Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Conheça métodos naturais para se livrar das olheiras e aprenda a identificar os tipos e as causas do problema

Imagem de Luca Iaconelli em Unsplash

As olheiras são manchas escuras localizadas na região dos olhos, ao redor ou sob as pálpebras inferiores. Comuns tanto em homens como mulheres, são quase sempre acompanhadas de bolsas e podem ser resultados de noites mal dormidas, estresse, má circulação ou, simplesmente, predisposição genética. A olheira é, muitas vezes, difícil de tratar e pode afetar a autoestima.

Tipos de olheira

Vasculares

As olheiras vasculares se devem à microcirculação do sangue e do líquido linfático ao redor do olho. A linfa garante que o sangue seja drenado e circulado adequadamente, além de nutrir o tecido da pele. Se o sistema linfático for interrompido, ele não eliminará mais os pigmentos do sangue de maneira adequada. Em seguida, eles se acumulam sob as camadas mais finas da pele. Esse mau funcionamento é cada vez mais comum com a idade ou pode resultado de estresse e privação de sono.

Pigmentares

As olheiras pigmentares ou pigmentadas são o resultado de uma superprodução ou má distribuição da melanina, responsável pela cor da pele. Como a epiderme e a derme são muito finas ao redor dos olhos, qualquer excesso de pigmento é muito visível. As olheiras tendem a ocorrer com mais frequência em pessoas com pele morena ou negra.

Mistas

Este é o tipo mais comum de olheira. As olheiras mistas aparecem quando vários fatores contribuem em conjunto para o desenvolvimento ou o agravamento do problema: predisposição genética e estresse, por exemplo.

Profundas ou estruturais

A falta de volume ou tecido na região abaixo dos olhos pode causar olheiras profundas ou estruturais. O “olho fundo” geralmente acontece em pessoas com o globo ocular mais profundo, por causas genéticas, ou que perderam o preenchimento natural da área após perda excessiva de peso e envelhecimento.

O que causa (ou piora) as olheiras?

Fadiga

Dormir demais, fadiga extrema ou apenas ficar acordado algumas horas após a hora normal de dormir pode causar a formação de olheiras. A privação de sono pode fazer com que sua pele fique opaca e pálida, permitindo que os tecidos escuros e os vasos sanguíneos sob sua pele apareçam.

A falta de sono também pode causar acúmulo de fluido sob os olhos, fazendo com que pareçam inchados. Como resultado, as olheiras que você vê podem ser, na verdade, sombras projetadas por suas pálpebras inchadas.

Idade

O envelhecimento natural é outra causa comum de olheiras. Conforme envelhecemos, a pele vai ficando mais fina e, além disso, perde a gordura e o colágeno necessários para manter a elasticidade. Assim, os vasos sanguíneos escuros sob a pele tornam-se mais visíveis, fazendo com que a área abaixo dos olhos escureça.

Tensão ocular

Olhar fixamente para a televisão ou para a tela do computador pode causar tensão nos olhos e provocar dilatação dos vasos sanguíneos na região ao redor, provocando o escurecimento da pele.

Alergias

As reações alérgicas e secura dos olhos podem causar olheiras. Em caso de alergia, seu corpo libera histaminas em resposta a bactérias nocivas. Além de causar sintomas desconfortáveis, como coceiras, as histaminas também fazem com que os vasos sanguíneos se dilatem e se tornem mais visíveis sob a pele.

Desidratação

A desidratação é uma causa comum de olheiras. Quando seu corpo não está recebendo a quantidade adequada de água, a pele sob seus olhos começa a ficar opaca e seus olhos parecem fundos. Isso se deve à sua proximidade com o osso subjacente.

Superexposição ao sol

A superexposição ao sol pode fazer com que seu corpo produza melanina em excesso, o pigmento que dá cor à pele. Muito sol, principalmente para os olhos, pode causar o escurecimento da pigmentação da pele ao redor. Por isso, não abuse do sol e jamais abandone o protetor solar!

Genética

A história da família também desempenha um papel importante no desenvolvimento de olheiras. Pode ser uma característica hereditária observada no início da infância e piorar com a idade ou desaparecer lentamente. Predisposições a outras condições médicas, como doenças da tireoide, também podem resultar em olheiras.

Tratamentos naturais

O tratamento das olheiras depende da causa subjacente. No entanto, existem alguns remédios caseiros que podem ajudar a controlar essa condição. Alguns dos métodos mais comuns incluem:

Aplicar uma compressa fria

Esse método ajuda a reduzir o inchaço e diminuir os vasos sanguíneos dilatados. Enrole alguns cubos de gelo em uma toalha limpa e aplique nos olhos. Você também pode umedecer uma toalha com água fria e aplicá-la na pele sob os olhos por 20 minutos para obter o mesmo efeito. Repita este processo se o pano ficar quente ou se o gelo derreter.

Valorize seu sono

Dormir bem pode ajudar a reduzir o aparecimento de olheiras. A privação de sono faz com que a pele pareça pálida, tornando as olheiras mais evidentes. Permita-se o luxo de descansar de sete a oito horas por noite, para evitar o aparecimento de olheiras.

Aplique saquinhos de chá

Aplicar saquinhos de chá frio nos olhos pode melhorar sua aparência. O chá contém cafeína e antioxidantes que podem ajudar a estimular a circulação sanguínea, reduzir os vasos sanguíneos e reduzir a retenção de líquidos sob a pele. Mergulhe dois saquinhos de chá preto, verde ou chá de camomila em água quente por cinco minutos. Deixe-os esfriar na geladeira por 15 a 20 minutos. Assim que esfriarem, aplique os saquinhos de chá nos olhos fechados por 10 a 20 minutos. Após a remoção, lave os olhos com água fria.

Escolha produtos clareadores da pele

A melanina é uma das causas comuns das olheiras. Quando escolher um produto, prefira aqueles que contenham vitamina C, alcaçuz, arbutin, ácido kójico ou extrato de margarida, que podem ajudar a clarear a região das olheiras.

Faça massagens

Misture óleo de coco e óleo de amêndoas e massageie suavemente em movimentos circulares ao redor dos olhos. Deixe por cerca de uma hora. Isso deve ser feito diariamente.

Use um tônico caseiro feito com tomates

O tomate é um excelente agente esfoliante. Misture suco de limão e suco de tomate fresco e massageie a área dos olhos com isso diariamente. Deixe o tônico agir por cerca de 20 minutos e lave com água de coco.

Aplique batata ralada

Por incrível que pareça, batatas raladas cruas, aplicadas na região dos olhos, ou mesmo fatias de batata crua fria podem ter efeitos clareadores muito significativos na pele. 


Fontes: Healthline, Food NDTV e Cebelia


Veja também: