Metabolismo: o que é e quais fatores o influenciam

eCycle

Entenda o que é metabolismo e como ele funciona. Sono, ingestão de líquidos e estresse tem papel importante para acelerar ou deixar o metabolismo lento

Entender o funcionamento do corpo não interessa apenas a quem pratica um estilo de vida saudável ou busca uma vida fitness. Seja para perder peso, ganhar músculos, aumentar a resistência ou simplesmente para se conhecer melhor, é importante conhecer seu organismo para atingir seus objetivos mais rápido e com saúde. Sempre escutamos frases como “meu metabolismo está muito lento” ou “isso acelera o metabolismo”. Mas você sabe o que é metabolismo?

Metabolismo

Para funcionar, nossos corpos realizam milhões de reações químicas o tempo todo. O conjunto de eventos que as substâncias químicas e outros nutrientes realizam em nossos corpos é chamado de metabolismo. Nesse processo, é produzida a energia que faz nosso corpo continuar funcionando.

O metabolismo possui, em suma, dois tipos de reações: anabolismo e catabolismo. O anabolismo é o conjunto de reações químicas que produzem nova matéria orgânica partir da síntese de moléculas simples (consumindo energia sob a forma de ATP). Já o catabolismo se refere às reações de degradação de matéria orgânica, produzindo grandes quantidades de energia (ATP).

Existem muitos fatores que alteram o metabolismo: idade, genética, sexo, peso, altura, nível de atividades físicas e nutrição. A idade avançada torna o metabolismo mais lento e, de forma geral, os homens possuem metabolismo mais acelerado do que as mulheres e a prática de exercícios físicos aumenta o metabolismo. A relação é simples: quanto mais músculos você tem, mais veloz será seu gasto calórico.

Cada indivíduo possui sua própria taxa de metabolismo basal. Ela se refere à quantidade mínima de energia (calorias) que cada pessoa precisa para manter suas funções vitais em repouso. Para conhecer sua taxa de metabolismo basal e estabelecer uma dieta de acordo com seus objetivos, você deve procurar o acompanhamento de um profissional especializado.

Como acelerar o metabolismo

A maioria das pessoas já ouviu falar que o correto é comer pequenas refeições ao longo do dia, e então porque tanta gente escolhe o jejum para perder peso? Esse é um equívoco comum de quem busca acelerar o metabolismo rapidamente. Mas o ideal é ter refeições menores e mais frequentes, com alimentos ricos em fibras, como brócolis, couve-flor e abobrinha. Isso otimiza a digestão e ajuda seu metabolismo a funcionar melhor.

Soluções rápidas tendem a não ser saudáveis para o corpo. Perda de peso por privação de comida pode significar mais uma flutuação nos níveis de líquido do seu corpo do que uma perda de gordura de fato. Quanto maior o intervalo entre suas refeições, mais lento é o seu metabolismo. Seu corpo reduz seu gasto calórico para poupar energia, e aí você pode até perder massa magra. Pois seu organismo procura a energia que precisa consumindo o seu próprio tecido muscular.

Vale lembrar que 70% de nosso corpo é formado por água, então a ingestão do líquido é fundamental para todos os processos vitais de nosso corpo, inclusive para queimar calorias. Ingestão baixa de água prejudica o metabolismo. Por isso, certifique-se de manter sua ingestão de líquidos adequada. Uma boa dica para acelerar o metabolismo pela ingestão de água é consumindo-a gelada. O corpo precisa gastar energia para igualar a água à temperatura do corpo, e por isso passa pelo processo de termogênese, onde o corpo gasta mais energia queimando calorias.

Falta de sono torna o metabolismo mais lento. O indicado é sete a oito horas de sono por noite para regular os níveis hormonais, mas esse número varia de pessoa para pessoa. Independente da quantidade ideal de horas que você precise para ficar descansado, ficar sem dormir pode prejudicar a perda de peso.

Muitas pessoas que desejam perder peso rapidamente recorrem a alimentos termogênicos para acelerar esse processo. Alguns deles são a cafeína (café e chá verde), a canela, o gengibre, cúrcuma, entre outros. Contudo, o excesso de alimentos termogênicos pode dar efeito rebote, pois eles interferem no sono, que é essencial para manter o metabolismo acelerado.

Outro fator que prejudica seu metabolismo é o estresse. Ele coloca seu corpo em estado de tensão, e muitas pessoas tendem a comer mais quando estão estressadas. Por isso, buscar métodos que te auxiliem a relaxar, não só fará bem para sua saúde mental, como pode acelerar seu metabolismo e ajudá-lo a perder peso ou ganhar músculos (a tão sonhada massa magra).

Dicas simples podem fazer toda a diferença na busca por uma vida mais saudável. Se você está insatisfeito com seu corpo, precisa conhecê-lo e saber quais dos seus hábitos influenciam seu metabolismo, o que acaba influenciando no seu peso e na sua aparência, além dos hormônios e possíveis problemas de saúde. Quer acelerar o metabolismo para perder peso? Então é importante se questionar não apenas sobre sua ingestão de alimentos, mas também sua rotina de sono, ingestão de líquidos e verificar seus níveis hormonais - um check-in médico é sempre recomendado antes de fazer qualquer alteração brusca na sua rotina.

Fonte: MNN

Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail