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O banho de Sol é o ato de ficar alguns minutos debaixo do Sol para ficar bronzeado ou absorver vitamina D

O banho de Sol é a simples prática de passar alguns minutos debaixo do Sol. Essa atividade pode parecer perigosa, afinal a alta exposição ao Sol pode causar câncer de pele, o melanoma. No entanto, alguns estudos apontam que tomar um banho de Sol, com os devidos cuidados, pode ser essencial para saúde física e mental. 

Tomar um banho de Sol não é a mesma coisa que tomar um banho com água. Na verdade, o banho de Sol pode ser feito de diversas maneiras. A mais comum é indo à praia e se deitando sobre a areia, passando alguns minutos debaixo do Sol antes de passar o bloqueador solar (ele impede a ação do Sol na pele). 

No entanto, existem outras formas de tomar banho de Sol. Você pode sair para se sentar em sua varanda ou quintal por um curto período de tempo, ou ir caminhar aos arredores de sua casa. Qualquer atividade que envolva passar algum tempo debaixo da luz solar sem bloqueador solar pode ser considerada um banho de Sol.

Benefícios do banho de Sol

Uma das principais fontes de vitamina D para o corpo humano é a luz solar. Segundo estudos, cerca de um bilhão de pessoas no mundo tem algum tipo de deficiência da vitamina D. Essa condição que pode ser resolvida com banhos de Sol. Os principais benefícios do banho de Sol, e da vitamina D, presente nele são: 

Reduz sintomas da depressão

Alguns sintomas de depressão apresentam redução significativa depois do indivíduo gastar algumas horas sob a luz do Sol.  Essa luz faz com que o cérebro libere um hormônio chamado serotonina, que promove melhora no humor e sentimentos de calmaria. Esse efeito é significativo até mesmo em pessoas que não são diagnosticadas com depressão.

Melhor noite de sono 

Tomar banho de Sol pode ajudar na regulação do ritmo circadiano – o relógio interno do ser humano – fazendo com que o corpo comece a relaxar conforme o Sol se põe. 

Reforça os ossos 

A vitamina D ajuda o corpo a absorver cálcio, que ajuda a fortalecer os ossos e a prevenir osteoporose e artrite

Melhora o sistema imunológico 

Estudos mostram que a presença da vitamina D ajuda o organismo humano a lutar contra doenças cardiovasculares, gripe, esclerose  lateral amiotrófica, câncer e algumas doenças autoimunes

Cuidados com o banho de Sol 

Passar muito tempo debaixo do Sol sempre tem seus riscos. Isso porque os raios UV têm efeitos negativos na pele humana, quando ela é exposta por muito tempo. Esses raios conseguem causar danos ao DNA humano, fazendo com que as células da pele cresçam de forma descontrolada, podendo eventualmente gerar células cancerígenas. 

Além da alta exposição ao Sol causar doenças como melanoma, ela também pode causar irritações e queimaduras. As queimaduras solares são dolorosas e podem ser tanto de primeiro, como de segundo e terceiro grau. Elas também podem levar a um quadro de melanoma no futuro.

Erupção polimorfa à luz, também conhecida como intoxicação por luz solar, pode acontecer quando alguém toma muito banho de Sol. Nesse caso, a pele do indivíduo apresenta pequenas bolhas vermelhas no peito, nos braços e nas pernas. 

Dicas para um bom banho de Sol 

O primeiro passo para um banho de Sol seguro é reduzir o seu tempo no Sol por até vinte minutos. Se você pretende reduzir seus riscos de queimadura solar, o melhor é tomar um banho de Sol de cinco até dez minutos. Alguns estudos sugerem que é mais danoso tomar muito Sol de uma vez, do que se expor aos poucos.

 Outras dicas importantes são:

  • Use protetor solar e aplique ele 15 minutos antes de sair, certifique-se de cobrir todo o seu corpo com um pouco de protetor solar;
  • Se sua cabeça não for protegida por cabelo, passa protetor até em sua cabeça;
  • Tire um tempo de pausa entre o banho de Sol e vá para a sombra;
  • Beba bastante água se for passar muito tempo debaixo do Sol;
  • Coma bastante tomate, alguns estudos apontam que eles contêm uma grande quantidade de  licopeno, um antioxidante que, segundo estudos, consegue prevenir vermelhidão na pele causada por raios UV.