Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Dia do Meio Ambiente sensibiliza pessoas, organizações e países quanto à importância de proteger a natureza

 

A Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o dia 5 de junho como o Dia do Meio Ambiente (WED – sigla de World Environment Day) em 1972, dando início à Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, também conhecida como Conferência de Estocolmo. O evento foi a primeira grande reunião de chefes de estado organizada pelas Nações Unidas para tratar das questões ambientais. Deste então, o Dia do Meio Ambiente é celebrados todos os anos, tendo sempre um tema e um país sede diferentes. A data se tornou a principal plataforma global para sensibilizar pessoas, organizações e países para a importância de proteger a natureza.

O dia é celebrado de inúmeras maneiras, em mais de 100 países, incluindo desde ações de limpeza de praias e plantio de árvores até a convocação de funcionários e parceiros para se envolverem e fazerem a sua parte. É também um ótimo momento para mostrar sua contribuição para a sociedade.

Além do Dia do Meio Ambiente, no Brasil também se celebra a Semana Nacional do Meio Ambiente, entre os dias 1º e 5 de junho. A semana de conscientização foi criada pelo Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981, para complementar a celebração ao Dia do Meio Ambiente instituído pela ONU. A ideia é incluir a sociedade na discussão de pautas que tratem da preservação do patrimônio natural brasileiro.

Meio ambiente e sustentabilidade

Todos os anos, a ONU escolhe um tema para o Dia do Meio Ambiente. As ações ligadas ao tema de cada ano são coordenadas pelo Programa das Nações Unidas Para o Meio Ambiente (PNUMA), que realiza, incentiva e divulga eventos relacionados à data. Já estiveram em pauta temas como “Aumente a sua voz, não o nível do mar” (2014), o combate ao tráfico de animais (2016), à poluição plástica (2018), à poluição do ar (2019) e à biodiversidade. Neste ano, o tema é restauração dos ecossistemas

Os eventos do Dia do Meio Ambiente são sempre ligados aos Objetivos para o desenvolvimento sustentável, promovendo discussões e conscientização para que esses objetivos possam ser atingidos. Conheça o Desafio da Máscara, promovido pela ONU para divulgar a importância de combater a poluição do ar, que provoca uma morte a cada cinco segundos no mundo.

Confira a programação da ONU para 2021 e faça sua parte na campanha. Participe dos eventos, promova discussões e encontros com seus amigos e vizinhos, compartilhe fotos com a tag #GeraçãoRestauração e repense as atitudes do seu dia a dia que contribuem para o problema. Que tal deixar o carro em casa por uns dias? A matéria “O que significa ser eco-friendly?” pode te ajudar!

 

Objetivos históricos

O Dia Mundial do Meio Ambiente tem alguns objetivos gerais que foram escolhidos pela ONU para marcar a data:

  1. Mostrar o lado humano das questões ambientais;
  2. Capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável;
  3. Promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais;
  4. Advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero.