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Néctar de coco é uma boa alternativa ao adoçante líquido e ao açúcar refinado, mas deve ser consumido com moderação

O néctar de coco é um produto extraído da seiva da flor do coqueiro, sendo uma alternativa culinária ao açúcar refinado ou aos outros tipos de adoçante, e pode ser usado em receitas quentes e frias. Quando desidratado em grânulos, torna-se o açúcar de coco. Na forma líquida, é semelhante ao xarope de bordo ou agave.

Por ser 100% natural e minimamente processado, o néctar de coco é um adoçante líquido saudável, sem adição de conservantes, corantes e aromatizantes. Durante a produção, é aquecido ligeiramente para ser reduzido a uma textura mais espessa e evitar a fermentação. No entanto, não chega a produzir altos níveis de frutose, como o néctar de agave. A frutose se decompõe no fígado e se converte mais facilmente em gordura.

Surpreendentemente, o néctar de coco não tem gosto de coco, o que o torna um ingrediente versátil para diversas receitas, doces ou salgadas. Há quem use até em saladas! O produto tem uma doçura mais leve e textura quase terrosa e pode substituir qualquer outro adoçante líquido para adoçar bebidas e em sobremesas.

Néctar de coco traz benefícios, mas exige cautela

Apesar de ter baixo índice glicêmico, o néctar de coco deve ser consumido com moderação, porque pode ser tão rico em calorias quanto o açúcar refinado. O baixo índice glicêmico evita picos de insulina no organismo, o que pode ser prejudicial à saúde e causar aumento de peso. Além disso, o processo sem aditivos e produtos químicos preserva alguns dos nutrientes que o coqueiro fornece (embora, às vezes, em quantidades baixas demais para serem consideradas benéficas à saúde).

É uma boa opção de adoçante para quem sofre com restrições alimentares, porque não contém glúten nem produtos de origem animal. A extração do néctar de coco e do açúcar de coco é considerada sustentável, e há quem defenda que o produto é o mais sustentável entre todos os adoçantes. Porém, sua produção não está livre de impacto ambiental.

Quando a seiva é colhida do coqueiro, seus brotos de flores dificilmente produzirão coco, o que prejudica a produção da fruta e de outros derivados do coqueiro. De acordo com um estudo, coqueiros que alternavam entre a produção de coco e extração da seiva tiveram um rendimento de frutos 50% menor.

O néctar de coco pode ser fonte de minerais, incluindo magnésio, potássio, zinco e ferro, e também contém aminoácidos, vitamina C e vitaminas B, diferentemente do açúcar refinado, que é somente fonte de calorias vazias, sem valor nutricional. Também contém alguns ácidos graxos, como polifenóis e antioxidantes, e uma fibra chamada inulina, que ajuda a retardar a absorção da glicose.

É importante, no entanto, verificar a procedência e a tabela nutricional do produto para atestar os benefícios e controlar o consumo de sódio e carboidratos, que podem variar de uma marca para outra. Se for possível, dê preferência a versões orgânicas ou ao próprio açúcar de coco a granel, que pode trazer mais benefícios do que o néctar. Confira valores nutricionais médios do néctar de coco comercializado no Brasil:

  • Valor energético: 58 kcal = 244 kj (3% do valor diário)
  • Carboidratos 14 g (5% do valor diário)
  • Sódio: 17 mg (1% do valor diário)
  • Ferro: 1,6 mg (11% do valor diário)
  • Magnésio: 1,2 mg (0% do valor diário)

Os valores diários foram estabelecidos com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Os seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.



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