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Ter uma vida saudável pode ser uma questão de hábito e adaptação

Imagem de Brooke Lark em Unsplash

Uma vida saudável traz diversos benefícios em termos de qualidade de vida e também para o meio ambiente. Em um primeiro momento, seu corpo agradece, pois ele vai possuir mais resistência com um sistema imunológico forte, evitando doenças. Depois, o meio ambiente será menos degradado por conta de atitudes mais conscientes e saudáveis, como ingerir menos medicamentos, andar de bicicleta e caminhar, em vez de usar o carro, e subir as escadas, ao invés de utilizar o elevador.

Mas só é possível alcançar esse estilo de vida saudável com uma mudança de hábito e uma maior consciência sobre as ações do dia a dia. Alterar o comportamento e a rotina são medidas necessárias para que se tenha uma vida saudável. Para ajudar você com essas mudanças, abaixo estão algumas dicas, hábitos e passos que você deve seguir.

Hábitos para uma vida saudável

Lave suas mãos

A maioria das pessoas toca os olhos ou nariz uma vez a cada três horas. Esse costume não é bom, pois cada esfregada pode transportar micro-organismos nocivos. Por isso, é importante lavar as mãos não só antes de fazer uma refeição, mas muitas vezes ao dia, para encerrar a troca de germes. Saiba como evitar levar as mãos ao rosto na matéria: “Como evitar colocar a mão no rosto“.

Lembre-se de beber água

O mesmo ar seco do inverno que provoca as rachaduras dos lábios também suga a umidade do nariz e da garganta. A capacidade de afastar os vírus antes que eles dominem o seu corpo depende de um fluxo constante de secreções, que são auxiliadas pela água. Por isso, tome pelo menos de oito a dez copos por dia. Tenha cuidado com a ingestão de bebidas com cafeína, porque elas desidratam o corpo.

Abandone o açúcar e os refrigerantes

Adultos comem uma média de 135 quilos de açúcar por ano. A maioria das pessoas não consegue metabolizar o açúcar que consome porque ele rapidamente se transforma em gordura. E, quando se come o açúcar, o sistema imunológico é “congelado” por até duas horas, durante as quais os vírus e outros organismos estranhos podem atacar seu sistema, dificultando seus planos de ter uma vida saudável. Quando tiver vontade de comer doce, experimente deixar algumas frutas congeladas, como amora, uva ou abacaxi, para consumi-las depois. Consumir bananas pode ser uma delícia também.

Coma mais vegetais sempre

A verduras e legumes são um depósito de vitaminas e minerais essenciais para a sua saúde, ou seja, são fundamentais para uma vida saudável. Eles vão ajudar na proteção contra resfriados e gripes, principalmente os vegetais mais coloridos, porque eles têm mais nutrientes. Em determinadas épocas do ano, comer um monte de alimentos ricos em vitaminas A e C, como a batata doce e a abóbora, ajuda a melhorar o sistema imunológico. Saiba mais sobre os benefícios de comer vegetais na matéria “O que é vegetarianismo e seus benefícios“.

Não tenha uma vida sedentária, pratique esportes ou exercícios físicos

A prática de exercícios físicos é um importante passo para alcançar uma vida saudável. O exercício ajuda a aumentar a energia, reduzir o estresse e ainda mantém o peso sob controle. Faça um programa de atividades físicas e adicione-o à sua rotina; em primeiro lugar, adicione o fator diversão, realize treinos e esportes divertidos. Procure ouvir músicas enquanto caminha, leia livros enquanto está na bicicleta ergométrica, assista ao noticiário quando você andar na esteira. Sempre que possível, chame um amigo para fazer o exercício com você, pois isso torna a atividade mais divertida e você se envolve mais nela. E lembre-se de que seu corpo necessita de um ou dois dias de descanso.

Dormir bem é muito importante

Durma de sete a oito horas todas as noites. Mesmo que você tenha que reorganizar sua agenda, tenha um sono adequado. Mais de uma noite de insônia ou mal dormida pode afetar seriamente o seu sistema imunológico. Se você está com problemas parar dormir, fique atento para verificar se o problema não é resultado de distúrbios do sono.

Mantenha-se otimista

Manter o otimismo não é algo bobo, é focar em um comportamento orientado para resultados positivos. Além disso, esse hábito pode prevenir a perda de memória. É o que diz um estudo publicado na revista Science Daily. Segundo os pesquisadores, as pessoas que se sentem entusiasmadas e alegres têm menos probabilidade de desenvolver declínio de memória à medida que envelhecem.

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