Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

O planeta Terra é cercado por sons da natureza que são essenciais para uma vida saudável

Os sons da natureza são qualquer tipo de sons derivados do meio ambiente, sejam eles o canto dos pássaros ou o impacto da água que cai na cachoeira. Antes da humanidade ser cercada de tecnologias e construções de cimento, ela vivia em meio à natureza, em contato direto com os seus sons. Esse é um dos motivos que pode explicar porque escutar sons da natureza traz benefícios ao bem-estar humano. 

Se for analisado de uma perspectiva evolucionista, o ser humano sempre atendeu aos alertas naturais de perigo e segurança. Por isso, um ambiente cercado de sons da natureza, comuns ao ouvido humano, pode trazer um sentimento de paz que faz com que o indivíduo abaixe a guarda e fique tranquilo.

Com o aumento do tempo que as pessoas passam em suas casas, e o aumento da população que mora em grandes cidades, os sons naturais ganharam características não tão naturais. Isso porque muitos indivíduos abandonaram a tradicional viagem ao campo para aproveitar o meio ambiente, e começaram a ouvir os sons da natureza através de plataformas de streaming na internet. 

Apesar dessa ser uma boa alternativa para quem precisa se acalmar e não tem natureza por perto, ela não se compara à experiência de verdade. No entanto, para que a experiência de verdade possa ser uma opção, a humanidade precisaria tomar atitudes de preservação do meio ambiente, que combatem práticas como desmatamento e o esgotamento de recursos naturais. 

Benefícios dos sons da natureza 

Diversos estudos já apontaram os benefícios dos sons da natureza em relação ao bem-estar humano. Em específico, uma pesquisa, realizada pela University of Exeter, mostrou que seus participantes tiveram efeitos terapêuticos positivos ao ouvirem sons da natureza, com a chuva caindo ou os pássaros cantando.  

Essas pessoas apresentaram um aumento no potencial de se recuperar de sentimentos de estresse e fadiga mental. Para os estudiosos, esses resultados eram mais fortes quando a pessoa tinha algum tipo de memória relacionada aos sons da natureza. O uso de trilhas que não continham sons da natureza, no entanto, não apresentaram nenhum benefício significativo no bem-estar dos pacientes. 

Um outro estudo, publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, revelou que seus voluntários não só tiveram alívio no estresse, como também sentiram redução de sintomas de dor no corpo. Segundo a pesquisa, os sons de água seriam mais efetivos no bem-estar, enquanto os sons de pássaros ajudam na redução do estresse.

Sons da natureza no meio ambiente  

Mesmo que ouvir sons da natureza na internet quebre o galho para quem não consegue viajar ao campo, ainda existem opções melhores. Um estudo de 2019 descobriu que ao gastar duas horas por semana em um ambiente natural, seus voluntários apresentaram melhora no seu bem-estar, diferente das pessoas que passam mais tempo dentro de casa. 

Para os especialistas, não é preciso apenas ouvir os sons da natureza, mas estar próximo a eles. Por isso, se você está em busca do sentimento de alívio de estresse, com sons do meio ambiente, talvez seja mais efetivo passar um tempo próximo à mãe natureza, seja viajando para uma cachoeira, ou indo passar uns dias no campo. 

Técnicas para ouvir os sons da natureza

Saia para descobrir novos sons da natureza: faça uma caminhada e descubra lugares diferentes na natureza, escute o som das folhas e dos animais pelo local e aproveite o que o meio ambiente pode fornecer;

Conecte-se à natureza: saia para fazer yoga ou meditação enquanto ouve os sons da natureza, sempre que possível, do lado de fora da sua casa ou em meio a parques e florestas. Uma boa opção é sentar embaixo de uma árvore e se conectar com o mundo selvagem enquanto respira fundo e foca nos sons das folhas;

Siga o som das águas: os sons da água correndo nos rios e lagos podem ajudar em sintomas de depressão e ansiedade, principalmente quando relacionados à meditação. Além disso, se aventurar em uma cachoeira pode ser divertido!;

Desligue do mundo e olhe para cima: adote o minimalismo digital e deixe de lado a tecnologia por um tempo. Observe os pássaros cantando e voando, esses sons da natureza podem ajudar a reduzir o estresse que as telas causam nas pessoas;

Preserve os sons da natureza 

O mais importante para se ter os benefícios dos sons da natureza é preservar o meio ambiente. Com o aumento das mudanças climáticas, do desmatamento e da poluição global, a vida selvagem pode encontrar um fim trágico. Se conectar com o meio ambiente através dos sons da natureza pode ajudar o ser humano a desenvolver um sentimento de empatia pelo o que tem sido destruído.

Afinal, esses sons chegam ao fim junto com a vida selvagem, e ouvir o barulho dos pássaros no youtube não é a mesma coisa que ouvi-los em um campo. Para preservar esses sons da natureza, e o planeta Terra, você pode começar sendo um ativista pelo meio ambiente.

Existem centenas de movimentos que você pode aderir com o intuito de preservar os sons da natureza. Seja adotando o veganismo para lutar contra a crueldade animal e a emissão de gases de efeito estufa, ou trabalhando a reciclagem todos os dias em sua vida, para impedir a poluição do planeta por resíduos não biodegradáveis.

Cobrar grandes empresas e governos de sua responsabilidade também é uma forma de lutar pela causa ambiental. Por isso, sempre que possível, dissemine informações a respeito da luta e faça sua parte pela preservação da natureza e de uma vida humana saudável.