Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

A garrafa com filtro Pure é capaz de retirar 99,9% de impurezas com luz solar e filtros

Imagine a situação: você está com sede em um lugar inóspito e sabe que a água do rio mais próximo não é potável. Então você saca uma garrafinha da sua bolsa, enche-a de água e depois de pouco tempo (desde que a garrafa esteja em contato com luz solar) poder beber a água sem problemas. Parece mentira, mas não é. O designer industrial Timothy Whitehead criou uma garrafa com filtro que possui um mecanismo capaz de filtrar 99,9% das impurezas, quase que instantaneamente, com ajuda apenas de filtros e luz. A garrafa recebeu o nome de Pure.

O sistema consiste em quatro filtros e um sistema de captação de luz ultravioleta. O produto é dividido em dois compartimentos: um interno para água não purificada, e outro externo para onde segue a água após a purificação.

O desempenho da garrafa já foi comprovado. Há uma eficiência de 99,9% dos casos em qualquer tipo de água, além de dispensar pastilhas de cloro e iodo para a esterilização que causam alteração no gosto.

A intenção é que a garrafa seja uma solução para as pessoas que sofrem com a falta de tratamento de água. A ideia surgiu durante uma viagem pela Zâmbia, na África, em que Whitehead percebeu que a população sofria com a demora no processo de purificação da água.

O designer está trabalhando em um protótipo que seja mais adequado ao mercado de larga escala, assim as pessoas poderão ter acesso imediato à água potável em qualquer lugar do planeta.


Fonte: EcoD

Veja também: