Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Entenda mais sobre o aminoácido L-teanina, para que ele serve e seu tempo de efeito

A L-teanina é um aminoácido substancialmente presente nos chás derivados da planta Camellia sinensis (como o chá verde e o chá preto) e em alguns tipos de cogumelos. Ele é similar ao glutamato, um outro aminoácido que ajuda a transmitir impulsos nervosos ao cérebro, podendo agir similarmente ou bloqueando seus efeitos. O aminoácido é capaz de afetar alguns químicos do cérebro como a dopamina, serotonina e o cortisol, sendo conhecido por seus efeitos relaxantes. 

Desse modo, as propriedades da L-teanina são utilizadas para melhorar as funções mentais, além de agir no tratamento de ansiedade, estresse e ajudam a diminuir os efeitos da insônia

Não sendo um aminoácido essencial, a teanina não é produzida naturalmente pelo organismo, mas pode ser encontrada nos alimentos listados anteriormente ou em formato de suplementos e cápsulas. Sozinho, o componente pode melhorar os níveis de atenção do usuário, porém, ele é muitas vezes utilizado em conjunto da cafeína para resultados amplificados. A cafeína, por ser um estimulante, já é capaz de reproduzir esses mesmos efeitos. Confira seus outros benefícios e usos!

Benefícios da L-teanina

Usada majoritariamente para aumentar os níveis de relaxamento, a L-teanina também possui diversos outros benefícios que podem ser aproveitados. Contudo, seus efeitos foram analisados em maior parte em testes com animais e novas pesquisas deverão ser feitas para comprovar os seus impactos nos seres humanos Alguns desses benefícios são: 

Melhora no foco 

O consumo de chá preto ou verde já foi comprovado como um eficaz componente na melhora do foco, acredita-se que esses efeitos sejam, em parte, derivados da teanina. Um estudo publicado em 2017 analisou os efeitos do composto e comprovou que pacientes instruídos a tomar o suplemento com ou sem ajuda da cafeína apresentaram menos erros em tarefas. Porém, o uso da cafeína amplifica esses efeitos. 

Tratamento de ansiedade e estresse

Em contrapartida, acredita-se também que a L-teanina tenha efeitos positivos no relaxamento e no tratamento de ansiedade. Assim como já citado, o consumo de chá ajuda nessas sensações, podendo diminuir a frequência cardíaca de uma pessoa. 

Além disso, uma pesquisa publicada pelo Journal of Clinical Psychiatry comprovou que o aminoácido é capaz de reduzir os níveis de ansiedade e outros sintomas de pacientes com esquizofrenia

Sono melhorado

Por apresentar efeitos em alguns componentes do cérebro e promover o relaxamento, a L-teanina também pode afetar positivamente o sono. Testes em humanos e animais comprovaram seus benefícios no sono. Um estudo de 2018 analisou que a ingestão de 450 a 900 mg desse suplemento diariamente é associada a uma melhor qualidade do sono. 

Além disso, seus impactos no sono também podem ser benéficos para pacientes com déficit de atenção. 

Sistema imunológico

O consumo de L-teanina também pode ajudar o sistema imunológico, fazendo com que o organismo lide melhor com doenças e prevenindo condições comuns como a gripe e o resfriado por conta de seus antioxidantes. Outro estudo também mostrou seus possíveis benefícios no trato intestinal por ser, também, um agente anti-inflamatório. 

Reduzir a pressão arterial

Os efeitos relaxantes do aminoácido também podem reduzir a pressão arterial, condição associada aos riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Ao reduzir o estresse, aumentar o relaxamento e diminuir a frequência cardíaca, ele pode, consequentemente, baixar a pressão. 

Tratamento do câncer

Em conjunto com um medicamento presente na quimioterapia chamado doxorrubicina, a teanina pode ajudar na eficácia do tratamento do câncer. Embora o consumo de chás não seja associado com a melhora da condição, especialistas acreditam que eles podem ser usados na sua prevenção. Novas pesquisas deverão ser feitas no assunto para que esses benefícios sejam comprovados. 

Contudo, é importante notar que o aminoácido e nenhum outro nutriente ou medicamento alternativo substitui a orientação médica e o tratamento hospitalar. 

Efeitos colaterais da L-teanina

Acredita-se que o aminoácido não possui efeitos colaterais relatados, porém, ele pode interagir negativamente com medicamentos de pressão e estimulantes. Os componentes do chá verde, por exemplo, podem interagir com outras drogas da quimioterapia, reduzindo seu efeito — portanto, é necessário seguir o plano médico e conversar com um profissional da saúde caso tenha o desejo de consumir a teanina em qualquer forma. 

Por causa da cafeína presente no chá verde e no chá preto, o seu consumo pode causar: 

  • Náusea
  • Irritabilidade
  • Dor de estômago

Se persistirem os sintomas após a interrupção de sua ingestão, consulte especialistas da área de saúde.

Contraindicações

As contraindicações da L-teanina são, majoritariamente, correspondentes a gestantes. Como não há pesquisas ou estudos com embasamento científico sobre seus efeitos na gravidez, ela pode apresentar certos riscos, então o seu consumo não é recomendado. 

Tempo de efeito

Após a ingestão por via oral, o aminoácido começa a prestar seus efeitos calmantes cerca de 30 a 40 minutos, em doses de 50 a 200 mg, podendo durar de 8 a 10 horas. Consulte um médico ou profissional habilitado para mais informações, contraindicações e possibilidade de consumo do suplemento.