Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Água destilada pode ser produzida artificial ou naturalmente e possui diversas aplicações

Água destilada é a água obtida através do processo de destilação. A destilação consiste na evaporação seguida pela condensação (fazer voltar ao estado líquido) da água.

Esse processo proporciona a separação de uma quantidade dos sais presentes na água comum, também chamada de água mineral. Entretanto, essa água não é totalmente pura (livre de sais minerais e impurezas), pois a destilação não é suficiente para fazer a separação completa desses sais.

Para que serve a água destilada

Gotas de água de chuva
Imagem de Harpal Singh no Unsplash

A maior aplicação da água destilada costuma ser em laboratórios, sendo utilizada como reagente ou solvente. A água destilada é mais eficaz em usos laboratoriais e em análises quantitativas, pois ela proporciona menos interrupções por conta de outras substâncias presentes na água. Seu uso é possível também em baterias e no ferro de engomar a vapor –  neste último caso, sua vantagem em comparação com a água mineral é que a água destilada evita a formação de calcário.

Em laboratório, a água destilada pode ser produzida por meio da combustão do gás hidrogênio. Mas ela também pode ocorrer naturalmente sob a forma de chuva. A água recolhida dos desumidificadores e a água do ar-condicionado são outros exemplos de água destilada.

Como fazer água destilada

Água destilada na panela

  1. Encha uma panela grande de água até a metade;
  2. Coloque uma pequena tigela de vidro na panela, certificando-se de que ela boie (ela não pode tocar o fundo). Se a tigela não boiar coloque algum suporte na panela, como uma grande de ferro;
  3. Ligue o fogo e observe a água evaporar e cair dentro da tigela. Mas, se começar a ferver, abaixe o fogo;
  4. Para acelerar a coleta de água, faça a água condensar. Para isso, vire a tampa da panela de maneira que seu lado côncavo fique para cima e preencha-o com gelo;
  5. Deixe a água ferver e encher a tigela de água até a quantidade que você deseja utilizar;
  6. Retire a tigela com água de dentro da panela e despeje em um recipiente.

Água destilada de chuva

  1. Colete água da chuva em um recipiente grande e limpo (você pode utilizar uma cisterna, coletor próprio para isso.
  2. Pronto, você já tem água destilada, então armazene-a em recipientes limpos e fechados para evitar o mosquito da dengue.
Captação de água da chuva
Captação de água da chuva: conheça as vantagens e cuidados necessários para o uso da cisterna
sistema de captação de água da chuva
Sistema de captação de água da chuva econômico
como-fazer-cisterna-residencial
Como fazer uma cisterna residencial
Waterbox
Cisternas verticais: opções residenciais para captação de água de chuva

Pode tomar água destilada?

A princípio, a água destilada não faz mal se for consumida. O consumo dessa água pode até prevenir ou diminuir o aparecimento de pedras nos rins. Entretanto, ela não deve substituir o consumo da água mineral comum, já que esta última é fonte de minerais essenciais para o organismo e suspender seu consumo pode trazer deficiências nutricionais.

Cisternas
Ideal para coleta de água de chuva ou para armazenar água potável. Fácil instalação
A partir de R$177,00
Economia na conta de água
Comprar

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), o processo de destilação é muito eficaz na remoção de bactérias, protozoários e vírus patogênicos. Além disso, ele também elimina contaminantes químicos presentes na água.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais