Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Hot yoga é ideal para quem busca agilidade e quer perder calorias com os exercícios da yoga

Hot yoga é uma modalidade da yoga praticada em locais com alta temperatura e grande umidade. O clima do estúdio onde a atividade é realizada, normalmente, vai de 27 a 38 graus Celsius, e pode ser alterada conforme a preferência do instrutor. A atividade ajuda na queima de calorias, no sono e nos cuidados com a pele. 

O que é hot yoga?

A modalidade hot yoga é bastante confundida com a Bikram yoga. As duas possuem a mesma premissa, praticar yoga em um local quente e úmido. No entanto, elas apresentam algumas diferenças significativas. Na Bikram yoga a temperatura do local precisa estar em pelo menos 41°C, com 40% de umidade. Os exercícios também são seguidos à risca, com 26 poses e dois exercícios de respiração que precisam ser realizados em ordem dentro de 90 minutos. 

Já a hot yoga se resume na realização da atividade em um estúdio com a temperatura acima do normal. As poses são diversas e dependem do instrutor, podendo ser alteradas a cada aula. Ela é menos séria e silenciosa, ao contrário da Bikram yoga, podendo ser acompanhada de música e mais interação entre os participantes.

Nos últimos anos, a prática da Bikram yoga vem tendo cada vez menos espaço, depois que seu fundador, Bikram Choudhury, foi alvo de diversas acusações de assédio. Por isso, alguns estúdios começaram a adotar o termo “hot yoga” para se referir a modalidade Bikram. Antes de começar as aulas desse tipo de yoga é sempre bom checar qual está sendo oferecida, e se ela atende os seus requisitos. 

Para saber qual das duas é a melhor opção, é bom ter em mente que a Bikram yoga é mais complexa e requer mais esforço corporal para sua realização. Desta forma, a hot yoga é mais propícia para aquelas pessoas que ainda estão se iniciando no mundo da yoga e tem pouca experiência e praticidade com os exercícios

Como começar?

A melhor opção é sempre tentar uma aula de yoga comum, caso não exista nenhuma experiência com a prática. Depois de formar um contato inicial com a yoga, é possível ir pesquisando estúdios e instrutores que dão aulas de hot yoga. Sempre prestando atenção nas descrições das aulas, para ter certeza de que o cronograma de exercícios abrange suas preferências. 

Questionar se os estúdios oferecem uma primeira aula de hot yoga de graça pode ajudar na busca. Afinal, é possível conhecer um pouco mais sobre o local e encontrar a rotina de yoga que é mais interessante e confortável. Para a começar as aulas de hot yoga, é necessário o uso de:

  • Roupas leves que permitem flexibilidade;
  • Uma toalha para colocar por cima do tapete de yoga, pois ele pode ficar um pouco escorregadio;
  • Uma toalha para secar o suor do rosto e não atrapalhar a visão;
  • Luvas e meias especiais para evitar acidentes;
  • Uma garrafa de água grande, para beber enquanto prática hot yoga

Quais os benefícios da hot yoga?

Ajuda a queimar calorias

Se exercitar em um local com altas temperaturas faz com que o ritmo cardíaco aumente e o corpo trabalhe mais. Desta forma, a hot yoga consegue ajudar no metabolismo e acelerar a queima de calorias em uma quantidade bem maior do que com exercícios da yoga comum. 

Auxilia em uma boa noite de sono

Um estudo realizado pelo ISRN Neurology, em 2012, provou que a prática de hot yoga ajudou seus alunos a ter uma melhora em sua qualidade de sono. Os participantes do estudo passaram a dormir mais rápido, e mesmo quando acordavam no meio da noite, voltavam a dormir logo em seguida.

Diminui o estresse 

Outra pesquisa, realizada em 2018 pelo Journal Of Science and Medicine in Sport, mostrou que um programa de 16 semanas de hot yoga ajudou a diminuir drasticamente os níveis de estresse de seus praticantes. Todos os participantes do estudo eram adultos fisicamente inativos e com altos níveis de estresse diário.

Pode diminuir o nível de glicose no sangue

Diversos tipos de exercício podem ser uma ótima opção de queimar energia e reduzir os níveis de glicose no sangue. Porém, de acordo com um estudo realizado em 2013, um programa de curto período de hot yoga pode ajudar na tolerância à glicose em adultos com obesidade. 

Nutre a pele 

O suor, quando gerado por um ambiente quente, tem grande benefício para a circulação, auxiliando na passagem de sangue rico em oxigênio e nutrientes para as células da pele. 

Cuidados para uma prática segura

A hot yoga apresenta uma rotina de exercícios que pode ser cansativa, ainda mais quando se tem o adicional da alta temperatura. Por isso, antes de começar as aulas de yoga é preciso tomar cuidado com condições pré-existentes que podem ser afetadas pelo esporte. Alguns cuidados são necessários para uma prática saudável e segura.

  • Beber bastante água antes, durante e depois do exercício da hot yoga, pois a alta temperatura e o suor em excesso podem acabar causando desidratação
  • É necessário checar doenças pré-existentes, como problemas cardiovasculares, doença arterial, diabetes e anorexia nervosa. Todos esses quadros podem acabar em desmaios durante as aulas se não forem acompanhados de perto por um médico ou médica.
  • Casos de pressão baixa podem acabar em tontura e desmaios durante o exercício da hot yoga. Orientação médica é essencial antes de decidir começar a prática. 
  • Mulheres grávidas costumam optar pelo yoga como exercício físico durante sua gestação. No entanto, diversos profissionais da saúde preferem não recomendar a participação de gestantes em aulas de hot yoga. Isso porque a mistura de calor e gravidez pode ser muito perigosa, ainda mais nas primeiras semanas, quando o bebe ainda está em formação.

Se você está cogitando iniciar aulas de hot yoga, lembre-se de sempre se manter hidratado. Principalmente nas 24 horas anteriores à sessão de exercícios. Mantenha-se sempre bem alimentado, de tempo para que seu corpo possa digerir os alimentos. Por fim, em caso de tontura, pare o exercício imediatamente e ouça seu corpo para evitar acidentes.