Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Saiba como escolher tapete de yoga e fazê-lo durar mais tempo sem agredir o meio ambiente

tapete de yogaFoto de Ginny Rose Stewart no Unsplash

Tapete de yoga é um artefato utilizado para desenvolver as posições da prática de yoga. As práticas de yoga são compostas por exercícios respiratórios, meditação e posturas projetadas para trabalhar a consciência corporal, trazer a sensação de relaxamento e reduzir o estresse. Praticar yoga traz muitos benefícios para a saúde mental e física, muitos deles já comprovados pela ciência.

Apesar da yoga ser uma forma suave de movimento, com o tempo, o tapete de yoga se desgasta. Nesse caso, há alguns cuidados que podem torná-lo mais durável. Para começar, é preciso escolher um bom tapete e avaliar se seu material é eco-friendly, pois grande parte dos tapetes é feito de PVC, um material com substâncias tóxicas e prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente.

Como escolher tapete de yoga

Para escolher seu tapete de yoga, é preciso levar alguns pontos em consideração:

Suporte e espessura

A espessura faz bastante diferença na vida útil de um tapete de yoga. Quanto mais espesso, provavelmente mais resistente e durável ele será. Caso você tenha articulações, joelhos, tornozelos pulsos ou cotovelos sensíveis, considere adquirir um tapete mais grosso.

Um tapete mais fino, ideal para viagem, por exemplo, terá em média 1,5 milímetros. Já um tapete mais espesso terá cerca de 15 milímetros.

Portabilidade

Se você quer levar seu tapete de yoga para outros lugares, em viagens ou para práticas em grupo, por exemplo, leve em consideração a facilidade de transportá-lo. Nesse caso, o ideal é que ele tenha menos de cinco milímetros de espessura.

Antiderrapância, textura e viscosidade

O seu tapete de yoga deve ser antiderrapante, caso contrário, em algumas posições e movimentos, você pode escorregar e se machucar. A textura e a viscosidade definirão se ele não é escorregadio demais e se tem a tração necessária para que você possa deslizar ao praticar yoga.

Nesse caso, é preciso testar e avaliar o material utilizado no tapete, lembrando-se de checar se é eco-friendly.

Tapete de yoga eco-friendly

A prática de yoga vai muito além do tapete, afinal, é uma prática indiana milenar que busca reunir corpo e mente. Os praticantes dessa filosofia possuem o princípio ético denominado Ahimsa que consiste em não cometer violência contra outros seres. Alguns materiais usados nos tapetes podem ser prejudiciais ao meio ambiente, portanto, é importante levar em consideração o material.

Muitos tapetes são feitos a partir de EVA, um plástico não reciclável, ou PVC, um material que traz impactos negativos ao meio ambiente e à saúde humana. Os problemas gerados pelo PVC devem-se ao seu processo de fabricação e ao seu descarte.

As substâncias geradas ao longo do processo de fabricação do PVC (dioxinas, furanos e PCBs) são todas persistentes no meio ambiente (resistem à degradação natural), biocumulativas (penetram nos tecidos dos seres vivos) e tóxicas, podendo causar câncer, disfunção no sistema endócrino, lesões no cérebro, entre outras complicações.

Além disso, esses materiais têm um longo período de decomposição. Segundo o site do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), os plásticos podem levar de 200 a 600 anos para se decomporem na natureza completamente.

Há outras opções de tapetes de yoga que podem ser mais eco-friendly. A fibra natural de juta, por exemplo, é um material confortável, livre de metais pesados, durável e biodegradável.

Qual o tamanho ideal do tapete de yoga?

O tapete de yoga deve ser maior que o seu corpo, independentemente da espessura. É sempre preferível optar por um tapete que tenha alguns centímetros a mais que a sua altura, sem que os pés ou a cabeça fiquem para fora.

Como fazer o tapete de yoga durar mais tempo?

como escolher tapete de yogaImagem de Werner Moser por Pixabay

Para fazer seu tapete de yoga durar mais, antes de qualquer prática, certifique-se de ler as instruções de limpeza que normalmente vêm junto ao tapete assim que você compra. Dependendo do material, há práticas e produtos que não podem ser utilizados.

A limpeza deve ser feita a cada vez que você utiliza. Se for um tapete compartilhado, isso se torna ainda mais importante. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças recomendam a limpeza após o uso de qualquer aparelho compartilhado em estúdios e academias.

Outras dicas úteis para fazer o tapete de yoga durar mais são:

  • Pratique com as mãos e os pés limpos;
  • Borrife e limpe-o entre as práticas com um pouco de óleo essencial diluído em água ou um produto para lavagem de tapete;
  • Mantenha o tapete longe da luz direta do sol e deixe-o secar depois de ter contato com suor;
  • Emparelhe seu tapete com uma toalha de tapete para proteger a superfície dele.

Como limpar tapete de yoga

Mesmo que você utilize o tapete de yoga só em casa e não o compartilhe com ninguém, ele pode ser um bom lar de sujeira, vírus, bactérias e fungos. Portanto, é importante que você mantenha o cuidado e a higienização. Para limpar seu tapete, existem algumas possibilidades.

Alguns estúdios limpam os tapetes com uma mistura de água destilada, vinagre branco e um óleo essencial, como óleo essencial de melaleuca. Mas é preciso se certificar de que seu tapete é resistente a esse tipo de mistura.

Receita de limpador de tapete de yoga

Misture os seguintes ingredientes em um frasco de spray com 500 mililitros:

  • 3/4 de xícara de água destilada;
  • 1/4 de xícara de hamamélis;
  • 15 gotas de óleo essencial de melaleuca;
  • 10 gotas de óleo essencial de sua escolha.

    Sinais de que você precisa de um novo tapete de yoga

    Seu tapete está ficando fino

    Se seu tapete de yoga está começando a ficar fino, com marcas dos pés e das mãos, talvez seja uma boa hora para trocá-lo. Um tapete novo e pouco desgastado pode reforçar seu equilíbrio.

    Há desgaste ou rasgos

    Se seu tapete apresenta desgastes e rasgos, pode ser a hora de obter um tapete novo, para evitar que os buracos afetem sua prática.

    Você tem escorregado

    Se você tem um tapete escorregadio, é viável substituí-lo, pois isso afeta diretamente na sua prática, além de ser arriscado.

    Seu tapete apresenta mau cheiro

    Com o tempo, o tapete pode adquirir odor desagradável, principalmente se ele entra em contato com muito suor e não é higienizado. Caso seja esse o caso do seu tapete, pode ser também um bom sinal de que você precisa de um novo tapete.

    Como descartar tapete de yoga

    Para descartar o tapete de yoga da maneira correta, é preciso saber qual é o material. A taxa de reciclagem do PVC, por exemplo, tem crescido ao longo do tempo. O reaproveitamento do material, quando bem separado, pode ser feito de forma simples e menos onerosa.

    A reciclagem é um ótimo meio de diminuir a utilização de recursos naturais, pois uma tonelada de plástico economiza 130 kg de petróleo para a fabricação de novos produtos plásticos. Em virtude disso, é importante realizar o descarte destes materiais plásticos corretamente. Procure postos de coleta mais próximos de você no mecanismo de busca gratuito do Portal eCycle.


    Fontes: Gaiam e Very Well Fit.

    Veja também: