agronomia, saneamento, matemática, física, etc.). A aplicação dos diversos domínios do conhecimento na busca por soluções aos problemas envolvendo os sedimentos é o que mais motiva a realização deste evento.

Serviço

Data: 28 de novembro a 2 de dezembro
Horário: 9h às 18h
Local: Faculdade de Rondônia
Endereço: Rodovia BR 364 – Km 6,5, s/n – Setor Rural, Porto Velho
Saiba como se inscrever