Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Ao adotar o minimalismo digital, é possível reduzir a produção de resíduos eletrônicos e melhorar a qualidade de vida

O minimalismo digital é um movimento que prega o uso reduzido das redes sociais e da internet. Ele tem como base o movimento minimalista, que preza por uma vida onde se consome apenas o necessário. Em ambas as filosofias, a intenção é melhorar a qualidade de vida humana com cuidados à saúde e atitudes responsáveis em relação ao meio ambiente. 

O minimalismo prega que as pessoas devem comprar ou obter um objeto apenas quando for essencial. Logo, o consumo de produtos desnecessários é desencorajado. O minimalismo digital segue a mesma premissa, porém relacionada ao uso do meio digital.

Para os integrantes do minimalismo digital, as pessoas têm passado mais tempo na internet. Isso tem distanciado o indivíduo da realidade, além de distrair ele dos acontecimentos da vida real. Para alguns filósofos e pensadores do movimento, o tempo gasto no meio digital tem feito com que o ser humano deixe a internet controlar muitas questões de sua vida.

Se você já se sentiu mentalmente cansado e deprimido depois de passar horas em redes sociais, então você deve entender o sentimento. Por isso, o minimalismo digital é importante para a saúde mental humana e para suas experiências sociais. 

Impactos do meio tecnológico 

A tecnologia tem impacto significativo no meio ambiente. Graças à grande demanda de tecnologias, como o celular, a produção aumentou e o tempo de funcionamento desses aparelhos diminuiu. Assim, as pessoas têm comprado mais aparelhos eletrônicos ao mesmo tempo que também descartam mais. 

O uso constante desses meios digitais faz com que eles se desgastem com facilidade. Logo, a troca do aparelho vai ser feita em um espaço de tempo menor, gerando mais resíduos eletrônicos ao planeta e alimentando a poluição e a emissão de gases de efeito estufa.  

Abrir mão de algumas tecnologias e horas no meio digital pode ser efetivo na preservação do meio ambiente. Além de economizar dinheiro comprando aparelhos novos, você pode ajudar a reduzir o consumo de energia elétrica. 

De acordo com o Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG), no Brasil, cerca de 19% das emissões de gases de efeito estufa foram provenientes do setor de energia. Quanto mais as pessoas gastam energia em seus aparelhos eletrônicos, mais gases são emitidos.

Com o uso contínuo e desenfreado de aparelhos como celulares e tablets, as pessoas carregam cada vez mais essas tecnologias. Gastando mais energia, e por vez, permitindo que mais gases sejam emitidos.

Por fim, o minimalismo digital pode ajudar a melhorar sua saúde mental. Afinal, as redes sociais pregam padrões de vida e aparência praticamente inalcançáveis, que podem afetar significativamente a vida de uma pessoa. Sempre mostrar os lados positivos de sua vida nas redes sociais pode fazer mais mal do que se imagina. 

Passos para adotar o minimalismo digital 

Fique um tempo sem seu celular, tablet ou computador

Essa técnica pode ajudar você a perceber se o meio digital realmente é algo essencial em sua vida. Aproveite o momento para descobrir ou relembrar hobbies, sair com os amigos ou ajudar seus familiares em casa. 

Caso o uso da tecnologia não seja possível, por questões de trabalho ou contato com alguém importante, tente se afastar o máximo que der. Sem ficar olhando na internet o tempo todo. Pratique o minimalismo digital deixando de lado seu celular ou outros aparelhos que têm acesso à internet por algumas horas. 

Reduza o uso de meios digitais 

Sempre que possível, troque as redes sociais por interações reais. Ou seja, vá visitar seu amigo na casa dele, ou vá às compras no shopping em vez de entrar em sites de moda. Tudo que pode ser feito presencialmente, deve ser tido como uma prioridade. Assim, você pode ter um contato maior com a vida real, e se sentir menos ligado ao meio digital.

Se achar necessário, desinstale do seu celular qualquer rede social que não faça falta. Se você não usa uma rede social com muita frequência, ou simplesmente não tem motivos para continuar usando-a, então a desinstale. Esse detox social pode ajudar no desenvolvimento do minimalismo digital. 

Cada coisa tem a sua hora

Adotar o minimalismo digital não significa que você vai abandonar de vez o uso de seu celular ou seu tablet. Na verdade, você pode continuar usando esses aparelhos, mas de uma maneira mais consciente e organizada.

Por isso, uma boa alternativa para adotar o minimalismo digital é determinar o horário certo para usar a internet. Assim, você vai ter controle sobre o tempo que gasta no meio digital, e vai sobrar muitos momentos para aproveitar com seus amigos, familiares e colegas de trabalho. 

Exemplo: você pode determinar que o horário para mexer em seu celular, computador ou tablet é das seis da tarde até às sete da noite. Durante esse período, você poderá verificar qualquer rede social ou aplicativo. Ao final dessa hora é o momento de relaxar e fazer suas atividades da vida real. 

Dê preferência às pessoas e não à tecnologia 

Por tomar grande parte da vida humana, sendo essencial para o trabalho de muitas pessoas, o meio digital pode roubar tempo precioso com aqueles que se ama. Desta maneira, é preciso dar preferência às experiências com as pessoas amadas, em vez de trocá-las por tempo nas redes sociais. 

O minimalismo digital defende  aproveitar o momento, sem ter a preocupação de gravar ou de postar o que está acontecendo toda a hora. Por muitas vezes, essa vontade de publicar todos os acontecimentos de sua vida pode fazer com que as pessoas percam o mais importante, apreciar o momento de maneira sincera.

Benefícios do minimalismo digital 

Aumenta a energia 

Olhar para telas o tempo todo pode fazer com que um indivíduo se sinta cansado e desanimado. Isso porque a maior parte dos eletrônicos emite luz azul, que pode cansar os olhos e desequilibrar o ritmo circadiano. Isso faz com que dormir seja um grande desafio. Além disso, o medo de perder algo nas redes sociais também pode fazer com que a pessoa não durma e se sinta mais cansada.

Ao deixar de lado a internet e adotar o minimalismo digital, as pessoas podem dormir com mais tranquilidade e também ter mais tempo para atividades físicas, sociais e uma dieta saudável. O tempo extra também deixa espaço para relaxamento em momentos de cansaço.

Melhora o foco 

Adotar o minimalismo digital também melhora o foco e a concentração. Em vez de transitar entre telas e abas de navegadores, diminua as distrações existentes em seu meio digital que podem lhe desviar de seu objetivo principal. Desta forma, você pode focar no trabalho, família, amigos e todos os momentos importantes de sua vida. 

Reduz o gasto com energia elétrica

Usar com menor frequência seus eletrônicos pode ajudar a economizar energia elétrica, o que é bom para seu bolso e para o meio ambiente. Quando você deixa de usar seu celular, computador ou tablet toda a hora, eles descarregam mais devagar, e demoram para precisar de recarga. 

Reduz os resíduos eletrônicos 

Usar menos eletrônicos reduz a quantidade de resíduos no planeta. Em vez de trocar seu celular sempre que ele ficar fora da moda ou lançar algum mais tecnológico, você pode usá-lo até que ele pare de funcionar. Desta forma, a demanda por esses aparelhos diminui assim como o descarte inadequado.

No mundo, os resíduos eletrônicos são 70% dos resíduos tóxicos, sendo que menos de 13% chegam a ser reciclados. Quando eletrônicos como monitores LCD, TV de plasma e peças de celular são jogados fora, eles liberam mercúrio, e outros metais que são nocivos à natureza e ao ser humano.