Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

O termo dispositivos vampiros se refere a um conjunto de aparelhos eletrônicos que continuam usando energia quando estão desligados

Os dispositivos vampiros são qualquer aparelho eletrônico que esteja conectado na tomada, mesmo depois de ter sido desligado. Essa situação é chamada de “standby”, ocasião onde o aparelho eletrônico entra em um estado de “sono”, onde ele está desligado e não exerce suas funções, mas permanece ligado na tomada. 

A maioria dos aparelhos costuma ter uma espécie de modo de “standby”. O ideal é que cada indivíduo faça um inventário de todos os aparelhos eletrônicos que tem em casa, e quais deles continuam puxando energia mesmo estando só ligados na tomada. Desta forma, é possível entender o quanto de eletricidade está sendo consumida de maneira desnecessária.

Para isso, verifique cada canto de sua casa. Olhe até mesmo o banheiro e a cozinha para ter certeza de que não possui aparelhos ligados na tomada sem necessidade. 

Dispositivos vampiros mais famosos

TV: a televisão segue a ideia de modo “standby”, o que significa que mesmo que você tenha desligado ela através de um botão, ela vai continuar puxando energia se estiver conectada na tomada. Além disso, quanto maior for a tela da TV, maior vai ser a energia que ela usa;

Micro-ondas: assim como a televisão, o micro-ondas continua usando energia mesmo quando não é usado. Neste caso, a situação é um pouco diferente pelo fato do dispositivo geralmente não ter um botão de desligar. Isso significa que ele fica ligado quando não está sendo usado.

Computadores: esse tipo de dispositivo vampiro pode variar seu consumo de energia em “standby”, sendo algumas versões mais novas um pouco mais eficientes. No entanto, se você optar por desligar o aparelho no botão, e deixar a tomada, ele vai continuar puxando eletricidade.

caixa de som

Sistemas de som: se você não tiver um sistema de som muito grande, então o consumo de energia quando em “standby” não é um problema. Porém, caso você conte com muitos aparelhos de som, sua casa pode estar gastando mais eletricidade do que é preciso. 

Consoles de videogame: assim como a televisão – e outros dispositivos como impressoras – os consoles também utilizam energia quando são desligados apenas no botão.

Carregador de celular: quando você deixa o carregador na tomada depois de carregar seu celular por completo, ele continua usando a energia da casa. 

Outros aparelhos: modem de TV a cabo, equipamentos relacionados ao computador, umidificadores e aquecedores.

Controle de dispositivos vampiros 

É possível fazer o controle de quanto os seus dispositivos vampiros estão gastando usando apenas o medidor de energia da sua casa. Basta desligar todos os seus dispositivos (sem tirá-los da tomada), por apenas alguns minutos. 

Depois que tudo estiver desligado, vá até o medidor e verifique o quanto a numeração está mudando em watts ou quilowatts. Desta forma você pode ter acesso ao quanto sua casa gasta de energia elétrica com dispositivos vampiros. Para saber o quanto um aparelho afeta nesse gasto, basta retirá-lo da tomada e verificar a quantidade dos outros aparelhos. 

Você também pode usar um wattímetro digital, aparelho que serve para medir o valor da potência elétrica de um aparelho ou local. Esse dispositivo mede os valores de tensão, e os multiplica com a finalidade de achar o valor final da eletricidade.

Saiba como reduzir o gasto de seus dispositivos vampiros 

Evitar o gasto de energia de um dispositivo vampiro não é tão difícil quanto parece, na verdade é bem simples. Basta adquirir o hábito de tirar seus dispositivos vampiros da tomada sempre que deixar de usá-los. Ou seja, depois de assistir televisão você pode desligar o aparelho na tomada, e fazer o mesmo com coisas como a máquina de lavar, o micro-ondas e o seu carregador de notebook.

No entanto, tome cuidado para não desligar sua geladeira ou freezer, apesar de economizar energia elétrica, esse ato pode transformar sua cozinha em uma piscina e estragar todos os seus alimentos. 

Este artigo não necessariamente representa a opinião do Portal eCycle.