Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Além de saboroso e versátil, pinhão oferece diversos benefícios à saúde. Confira

pinhão é a semente da Araucária (Araucaria angustifolia) e da pinha, bem como de outras espécies de pinaceaes araucariaceaes. Essas sementes, típicas da região sul do Brasil, contêm uma variedade de nutrientes essenciais à saúde, incluindo vitaminas, minerais, antioxidantes que combatem os radicais livres e gorduras saudáveis ​​para o coração.

Os pinhões são ricos em gorduras boas, com um mínimo de gorduras saturadas. O equilíbrio de gorduras, proteínas e fibras saudáveis ​​em uma porção das sementes pode ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis, ajudar no controle do diabetes, controlar a pressão arterial e prevenir doenças cardiovasculares e coronarianas.

Pode ser consumido cozido ou assado na brasa e também adicionado a diversas receitas culinárias. Além disso, é consumido ainda como farinha, após triturado em um aparelho processador, como substituto da farinha de trigo na preparação de bolos, pães e biscotos.

Benefícios do pinhão para a saúde

Os pinhões podem aumentar seus níveis de energia devido às suas proteínas, ferro e magnésio. O poder antioxidante da vitamina E contido nesses alimentos pode ajudar a manter sua pele saudável e com uma aparência jovem.

Além disso, comer regularmente pinhões ou outras sementes e castanhas pode ajudar a reduzir o risco de diabetes e doenças cardíacas. Esse benefício pode ser devido ao tipo de gorduras comumente encontradas em sementes e nozes.

Saúde do coração

Os pinhões contêm uma variedade de nutrientes que contribuem para a saúde do coração e podem reduzir o risco de doenças cardiovasculares, incluindo antioxidantes que ajudam na saúde do coração a longo e curto prazo.

As gorduras insaturadas das nozes ajudam a aumentar os níveis de HDL ou colesterol bom e a diminuir os níveis de colesterol “ruim”. Os ácidos graxos ômega-3 podem prevenir arritmias (uma condição em que seu coração bate muito rápido ou muito devagar) e ajudam a reduzir a coagulação do sangue.

Controle de diabetes

Pinhões, junto com outras sementes e nozes, podem ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis, graças ao equilíbrio de gorduras, fibras e proteínas. Além disso, o magnésio nos pinhões pode ajudar a melhorar a capacidade da insulina de absorver glicose.

Saúde do cérebro

Os ácidos graxos ômega-3 encontrados nos pinhões podem ajudar a construir e reparar as células do cérebroPesquisas mostram uma conexão entre o ômega-3 e a melhoria das habilidades de pensamento e do fluxo sanguíneo para o cérebro. Os antioxidantes dos pinhões também podem ajudar a diminuir o estresse celular e a inflamação no cérebro, o que pode melhorar a cognição geral e reduzir o risco de demência.

Controle glicêmico

Os pinhões oferecem um bom equilíbrio de proteínas, gorduras e fibras para manter os níveis de açúcar no sangue estáveis. Junto com um perfil favorável de macronutrientes, os pinhões também possuem micronutrientes benéficos para o controle do diabetes.

Estudos revelaram que o magnésio nos pinhões e nozes das árvores melhora a captação de glicose pela insulina. Além disso, a gordura monoinsaturada nos pinhões reduz os níveis de hemoglobina A1c, um marcador-chave do controle de açúcar no sangue.

Suporte na prevenção do câncer de cólon

Um estudo de caso controlado em grande escala na Coreia determinou que o consumo de amendoim, pinhão e amêndoas estava associado a taxas reduzidas de câncer de cólon em homens e mulheres. A combinação de fibras e antioxidantes nos pinhões os torna uma escolha saudável para uma boa digestão e prevenção do câncer.

Pinhão causa alergia?

O pinhão é um potencial alimento alérgeno. Esse tipo de alergia pode causar reações leves a graves, incluindo anafilaxia. Se você é alérgico a pólen de pinheiro ou amendoim, pode apresentar reatividade cruzada aos pinhões. Os sintomas podem incluir aperto no peito, urticária e vômito. Caso note um ou mais sinais, busque auxílio médico imediatamente.